Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

sim, este tópico ainda vai ter pano para mangas.
  2.  # 322

Aqui na Estremadura nunca ouvi falar nisso do caroço da azeitona, será por esta não ser uma zona de oliveiras? Ou ando mesmo desatento? :P
  3.  # 323

possivelmente é porque essa zona não é zona de oliveiras, os lagares de azeita aquecem as caldeiras com essa baga.
  4.  # 324

Bem me parecia, obrigado pelo esclarecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DanielaSousa
  5.  # 325

Para aí já faz frio?
    hoje estiveram 10º aqui
  6.  # 326

Colocado por: Anonimo16062021Deve de ser mais a zona de chaparros:-))

Pereiras, macieiras, vinhas, pessegueiros, ameixoeiras, etc.
    Aqui trabalha-se, caro Anonimo16062021 :P

Estas árvores dão muito mais trabalho durante o ano do que as oliveiras, cerejeiras e castanheiros de trás-os-montes :P
  7.  # 327

A pergunta é para todos.

Aqui existe de tudo, só o dinheiro é que não quer contas connosco, de resto temos tudo e mais alguma coisa.
  8.  # 328

Têm essas árvores em grande escala de produção?
    Vinhas sim, há por todo o lado.
  9.  # 329

Colocado por: two-rokTêm essas árvores em grande escala de produção?
    Vinhas sim, há por todo o lado.

Olha que aqui está quase montada uma região demarcada de morango.

Mas pomar não é o forte, forte é oliveira, castanheiro, amendoeira, cerejeira e pedras heheh
    Concordam com este comentário: two-rok
    • PMMA
    • 25 outubro 2012

# 330

Colocado por: jorgealvesum recuperador de calor com potencia bruta a rondar os 25Kw
    Isto é potencia a mais para um piso radiante com poucos mt2... se tiver o recuperador todo o dia ligado que acontece? Como arefece a agua?
  10.  # 331

Colocado por: PMMAIsto é potencia a mais para um piso radiante com poucos mt2... se tiver o recuperador todo o dia ligado que acontece? Como arefece a agua?

se a instalacaodo piso tiver sido bem dimensionada nao acontece nada.
  11.  # 332

Boas caro PMMA, eu não estou em casa durante o dia, só mesmo ao fim de semana, mas nisso tenho que ter alguma atenção senão a água ferve com alguma rapidez.

Como disse anteriormente o recuperador foi um "ordem" da patroa.

A escolha deste recuperador foi essencialmente por causa do tamanho da câmara de combustão e a porta, pois os recuperadores menos potentes tb são muito pequenos e mais caros que este, ainda no passado fds assei ali umas costeletas de vitela daquelas que mandam cartuxo, se fosse num mais pequeno já não dava para fazer estas avarias.

Se for para usar muito o recuperador terei de recorrer a um deposito de inercia maior, tipo 300L ou até mesmo 500L, este (150L) aquece em pouco mais de 10 mim.

Mas se tivermos atenção em manter uma queima não muito forte dá bem para controlar. Na semana passada andei a fazer experiencias com a temperatura da água, e cheguei a ter que abrir a válvula de segurança manualmente para entrar água fria pois a do recuperador já estava a 85º.

Mas isso claro, foi uma experiencia para ver até onde poderia chegar.
  12.  # 333

Colocado por: jorgealves
    se a instalacaodo piso tiver sido bem dimensionada nao acontece nada.

Não será bem assim caro jorgealves, pois se "atiçar" bem o recuperador o piso não tem capacidade de dissipar a água que o recuperador produz, mas eu quando escolhi este recuperador sabia o que me poderia acontecer.
  13.  # 334

caro ultra o seu deposito e muito pequeno para o recuperador que tem, sei que tem isso bem controlado, mas deveria ser de 500lts, para nao ter problemas de sobreaquecimento do recuperador.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  14.  # 335

Exatamente caro jorgealves, para a caldeira a pellets nem precisava do deposito, mas para o recuperador um de 300L seria bom.

Quando escolhi este de 150L foi por causa da caldeira a pellets, senão o que poupava de um lado gastava do outro e como o recuperador trabalha poucas vezes (só mesmo ao fds) arrisquei, mas tb neste deposito ficou logo providenciado uma ligação suplementar para outro deposito caso seja preciso.

quanto ao controlo, isto ainda vai ficar melhor que o que está, ando a estudar a situação para em vês dos termostatos a controlar as temperaturas colocar uma Centralina solar igual á dos painéis que me dá outra margem de manobra e um controlo muito melhor.

Mas isso é para depois, agora deixo-o estar assim que já não tenho mais dinheiro para andar a inventar.
  15.  # 336

acho que tem outra solucao para o controle, usar um automato programavel tipo zelio, que lhe permitiria fazer as alteracoes que desejar e estabelecer programas/rotinas em funcao do uso e da epoca do ano,
  16.  # 337

Eu pensei na centralina porque me dá para ler temperatura de 3 sondas, e pode acionar 3 relés, que é o que eu preciso.

Tenho de controlar a sonda do deposito de aqs por causa da permuta
    Tenho de ler a sonda do deposito de inercia para activar a caldeira a pellets
    Tenho de ler outra sonda no deposito de inercia para activar o grupo circulador do piso

fora isto ainda éra interessante ler outra sonda no recuperador para activar a bomba circuladores deste.

mas estou ali a fazer o esquema para depois aplicar.
  17.  # 338

Colocado por: TROLHA...
    com uma válvula misturadora motorizada.

(de 4 vias e com válvula diferencial)

mas para isso teria de fazer retorno para o deposito da água fria em caso de sobreaquecimento.
  18.  # 339

Colocado por: TROLHA...

e sonda exterior tem?

Não vejo necessidade de ter sonda exterior. no inicio até pensei em colocar, mas depois desisti da ideia e até agora não encontrei necessidade da mesma.

Já agora costuma colocar sonda exterior para ter sempre a diferença certa entre o exterior e o interior?
  19.  # 340

Colocado por: ultrahipermegaEu pensei na centralina porque me dá para ler temperatura de 3 sondas, e pode acionar 3 relés, que é o que eu preciso.

Tenho de controlar a sonda do deposito de aqs por causa da permuta
    Tenho de ler a sonda do deposito de inercia para activar a caldeira a pellets
    Tenho de ler outra sonda no deposito de inercia para activar o grupo circulador do piso

fora isto ainda éra interessante ler outra sonda no recuperador para activar a bomba circuladores deste.

mas estou ali a fazer o esquema para depois aplicar.

com o automato passa a dispor de 4 a 6 entradas analogicas e com ate 4a6 saidas digitais, pode ligar o que quiser nas entradas e com uns reles nas saidas liga isso tudo e mais dois pares de botas, a grane vantagem e as alteracoes que passa a ser feitas no pc,
    e o preco ate e uma agradavel surpresa, e bastante mais barato que um president.

0.1100 seg. NEW