Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

A caldeira continua a portar-se bem, o tempo lá fora é que nem por isso, pois estão -3º lá fora, cá dentro está entre os 19 e os 23 (19 nos quartos e 23 na sala/cozinha).

Quando as temperaturas descem para valores negativos e sem sol durante o dia os consumos da caldeiram sobem para as 2 sacas em 24h, mas nunca mais que isto.

Os colectores tb se estão a portar bem, desde que o sol espreite a água quente está garantida mas nunca consegui mais de 65º.

Humidade nas paredes, nada de nada.

Humidade no ar, o máximo que registei foi 80% no quarto que tem casa de banho. nos outros 70 e na sala/cozinha 50.

Rachadelas já tenho ali umas 3, mas são pequenas, nada de especial ou fora do normal.

Ainda não tenho telefone.. a pt não quer saber de mim.

Estamos a adorar viver cá, o local é super tranquilo, o puto tem uma liberdade que dentro da cidade não é possível, anda sempre ele a cadela e o gato, correm tudo. até já fez uma horta.

Esgotei os 125k€ como seria de esperar, mas foi com tudo, mobílias, electrodomésticos, arranjos exteriores, enfim, tudo o que precisamos.

Depois coloco fotos dos restantes moveis da sala.

não me ocorre mais nada por agora, mas perguntem que eu repondo sem problemas.

E se passarem por estas bandas tb podem visitar.
  2.  # 762

Parabens pela concretizaçao do sonho :-)
  3.  # 763

obrigado trela.
  4.  # 764

Muitos parabéns! Agora é saúde e que tudo corra bem!
  5.  # 765

bom proveito e felicidades. :-)
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

# 766

Parabéns por tudo e que goze bem a casa. :)

Colocado por: ultrahipermeganão se se o FD quer que este tópico continue aberto uma vês que a construção já acabou.

Por mim é igual, o ultrahipermega é que sabe. ;)
  6.  # 767

muitos parabéns
  7.  # 768

Esta noite estiveram -3º e o vento soprava a -5º.

Estava um nevoeiro maluco que só conseguia ver a uns 4/5 metros (ainda por cima á noite).

O recuperador esteve acesso até á 1:30, foi quando me deitei, não coloquei mais paus, ainda tinha 2 a meio, cheguei-os e lá fui eu.

A caldeira só liga quando os 50L do topo do deposito baixam dos 53º/54º.

Quando me fui á cama o recuperador e o deposito estavam a 70º.

8:30, Lá fui ver a minha amiga (a patroa é que a trata assim), tinha gasto meia saca de pellets, trabalhou 6h e ligou 5.

Fiquei mais aliviado, pois pensei, com este frio lá se foi mais uma saca de pellets.
  8.  # 769

Colocado por: ultrahipermegaA caldeira só liga quando os 50L do topo do deposito baixam dos 53º/54º.

Curiosidade de ignorante: como é que a caldeira liga? Energia eléctrica? E ainda tem outros componentes que precisam de energia eléctrica, certo? Quanto é que a caldeira consome de energia eléctrica, tem ideia?
  9.  # 770

Caro danobrega, a caldeira em 24h de funcionamento gasta 1,25kw. foi das primeiras coisas que medi.

Acende os pelets com uma resistência (não é bem resistência, numas fotos que postei aí para traz mostra o isqueiro de acendimento).

Tem 1 ventilador da extracção de fumos, a bomba o sem-fim, etc, tudo eletrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • SACS
    • 7 janeiro 2013

# 771

oh ultra, sabes uma coisa.... mt saude!!!!!!
    e acho que tds nós te queremos por aki, pelo menos eu quero!!!! fazes jeito por aki!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 772

ó sacs, eu não vou embora calma lá.

ainda quero partilhar com vocês mais algumas das minhas ocupações de tempos livres.
    Concordam com este comentário: ze79
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  11.  # 773

Boas rapaziada.

como não posso estar com a cabeça desocupa de ideias lá andei eu a testar mais um mito.

temperatura de trabalho da caldeira...

subi a temperatura de trabalho da minha mini caldeira para os 70º, podendo assim estar mais tempo parada pois seria mais difícil arrefecer a mesma água com mais temperatura.

saiu-me o tiro pela culatra.... para alem de me gastar quase 2 sacas chegou a um ponto e parou... excesso de pressão. teoria posta de lado... esquece...

Mas nada melhor que testar o reverso. baixar a temperatura.

Conclusão - economia. em toda a noite gastou meia saca e a temperatura exterior continuava a rondar os 0º.

baixei a temperatura da caldeira para 50º e a potencia para o 7.

