Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Há dias lembrei-me que a mangueira de gás natural que liga a parede ao fogão já passou a validade há um bocadinho assim... (10/2007), pelo que deverá ser melhor trocá-la.

Quando me mudei para esta casa, fui eu que comprei a mangueira e a fixei com braçadeiras. Depois vieram cá os senhoras do ISQ fazer a vistoria, puseram um spray em cima para ver se não havia fugas e levaram-me 40€!!!

O que eu queria saber é que spray é este e onde posso comprar? Assim troco eu a mangueira e vejo se fica tudo nos conformes...
    •  
      imbs
    • 6 agosto 2012

# 2

Água com sabão e ligar o gás, se fizer bolhinhas tem fuga, se não fizer nada, em princípio estará tudo bem. Com o spray será também em princípio...
    Concordam com este comentário: nielsky
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  2.  # 3

Um amigo meu sugeriu acender um fósforo e ver se explodia :)))

Obrigada, essa não sabia. Penso que com sabão e água se resolve o problema então!

Se entretanto não voltar ao fórum nos próximos meses é porque afinal houve uma fuga :p
    •  
      imbs
    • 6 agosto 2012

# 4

Acender um fósforo também é capaz de resultar, não se esqueça de fechar as janelas.
  3.  # 5

agua com super pop é o melhor mas vai faltar o essencial que é meter sob pressão que pode haver uma fuga subterrânea e não a superfície
  4.  # 6

ramos1999 quando o técnico do ISQ esteve cá apenas viu se eu tinha apertado bem as braçadeiras no tubo da parede e no tubinho do fogão, pôs o tal spray em cima e ligou o gás junto com o fogão e forno, não me recordo de ter feito nenhum teste à pressão.
  5.  # 7

Colocado por: mar_juramos1999 quando o técnico do ISQ esteve cá apenas viu se eu tinha apertado bem as braçadeiras no tubo da parede e no tubinho do fogão, pôs o tal spray em cima e ligou o gás junto com o fogão e forno, não me recordo de ter feito nenhum teste à pressão.

bom eu não sei como funciona com os outros mas na minha casa veio o técnico do gas ja faz um mês e mal chegou pulverizou tudo e reparou que estava tudo bem pois não encontrava as tais ditas bolinhas e a primeira coisa que ele fez foi ligar uma bomba com manómetro a canalização depois meteu sobre pressão da qual reparou que havia uma ligeira fuga mas nada de grave era uma torneira mal apertada !conclusão foi com o spray que encontrou a fuga mas foi graças ao manómetro que soube que havia uma fuga porque ele andou la meia hora a pulverizar tudo !mas esqueci de dizer que no meu caso é uma inspecção para uma habitação nova!
  6.  # 8

Pois, deve ser isso. No meu caso era (é) um apartamento já usado. Eu é que ao activar o contrato do gás natural tive que pedir depois a vistoria obrigatória e ele esteve a ver o fogão e o esquentador. Só mesmo isso.
    Obrigada na mesma ramos1999
  7.  # 9

Tenho bastante respeito pelo mundo do gás, apesar de ja ter montado a bicha do esquentador duas vezes pelos menos

Em casa dos meus pais o fogão ja tem uns quantos anos, e a mangueira ha muito que passou da validade, vou trocar nos proximos dias

Aproveito as bracadeiras existentes, ou meto novas ?

E as torneiras do fogão, precisam de alguma manutenção ?
  8.  # 10

Aquilo que pagou devia ter dado origem a uma verificação deste tipo:

"Revisão e diagnóstico

Realizamos a revisão e diagnóstico de qualquer tipo de instalação a gás (doméstico, industrial) abastecida com gás natural ou GPL, a pedido do cliente, de modo a detetar eventuais anomalias existentes ou susceptíveis de aparecer após um determinado período de utilização.

O diagnóstico engloba:

Avaliação das partes visíveis da instalação.
    Ensaio de estanquidade à instalação.
    Verificação do funcionamento dos aparelhos a gás.
    Verificação das ligações dos aparelhos.
    Verificação do consumo de gás, altura e cor da chama, potência dos aparelhos.
    Verificação da ventilação e condições de tiragem dos produtos de combustão.
    Medição do teor de monóxido de carbono no local de queima.
    A revisão e o diagnóstico não têm prazos obrigatórios de realização – no entanto, é importante que os clientes ponham a segurança em 1º lugar e tomem esta iniciativa, sabendo que todas as instalações ou equipamentos em uso no dia-a-dia podem levar a um desgaste de material que pode provocar defeitos críticos e não críticos."

Retirado do site de uma empresa acreditada pela DGGE.

Se o não fizeram devia ter reclamado.
  9.  # 11

Biscates com gás ... a casa é sua, espero é que não estrague as dos vizinhos ...
  10.  # 12

Civismo, vais poupar numa porcaria que custa 2e?
  11.  # 13

Boas, nao quero poupar nada, quero fazer as coisas bem feitas

So estava a perguntar porque nao sei

E as torneiras do gás, costumam ser mudadas de x em x tempo ?

Destas :

Ha bocado comprei um tubo e duas bracadeiras

Entretanto apercebi-me que o tubo que comprei - adequado para gas natural (que é o que existe no predio em causa) , tem 12 mm de interior, mas o tubo que existe actualmente ainda é o que veio da altura do sistema de gás anterior do prédio , ou seja é tubo de butano com 8mm de interior

Supostamente até é melhor porque é mais grosso, contudo neste caso obrigava-me a mudar as peças que enroscam em ambos os lados , e não me apetecia nada mecher nessas partes ...

Pergunta: posso devolver este tubo de gás natural e trazer um de butano?

Sei que é mais grosso, aparentemente aguenta mais pressao ... tem inconvenientes ?
      IMG_20150419_214250.jpg

0.0164 seg. NEW