Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite. tenho um apartamento t2 sem lareira, é bastante frio de inverno os aquecedores a óleo já não são rentáveis devido ao preço da eletricidade, quero por isso equipar com com um aquecimento mais económico mas não sei por qual optar, ar cond. ou aq.central com caldeira a gás natural. isto porque embora me pareça que o AC, é mais económico eu já tenho um consumo eléctrico elevado visto que utilizo forno, grelhador e todos os outros eletrodomésticos normais numa casa com 4 pessoas. máquina de lavar roupa louça ferro frigorífico ect. o que me dá uma factura mensal bem recheada 60€ em média ora de gás gasto muito menos 20 a 30€ mensais, desta forma optando pela caldeira a gás iria ter as contas melhor distribuídas. alguém me ajude preciso de opiniões. passo a dizer que tenho a pré instalação do aquecimento central feita, enquanto o ar condicionado terei de fazer obras.
    •  
      FD
    • 6 agosto 2012

# 2

E de verão, o ar condicionado faz falta?
  2.  # 3

Boas.
    Com a AC tem a vantagem de poder fazer frio/ventilar/desumificar/aquecer. E optando por uma maquina inverter de classe A ou A+ os consumos nao sao assim tao elevados.
    Qualquer duvida disponha.
    [email protected]
    obg
    Hugo Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardomatos
  3.  # 4

os consumos para aquecimento são muito diferentes para as fontes de energia apresentadas,

o AC consome menos que o aquecimento central a gaz mas por outro lado é mais caro no custo inicial (implementação), se por outro lado tem necessidade de arrefecer nem que seja hipotética, o AC é a melhor opção.
  4.  # 5

desde já obrigado pela ajuda, mas já agora outra duvida. A minha casa tem 6 divisões, sala, cozinha, dois quartos, duas casas de banho, já não contando hal e corredor . se optar pelo AC, irei equipar apenas apenas a sala e os quartos, quanto á cozinha não sei. com o AC. para ter os 4 compartimentos a uma temperatura de 19º a 20º no inverno terei de ter as 4 máquinas a trabalhar. será que mesmo assim é mais económico? a caldeira é só uma e aquece toda a casa. Estou mesmo indeciso...é que de verão não tenho qualquer necessidade de climatização.
    • dato
    • 7 agosto 2012

# 6

eu prefiro sempre o ac, como o carvalho disse..só n tira finos...lol

se ainda n tiver caldeira e os radiadores...faça uma comparação de preços para a instalação do ac

m se esqueça que em 5 min com o ac tem o quarto quente ou fresco
    Concordam com este comentário: carvalho91, orlandinosoares, carlsobral
    •  
      FD
    • 7 agosto 2012

# 7

Colocado por: ricardomatosserá que mesmo assim é mais económico? a caldeira é só uma e aquece toda a casa.

Apesar de não me ter respondido... enquanto a caldeira aquece toda a casa, mesmo que toda a família esteja numa só divisão, demorando muito tempo a atingir a temperatura desejada, desperdiçando assim energia, o ar condicionado aquece e arrefece qualquer divisão em minutos e só precisa de o ligar quando estiver na divisão.
  5.  # 8

Ora boas, mais uma vez obrigado pela ajuda, a si e a todos. Eu ainda estou com algumas duvidas, e passo e explicar, o meu t2 fica num prédio em Santa Comba Dão. não tenho varandas por isso as máquinas teriam de ficar na parede exterior, logo por cima dos passeios, teria de pedir autorização á cãmara, mais uma licença para montar andaimes, depois teria de pedir ao condomínio, só depois instalar as máquinas. quando for necessário fazer manutenção de novo o problema dos andaimes. Tudo isto traz custos. Como já referi, não tenho qualquer necessidade de climatização no verão, a casa é fresca, 25º em média, de inverno é gelada, 15º de dia 10º á noite.se tiver qualquer aquecimento ligado, (radiadores a óleo) mantém uma temperatura agradável, (a conta da luz é q não),por isso se calhar com a caldeira teria um ambiente de 17º-18º sem grande gasto pois não tenho mais nada que gaste gás.
  6.  # 9

Colocado por: ricardomatosisso as máquinas teriam de ficar na parede exterior

Pode usar apenas uma máquina exterior.
    •  
      FD
    • 7 agosto 2012 editado

# 10

Colocado por: ricardomatospor isso se calhar com a caldeira teria um ambiente de 17º-18º sem grande gasto pois não tenho mais nada que gaste gás

Se a culpa é da instalação, das caldeiras ou da forma de utilização, não sei mas, o que não falta para aí é gente com aquecimento central a gás que não o liga porque fica muito caro no final do mês... Histórias de gastos mensais de 100€~150€ para apartamento comuns (T2, T3, etc.) são mato.
  7.  # 11

Colocado por: FDo que não falta para aí é gente com aquecimento central que não o liga porque fica muito caro no final do mês...