á noite já dou mais feedback.
  12.  # 774

Como já postei noutro topico coloco aqui tb para os seguidores saberem.

alterei o modo de trabalho da minha caldeira. andei a fazer experiencias com umas sondas e descobri que se acopolasse uma resistencia na sonda teria os valores que eu queria. mais á obra e resultado positivo.

a sonda ambiente da caldeira é de 3k, coloquei uma sonda de 10k no deposito com uma resistência de 3,5k.

quando o deposito está a 40º a caldeira lê 10º, a 50º a caldeira lê 15º.

programei então a temperatura ambiente para os 15º e activei tb o standby, assim que a temperatura exceder os 15º em 2º ela desliga-se.

assim já posso utilizar o recuperador á vontade que asim que a temperatura subir para os 60º ela a desligar-se automaticamente e volta a ligar-se quando esta descer dos 60.

neste modo tb posso programar os horarios de ligar a desligar na propria caldeira.

amanha posto os resultados.
  13.  # 775

vitoria.
    Ultra 1 caldeira 0

Deu resultado. A caldeira ligou 3 vezes e consumiu meia saca.
  14.  # 776

Colocado por: ultrahipermegaa sonda ambiente da caldeira é de 3k, coloquei uma sonda de 10k no deposito com uma resistência de 3,5k.

não percebi... mas por mera curiosidade:
    a sonda de 10k substitui a de 3k
    e onde meteu a de 3,5k?

Se quiser-se dar ao trabalho, pode meter no fórum o esquema básico de montagem com os inputs e as condições ON/OFF dos output ou fluxograma (como preferir). Por vezes, no meio do texto, uma pessoa perde-se...
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 777

a sonda da ambiente da caldeira é de 3k.
    quando o ambiente está a 10º tem um valor de 5,976
    a sonda de 10k que coloquei no deposito a 60º tem um valor de 2,486

Para a caldeira ler a sonda de 10k a 60º e intrepertar 10º tenho de lhe aumentar a resistência, pois a sonda fica com um valor de 2,486 e a caldeira tem de ler 5,976.

adicionando uma resistência de 3,5k :
    2,486+3,500=5,986

simples.

Temos de contar com o fio, pois este vai perder alguns valores, ainda são 5 metros de fio.

Daí quando o deposito está a 50º a caldeira lê 15º, e quando está a 40º a caldeira lê 10º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  16.  # 778

Colocado por: ultrahipermegaa sonda da ambiente da caldeira é de 3k.
    quando o ambiente está a 10º tem um valor de 5,976
    a sonda de 10k que coloquei no deposito a 60º tem um valor de 2,486

Para a caldeira ler a sonda de 10k a 60º e intrepertar 10º tenho de lhe aumentar a resistência, pois a sonda fica com um valor de 2,486 e a caldeira tem de ler 5,976.

adicionando uma resistência de 3,5k :
    2,486+3,500=5,986

simples.

Temos de contar com o fio, pois este vai perder alguns valores, ainda são 5 metros de fio.

Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

meramente curiosidade para ver se entendi:
    Tem dois inputs:
    Sonda Depósito [10k] - a 60ºC lê 2,486K
    Sonda Ambiente Caldeira [3K] - a 10ºC a Sonda Ambiente acusa 5,976K

A sonda ambiente da caldeira não estava no range de leitura, ultrapassava os 3K. Colocou uma resistência em série (3,5K) e ficou com uma resolução entre 3,5K e 6,5K, conseguindo assim ler o valor desejado de 5,976K (10ºC). Certamente que alterou também o software, visto que agora tem um offset. A resolução anterior era de, teoricamente, 0K - 3K e agora passou para, 3,5K-6,5K.

cumprimentos
  17.  # 779

não tenho dois input's

eu substitui a sonda ambiente da caldeira pela sonda de imersão do deposito.

seu eu coloca-se a sonda ambiente a ler no deposito a caldeira dizia que a temperatura ambiente éra demasiado alta e não trabalhava.

neste caso tb poderia colocar uma resistência para subir esse valor,

o que fiz foi instalar uma sonda no deposito e ligar á caldeira como se de uma sonda ambiente se tratasse. ajustando o range de leitura com a resistência de 3,5k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  18.  # 780

desde o dia 5 de outubro que tenho o aquecimento ligado.

hoje, dia 12 de janeiro estive a contar as sacas vazias que guardo religiosamente para fins estatísticos (e para as batatas tb).

Contei então 92 sacas.
    Compradas a 3€ dá 276€, dividindo por 100 dias (*/-) dá 2,76€/dia.

contando que acendo o recuperador ao fim de semana, e como comprei 2000Kg de lenha a 0,10€kg, gastei 200€.

Como ainda tenho ali metade ou até mais de metade, mas considerando metade da lenha são mais 100€.

2,76€ pelets + 1€ lenha = 3,76€/dia.

que me dizem desta média?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, two-rok, jorgealves

0.2081 seg. NEW