Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Uma simples dica e dá logo muito mais resistencia a uma estufa é usar tubo quadrado em relação ao tubo redondo.
  2.  # 862

As bolas vermelhas são as sapatas, terão (ou pelo menos vou tentar) 70cm de profundidade.

Aí ficará chumbado tubos com 2 metros de altura, ficando livre 1,30m a cima do solo.
      aliceces.jpg
  3.  # 863

Colocado por: lfvmagalhaesUma simples dica e dá logo muito mais resistencia a uma estufa é usar tubo quadrado em relação ao tubo redondo.

eu vou usar tubo redondo, porque os tubos vão apertar uns nos outros sem fazerem esquinas.

para isso vou soldar uma porca dentro da extremidade do tubo e depois o tubo aperta no outro.

Assim é mais difícil de explicar, mas vou fazer um desenho.
  4.  # 864

O tubo vai ser dobrado, não é cortado e depois soldado, é mesmo dobrado com uma maquina onde estão as bolas amarelas.
    Um tubo de 6m dá para fazer o telhado e sobra 70cm para cada lado, que é a parte que dobra para baixo que vai apertar no tubo que fui chumbado previamente na sapata.
      tubo telhado.jpg
  5.  # 865

Cá está um corte.
  6.  # 866

a linha laranja é a terra
    as bolas verdes é onde o tubo do telhado vai juntar com o da sapata
    a barra vermelha é um tubo que vai levar nos extremos, soldado para a estufa não abrir e resistir muito mais ao vento.
    as amarelas são onde o tubo dobra e onde vai levar os tais encaixes com varão roscado e porcas soldadas por dentro do tubo, assim aperta-se rodando o tubo.
  7.  # 867

Surgiu-me agora aqui uma duvida, eu vou construir uma estufa mas não é na parcela urbana do meu terreno, é na parcela rústica, mesmo assim tenho de respeitar aqueles limites?
  8.  # 868

Colocado por: ultrahipermegaSurgiu-me agora aqui uma duvida, eu vou construir uma estufa mas não é na parcela urbana do meu terreno, é na parcela rústica, mesmo assim tenho de respeitar aqueles limites?

Da forma como o texto está escrito, aquilo só se aplica para jardins, se for no quintal já não há problemas.
  9.  # 869

Isso tb foi o que me pareceu, o meu terreno é misto, em que 250m2 é urbano e 12150m2 são rusticos.

Mas amanha vou tentar saber na Câmara, já que vou lá pintar o barraco porque ainda não tenho luz na rua, já tenho licença á mais de 2 meses a luz ainda nada.
  10.  # 870

um conselho, tenha em atenção a largura do plástico que consegue arranjar. existem várias larguras que normalmente diferem de 2 em 2 metros, mas as larguras maiores (8 e 10 metros) não se encontram em todos os lugares...
  11.  # 871

Ui, isso é muito à frente...

Eu com os meus parcos conhecimentos seja do que for, teria que construir uma estufa muito mais básica e muito menos resistente.

Mas continue, coloque muitas fotografias que eu agradeço!
  12.  # 872

O plástico foi a primeira coisa que procurei, pois sem a largura não consegui fazer nada.

Aqui arranjo plástico de 10 metros de largo (sobra 1 metro para cada lado para prender, enterrar) com 150g/m2.

as espias interiores cruzadas possivelmente não precisam de ser tantas, pois nos laterais pode ficar só uma, mas como gosto de dormir descansado... ficam assim.