Eu era um....agora tenho AC.
  8.  # 12

Colocado por: ricardomatosmais uma licença para montar andaimes,

para multi-split´s normalmente não é necessario usar andaimes, basta ter acesso a partir de uma janela com 1,20 de abertura, mesmo se for menor e puder contar com a colaboração do vizinho de cima somente para lançar uma corda para suporte á maquina, também é possível (ainda esta semana instalei duas unidades grandinhas de 7,1Kw com este sistema, a janela de acesso somente tinha 80cm e era um 6º andar).

para a sua necessidade, sem contar com a cozinha que também costumam ser mais quentes que o resto da casa, uma unidade múltipla de 3 vias seria o ideal.
  9.  # 13

Colocado por: FDo que não falta para aí é gente com aquecimento central a gás que não o liga porque fica muito caro no final do mês

eu sou suspeito ao afirmar isto,

mas a minha casa tem aquecimento central a gaz e acho que liguei uma vez quando me mudei para comprovar o alto consumo, 2 garrafas de 45Kg em 7dias e só me apercebi que não tinha gaz quando o banho foi terminado com agua gelada.
  10.  # 14

Boas. Olá a todos, já me decidi embora contra a vossa opinião a qual agradeço, vou instalar aq. central com caldeira a gás natural de condensação. isto porque arranjei a um preço muito convidativo. e é um bom equipamento.em relação ao consumo. vou ver, depois volto para comentar e talvez vos dar razão. O meu esquentador deu o pifo em x de comprar um novo adquiri uma caldeira roca pelo preço de um esquentador os radiadores tb me ficaram baratos. quando vir o consumo se for assim tão grande peço ajuda e orçamentos.
  11.  # 15

Colocado por: ricardomatosBoas. Olá a todos, já me decidi embora contra a vossa opinião a qual agradeço, vou instalar aq. central com caldeira a gás natural de condensação. isto porque arranjei a um preço muito convidativo. e é um bom equipamento.em relação ao consumo. vou ver, depois volto para comentar e talvez vos dar razão.

Eu tenho tb caldeira caldeira a gás, e uso uns 2 ou 3 meses por ano o aquecimento ligado.
    Consigo manter um T2 a +/- 20ºC e o consumo médio anual andava por volta dos 350Eur. Os únicos cuidados que tive foi afinar a caldeira e ajustar a temperatura de circulação por experimentação e verificar o consumo durante esses dias. Agora deixo aquilo sempre ligado e o termostáto faz o resto.

No entanto é um facto vizinhos meus afirmam ter usado o aquecimento (exactamente igual) para experimentar durante um mês que pagaram num mês quase tanto como eu num ano e desistiram.
    Concordam com este comentário: ricardomatos
  12.  # 16

Boa noite, aproveitando o tópico...estou a construir uma casa com 200 m2, em Sintra (noites frias!) e com boa exposição solar. Fui aconselhada a colocar 2 paineis solares, caldeira com 2 serpentinas e bomba de calor para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias. Não tenho acesso a gás natural. A minha intenção é apenas aquecer a água e a casa. Não preciso de arrefecimento e a casa está muito bem isolada do ponto de vista térmico. Alguém tem experiência com o sistema que me foi proposto? Obrigada.
  13.  # 17

e o que vai colocar para libertar o calor no interior?
  14.  # 18

Termoconvectores.
  15.  # 19

Colocado por: estrelianaTermoconvectores

quer dizer ventilo-convectores.

Colocado por: estrelianaFui aconselhada a colocar 2 paineis solares, caldeira com 2 serpentinas e bomba de calor para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias

qual a marca e modelo dos equipamento propostos?

para um sistema de exclusivamente aquecimento e se tiver disponibilidade de €€€ o melhor é piso radiante hidráulico em vez dos ventilo-convectores.
  16.  # 20

Se vai apenas utilizar Bomba calor para aquecimento central o ideal seria Pavimento radiante, embora mais caro mas evitaria os movimentos de ar e ficaria com climatização mais homogénea todas divisões. Deve optar por bomba calor tipo Inverter COP +- 3,8 de forma a que não venha a ter surpresas no consumo.

F.Alves

0.0207 seg. NEW