Colocado por: Paulo Jesuspelo que tenho lido é extremamente difícil de sair de fiador
Se renunciou ao benefício de excussão prévia está, literalmente, lixado.
Soluções para resolver o seu problema, caso se tenha verificado o que disse acima:
-> negoceia com e paga aos credores (bancos) a dívida dos devedores e inicia uma acção contra os mesmos para lhes cobrar a dívida (com juros, prejuízos e tudo o que se lembrar)
-> procura os devedores e inventa o que achar mais indicado para que, se tiverem dinheiro, paguem
-> se não tiverem dinheiro, não há muito a fazer
-> anula o seu património e rendimentos de modo a que os credores frustrem as suas tentativas de cobrança
Colocado por: FDNo caso de um crédito à habitação, o imóvel com o crédito tem que ser penhorado e vendido antes que possam "chatear" o fiador.
Era engraçado irem penhorar e vender um imóvel do fiador
Colocado por: jp2011Mesmo existindo no contrato a renúncia ao benefício de excussão prévia o imóvel será vendido primeiro? Certo? Pois a hipoteca é para isso mesmo, só após este passo é que vão pedir o restante ao fiador.
Artigo 639.º
(Benefício da excussão, havendo garantias reais)
1. Se, para segurança da mesma dívida, houver garantia real constituída por terceiro, contemporânea da fiança ou anterior a ela, tem o fiador o direito de exigir a execução prévia das coisas sobre que recai a garantia real.
2. Quando as coisas oneradas garantam outros créditos do mesmo credor, o disposto no número anterior só é aplicável se o valor delas for suficiente para satisfazer a todos.
3. O autor da garantia real, depois de executado, não fica sub-rogado nos direitos do credor contra o fiador.
Artigo 640.º
(Exclusão dos benefícios anteriores)
O fiador não pode invocar os benefícios constantes dos artigos anteriores:
a) Se houver renunciado ao benefício da excussão e, em especial, se tiver assumido a obrigação de principal pagador;
b) Se o devedor ou o dono dos bens onerados com a garantia não puder, em virtude de facto posterior à constituição da fiança, ser demandado ou executado no território continental ou das ilhas adjacentes.
Colocado por: Matilde
Há muitos anos atrás, foi o que aconteceu ao meu avô.
Valeu-lhe um dos filhos ter sido informado a tempo e ter ido comprá-la, caso contrário, teria que ficar na rua.
Colocado por: FD
Não. Podem chatear o fiador antes de executarem a hipoteca. Aliás, podem fazer como quiserem, normalmente, optam pelo que lhes dá mais jeito.
Se a casa valer mais que a dívida, devem executar a hipoteca. Se o fiador ganhar 2.000€/mês e a dívida for de 500€/mês devem executar o vencimento do fiador, etc.
Ou seja, escolhem aquilo que lhes garantir mais liquidez/rapidez, digo eu.
Fonte: Código Civil
Garantia real = hipoteca.
Colocado por: jp2011 Era engraçado irem penhorar e vender um imóvel do fiador, ficando o devedor com o seu imóvel pago e a gozar com tudo isto.
Colocado por: loverscout
nao era engraçado....isso acontece mesmo!
nao é uma situação ingrata....ser fiador é o mesmo que se por de 4 sem calças ali no parque eduardo VII..... á primeira oportunidade haverá um engraçadinho que se aproveita do que está ali a jeito.....
eu ficava sem casa, mas tinha garantido um teto em algum estabelecimento prisional do país
eu sou o principal pagador...isto é a mesma coisa
Colocado por: tobEntão neste caso se eles deixarem de pagar, são chamados a pagar todos os fiadores???...e se o outro casal não tiver como pagar???
Artigo 649.º
(Responsabilidade para com o credor)
1. Se várias pessoas tiverem, isoladamente, afiançado o devedor pela mesma dívida, responde cada uma delas pela satisfação integral do crédito, excepto se foi convencionado o benefício da divisão; são aplicáveis, naquele caso, com as ressalvas necessárias, as regras das obrigações solidárias.
2. Se os fiadores se houverem obrigado conjuntamente, ainda que em momentos diferentes, é lícito a qualquer deles invocar o benefício da divisão, respondendo, porém, cada um deles, proporcionalmente, pela quota do confiador que se encontre insolvente.
3. É equiparado ao fiador insolvente aquele que não puder ser demandado, nos termos da alínea b) do artigo 640.º
Colocado por: tobse houver alterações desse tipo na escritura de hipoteca os fiadores terão que ser avisados obrigatoriamente???
Colocado por: tob-Eu estive a ler o contrato que assinei, e lá não fala em lado nenhum, em «renuncia ao beneficio da excussão», apenas diz que eu sou o principal pagador...isto é a mesma coisa???...ou sendo assim eu tenho o beneficio da excussão???
Colocado por: fumador passivo
Isso não é solução. Perdia a casa, estragava a sua vida e da sua família.
Se o seu protegido faltar com o pagamento, o Banco vai-lhe pedir contas a si.
As pessoas confiam, por excesso de confiança, por ingenuidade ou porque pensam que ninguém faria aquilo que não são capazes de fazer, eu sei lá!
Eu apenas seria fiador dos meus pais ou dos meus filhos, nunca seria fiador de mais ninguém, mas também já tive necessidade de pedir que me apresentem um fiador.
Todos temos que ter garantias que não vamos perder.
Quais as alternativas aos fiadores? Pouca coisa que de muito pouco serve.Estas pessoas agradeceram este comentário:tob
Colocado por: tob
Muito obrigado pelas respostas rápidas que obtive, aqui neste forum existem muitas pessoas espetaculares!!!
Em relação ao estragar a minha vida e da minha familia, ela já ficava estragada se eu fosse obrigado a ficar sem a casa!!!...e atenção que eu fui para fiador dele, mas não foi de livre vontade!!!...ele convidou-me para um negocio, dizendo que tinha a parte dele, e eu confiando porque era meu amigo, cheguei-me à frente com a minha parte sinalizando o negocio.Depois ele não conseguiu a parte dele, e eu como já estava dentro com o meu capital, para não o perder fui obrigado a ser fiador dele junto da banca, porque ele não conseguiu mais nenhum outro fiador...ou seja fui encostado à parede!!!...então acha fácil uma pessoa ficar sem a casa, e ver a pessoa que deixou de pagar ficar ainda melhor do que estava...se isso vier a acontecer vos garanto que sou capaz de tudo...
Já agora se por acaso isso vier acontecer, eu ter que lhe pagar a divida, e ele ficar com a casa paga, eu depois não a posso penhorar para ser compensado???
Abraços
Colocado por: jp2011
Sim, pode penhorar para rever o seu dinheiro, mas atenção, porque isso tinha de ser bem feito e falado com um bom advogado, porque ele livre de hipoteca se consegue vender o imóvel antes de você o penhorar...chapéu, ardeu, nunca mais vê o dinheiro.
Por esta razão é que acho que os bancos deveriam ter um pouco mais de consideração pelos fiadores, ou seja 1º vender o bem hipotecado e depois então se restar divida chamar o fiador a pagar, mesmo que tenham 1º penhorados os bens do fiador como garantia que este não se desfaz deles.Estas pessoas agradeceram este comentário:tob