De lembrar que no interior vai ser aplicado um sistema de rega agarrado aos ferros, trata-se de uma mangueira micro perfurada para depois abrir só a torneira e regar tudo.
  13.  # 873

já agora, quando é q deu pelo plástico (por kg)?
  14.  # 874

ainda não comprei, mas o kg anda pelos 4€ e qualquer coisa.

o normal sem ser de estufa 60g/m2 anda pelos 3,25€/kg
  15.  # 875

tb estou para montar uma agora, mas em vez de utilizar tubos de ferro, vou utilizar tubos de hidronil. vou basear-me nos exemplos desta empresa http://www.facebook.com/pages/two-N-estufas-domesticas/174271912697428

sapatas em cimento com um berguinha com cerca de 50 cm saída enterrados. os tubos encaixam na berguinha para fazer 1/2 lua. fica com cerca de 3,5 a 4 metros de largo, consoante a altura.
  16.  # 876

Aqueles Ihós no plástico não é grande solução, eu coloco ilhós em lona de 600g/m2 e mesmo assim com o vento rasga, agora imagine em plástico.

ficam bonitas, mas não me inspiram confiança.
  17.  # 877

esse tb foi o meu pensamento. por isso numa ponta o plástico vai ficar enterrado e na outra o plástico vai ser preso com umas peças metálicas de encaixe que tenho. nesta parte a fazer o topo vou colocar uma estrutura rectangular em madeira com a porta colocada (ao tipo das estufas francesas). esta estrutura vai ser aparafusada ao tubo e vai ser fixa a umas sapatas (como eles lá têm). na outra extremidade vou fazer alguns furos no plástico onde vão passar uns camarões para fazer o mesmo. é claro que qualquer parte que fique furada vai ser reforçada por fita de alumínio. a localização da estufa vai ser numa zona protegida do quintal para me salvaguardar das intempéries.
  18.  # 878

Colocado por: ultrahipermegacaro two-rock se o treladocao estivesse mentalizado dos erros que cometeu teria metido logo de seguida mãos á obra e construído outra com os erros corrigidos, o que me parece não ser o caso, logo...

Ele não percebe patavina de agricultura quanto mais de estufas :)))

Se os trabalhos dele e do sogro forem como os meus e os do meu sogro começam sempre na adega e dificilmente vão para mais lugar algum, os dele está visto que foram parar ao quintal, logo deu asneira hehehe.

epá... só agora vi isto!!
    Então, não percebo eu de agricultura?!? Nado e criado em terra desses lavores!!
    Mas apesar disso, gosto do ditado "mais vale uma mão inchada, que uma enxada na mão!" :-D

E, por mero acaso, o inicio das tarefas não, mas a pausa e o final das mesmas termina sempre com uma "lanche" apropriado, e, naturalmente, bem regado ;)

A estufa correu mal porque foi feita com tábuas, ripas e barrotes, plástico branco, pregos e corda.
    Estão a ver o filme, né? Plástico fixo com pregos... veio o vendaval, rasgou tudo!! :-D

Mas ao menos é desculpa pra voltar ao quintal pra trabalhar... ;)
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  19.  # 879

Colocado por: Alfkostaesse tb foi o meu pensamento. por isso numa ponta o plástico vai ficar enterrado e na outra o plástico vai ser preso com umas peças metálicas de encaixe que tenho. nesta parte a fazer o topo vou colocar uma estrutura rectangular em madeira com a porta colocada (ao tipo das estufas francesas). esta estrutura vai ser aparafusada ao tubo e vai ser fixa a umas sapatas (como eles lá têm). na outra extremidade vou fazer alguns furos no plástico onde vão passar uns camarões para fazer o mesmo. é claro que qualquer parte que fique furada vai ser reforçada por fita de alumínio. a localização da estufa vai ser numa zona protegida do quintal para me salvaguardar das intempéries.

O plástico nas laterais convém ficar enterrado 1m, faz uma poça em toda a volta de 60cm e o plástico depois dobra e terra em cima dele.

Não fure o plástico, eu tenho para lá umas fotos de como os prós das estufas fazem isso, o plástico nas portas é enrolado para dentro da estufa.
  20.  # 880

quando puder coloque. a minha questão é como esticar a estufa uma vez que os tubos de hidronil não t~em a rigidez dos metálicos.
    eles já estiveram a servir de estufa, mas em ambos os topos o plástico ia ao chão, ou seja estava totalmente fechada...

0.2410 seg. NEW