Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: raulschoneWeil wir hier soviele sonnige Wintertage haben, habe ich mich für dieses Passivhaus entschieden. No ano passado apenas liguei o aquecimento no máximo meio duzia de vezes todos os restantes dias tivémos muito SOL....

Pena que a discussão sobre Casas Passivas tenha morrido....

https://forumdacasa.com/discussion/5074/4/casa-passiva/

cumps
    Concordam com este comentário: raulschone
  2.  # 382

Novidades quase a chegar, hoje andei com carreta o dia todo, amanha coloco fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  3.  # 383

as fotos falharam, a carreta deu cabo de mim, espalhei 5 cargas de 3300kg de gravilha na frente de casa, isto depois de colocar manta geotextil...
    as fotos só amanha.

Tb já andei a ligar as caleiras aos depósitos, ficou á maneira, mas ainda não choveu mais....

A caldeira a pellets continua a gastar uma média de 1 saca por dia a fazer o aquecimento e o apoio das aqs.

lá fora tem estado cerca de 4º
  4.  # 384

boas ultrahipermega,,,mesmo a gastar 1 saco de pellets por dia, se fizermos as contas são cerca de 90 euros por mes, 5 meses de aquecimento
    450 euros....
  5.  # 385

Faça as contas ao gasóleo e depois veja o preço.

Eu com 90€ por mês tenho a casa toda a 20º e as aqs garantidas, e com "pouco" investimento.

Edit:

Quando falo numa media de 1 saco por dia estou a mentir e a induzir algumas pessoas em erro, nos dias frios e sem sol gasto uma saca por dia.

Desde que liguei o aquecimento gastei 11 sacas de pelets e isto já vai 1 mês.

Vou ter que alterar o deposito de inercia porque a caldeira está a ligar e desligar muitas vezes e o consumo está mais alto por causa disto ou então fazer um jogo de termoestatos para que a diferença de temperatura seja maior.

Ex. o termostato se regulado para 60º ele quando chega aos 60º fecha, mas depois abre provavelmente aos 55º e isto dá pouca margem de manobra.
    Concordam com este comentário: zeto, two-rok
    • zeto
    • 3 novembro 2012

# 386

boa noite ultrahipermega
    isto significa se tiver um dia de sol de manha até ao final do dia, a tua caldeira praticamente não liga. é assim?
  6.  # 387

se estiverem 15º no exterior ela não liga o dia todo.

por outro lado desde que esteja radiação solar os paineis das aqs tratam do aquecimento.
  7.  # 388

vou investigar a fundo a solução que o jorgealves disse aí para traz, senão estou a gastar muitos pellets só nos arranques da caldeira.
  8.  # 389

Axa mesmo que essa média se vai manter nos meses de inverno????

Estamos a falar de sacos de 15 kg, certo?
  9.  # 390

Sim, estamos a falar de sacos de 15kg.

Quanto á media manter-se, acho que sim.
    Nestes dias tenho temperaturas entre os 0º e os 12º lá fora.
  10.  # 391

preciso de um termostato que me faça o seguinte:

ao chegar a temperatura aos 40º fecha e só abre quando esta mesmo temperatura chegar aos 65º por exemplo, alguém sabe de algo simples que faça esta função?
  11.  # 392

Colocado por: ultrahipermegapreciso de um termostato que me faça o seguinte:

ao chegar a temperatura aos 40º fecha e só abre quando esta mesmo temperatura chegar aos 65º por exemplo, alguém sabe de algo simples que faça esta função?

um termostato diferencial diferencial faz isso mesmo, como é um bocadão caro, pode fazer o mesmo com 2 termostatos e um par de micro reles,
  12.  # 393

Obrigado pela resposta caro jorgealves, mas só tenho buraco para um termoestato, já me tinha vindo á lembrança isso, mas coloquei de lado porque só tenho buraco para a sonda de 1.
  13.  # 394

mas coloquei de lado porque só tenho buraco para a sonda de 1

estava a fazer um trocadilho com o seu "buraco", mas ainda é cedo para descambar,

mas no orifício previsto para colocar um bolbo cabem perfeitamente 3 ou 4 sondas de termostatos digitais, isto para ficar uma coisa mais em conta, se quiser uma coisa mais evoluída ......... Zelio da Schneider ou outro equivalente que com uma unica sonda de temperatura faz isso a brincar.
  14.  # 395

enviei PM caro jorge alves.

esse zélio não me sai da cabeça... o futuro será mesmo isso, só não percebi muito bem a forma de trabalho do mesmo...
  15.  # 396

hoje tenho o recuperador aceso, testei mais uma vês o besouro do termostato hehe, lá foi o gajo novamente aos 80º.

trabalha bem o raio do besouro, e faz um barulho do caraças.
  16.  # 397

Colocado por: ultrahipermegaenviei PM caro jorge alves.

esse zélio não me sai da cabeça... o futuro será mesmo isso, só não percebi muito bem a forma de trabalho do mesmo...

Que quer saber homem!!! Também posso ajudar se quiser, em termos de programação, não em termos de compras... è preciso ter umas noções de programação lader ou FBD o resto é experimentar.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ultrahipermega
  17.  # 398

ontem á noite depois de uns tempos a matutar na resolução do problema, identifiquei o problema mais grave da instalação.

O termostato que controla a caldeira está a 3/4 do topo do deposito, ou seja, está quase no topo do deposito quando deveria estar no fundo do deposito.

Mais uns minutos a matutar e lembrei-me de uma solução provisória, colocar um relógio no fio do termostato da caldeira, assim, o relógio só fecha o circuito durante as horas que eu quero fazendo com que a caldeira só trabalha durante a noite e do meio da tarde para a frente.

Hoje ficou em testes para saber quando é que a temperatura da água e o interior da casa vai cair, assim consigo ter uma noção muito melhor das perdas de calor da casa.

Entretanto vou alterar o termostato para o fundo do deposito, porque assim só estou a fazer o controlo de alguns 50 litros de água, ao passo que se estiver no fundo controlo os 150.

edit:

O termóstato que vai controlar a caldeira vai ser um de encosto e vou fixa-lo no tubo de saída da água fria para a caldeira, assim, quando essa água for enviada a 50º (por exemplo) é porque os 150l já estão no mínimo a 50º e a caldeira já pode desligar.
  18.  # 399

Estive aqui a matutar mais um pouco e lembrei-me de outro pormenor, com os termostatos que lá tenho consigo facilmente fazer o deferencial de temperatura, o mínimo será quando o termostato que controla a bomba do piso mudar de posição (quando ele muda de posição a bomba circuladora do piso não trabalha), este vai dar o arranque á caldeira.

Depois o circuito da caldeira vai ser aberto quando o do fundo do deposito chegar á temperatura programada e mudar de posição tb.
  19.  # 400

andei a bricolar na caldeira e nos depósitos e o diabo a 4.

alterei os termostatos e ficaram a trabalhar muito melhor, assim já gosto mais do sistema.

já instalei o relogio no fio de controlo da caldeira, hoje só ligou ás 5 da tarde e tinha desligado ás 8 da manha, quando cheguei quase 8 da noite a casa estava a 19 na mesma.

Mas como esteve sol os painel deram apoio ao deposito de inercia e não posso fazer contas a isso.

amanha vou ver o resultado, pois a caldeira continua no nivel 5 (medio) e amanha vou ver quantas horas trabalhou, possivelmente terei de suir a pontencia para que em menos tempo se consiga repor as percas de calor.

0.1409 seg. NEW