Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: ultrahipermegapois por exemplo na zap tenho 3 tomadas de energia mais fibra optica, mais coaxial, mais pares de cobre

em trajectos paralelos como tem na esteira?
    e mesmo estes é aceitável nos últimos 3 metros, isto se o alemão não me traiu.
  2.  # 222

Colocado por: jorgealves
    em trajectos paralelos como tem na esteira?
    e mesmo estes é aceitável nos últimos 3 metros, isto se o alemão não me traiu.

não percebi.
  3.  # 223

na esteira os cabos têem trajectos paralelos uns em relação aos outros e encostados, enquanto na rede de tubagem os pontos finais são aproximados mas depois os trajectos são (ou deviam ser) perpendiculares.

Regulamentarmente é admitido que nos últimos 3 metros os trajectos possam ser paralelos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega
  4.  # 224

Já percebi.

Obrigado a todos pelo apoio.
    • SACS
    • 8 outubro 2012

# 225

caro ultra, a que preço é que voce diz que arranja o caroço de azeitona?? e ja esta limpo?
  5.  # 226

Já está limpo e arranjo a 0,08€, mas se quiserem a 0,06 tb se arranja.

O de 0,08€ é muito melhor, não deixa resíduos e tem mais poder calorifico.

P.S. eu não digo, arranjo mesmo. o de 0,06 é a pontapé.
  6.  # 227

Colocado por: jorgealves
    e se por acaso por lá passar algum tubo com cabos de comunicações, o responsável pelo ITED leva uma reprimenda das grossas, culpa do afastamento relativo aos circuitos de energia.

jorgealves,

a que "responsável pelo ITED" se refere?

Projectista, ou instalador?
  7.  # 228

Isso vai depender.

Se o projectista colocou os tubos a passar todos juntos a culpa será dele.

Se o instalador é que se lembrou de colocar os tubos todos juntos a culpa já será deste.
  8.  # 229

Colocado por: ultrahipermegaIsso vai depender.

Se o projectista colocou os tubos a passar todos juntos a culpa será dele...
    .

Pois...mas.... qual projectista? O do ITED? O do projecto eléctrico (se é que houve, pois não é obrigatório)? O projectista era o mesmo? Eram dois? Houve articulação de projectos entre os dois?

E, já agora, caro ultra, como Dono de Obra, deu conhecimento ao projectista do ITED que a obra teve início?
    Ele (projectista ITED) acompanhou a execução da obra, como é seu dever, tendo inscrito esse acompanhamento no livro de obra?
    Ele irá estar presente na vistoria final obrigatória da instalação ITED?

Não me leve a mal estas questões, mas é só para ver que, se nada foi acautelado, no final descobrir "o responsável" será uma tarefa difícil... sobrando tudo para o Dono de Obra, como sempre ;-)

PS - e só agora reparei que está preocupado com a Certiel, mas já habita na sua casa! Ainda tem o contrato provisório de obras para a electricidade, é isso? Nada contra, atenção, importa é ir pra nossa casinha :)
  9.  # 230

projecto eletrico não tem.
    projecto de ited tem (ited2) o projectista acompanhou a execução e já foi feita a vistoria final, teste dos pares de cobre, teste do coaxial e da fibra óptica. Tudo Ok instalação com boa execução e com valores de perdas muito bons, (fui eu que fiz tudo com a ajuda da minha maria).

é claro que não levo a mal, ainda á pouco estive a falar com o projectistas de ited e perguntei por causa da mistura de tubos na esteira, segundo ele aquilo está bem assim e a certiel não vai dizer nada.

ainda tenho contrato de obras valido até março do proximo ano.
  10.  # 231

Pronto, tudo explicado, será mais fácil apurar de quem é a culpa! :-P

Apesar de a legislação "obrigar" a uma separação de cerca de 20cm entre cabos de energia e telecomunicações, é claro que no mundo real dificilmente isso se faz!!
    Aliás, por exemplo, quando os cabos são colocados em calhas, as mesmas têm compartimentos separados somente pela parede (de 2mm, talvez), para energia / dados, e não é por isso que chumbam as instalações ;)
  11.  # 232

Colocado por: ultrahipermegaSe o projectista colocou os tubos a passar todos juntos a culpa será dele.

Se o instalador é que se lembrou de colocar os tubos todos juntos a culpa já será deste.

o ITED obriga a que o instalador inquira o projectista sobre TODAS as não conformidades e se ele não questionou o projectista é porque assumiu que estava tudo de acordo com o regulamento, e a esteira não está regulamentar, logo o responsável é o instalador.
  12.  # 233

Amanha já se vê, espero bem que não leve cartão vermelho.

O instalador do aquecimento ainda tem o quadro por acabar, não sei se eles tb querem ver esse quadro, como é um quadro só mesmo para o aquecimento e aqs (quadro técnico acho eu) mas pelo sim pelo não já lhe disse para o fechar e que fique tudo direito, senão levam nas orelhas.
  13.  # 234

Acabei de dar a ultima volta á instalação, não me fosse esquecer de alguma coisa.

Lembrei-me de medir a corrente nos pontos todos e o resultado foi sempre igual, 252V, seja nas tomadas directas, seja nas indirectas, na mais perto ou na mais longe.

fico mais descansado.
    • SACS
    • 9 outubro 2012

# 235

de onde é que vc e msm???
    pode vir a tornar-s util! ;)
  14.  # 236

o caro sacs é fiscal da certiel?

:)))
    • SACS
    • 9 outubro 2012

# 237

eu estava a falar por causa do caraço....

acredito que voce neste momento só pense na certiel!!!
  15.  # 238

Macedo de cavaleiros?

Se estiver interessado eu arranjo quem lhe faça o transporte, 24T chegam?
  16.  # 239

esta noite o ultra ate vai ter pesadelos com a certiel,

relax que vai correr tudo bem.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  17.  # 240

já tenho ali a navalha da matança do porco para a começar a aguçar quando o fiscal chegar.

0.0790 seg. NEW