Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 21

    Colocado por: gf2011Se ele nao paga o IMI, o direito ao usufruto é penhorado e ele vai para o olho da rua.


    Isto é tudo muito giro :)
    Portugal dá-me vontade de chorar!
    •  
      GF
    • 9 agosto 2012

     # 22

    Mas pk? Não acha bem?
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 23

    Colocado por: gf2011Mas pk? Não acha bem?


    Achar acho, mas do dizerem que fazem até realmente fazerem e as coisas funcionarem... esta é a parte em que fico frustrada.

    O direito ao usufruto é penhorado, leiloado depois? O proprietário é informado?
    Se se extingue o usufruto, não deveria haver a possibilidade de meter outro usufrutuário... digo eu, claro, puxando a brasa à minha sardinha.

    As coisas para as finanças são todas muito claras e limpas, mas esquecem-se das quezílias familiares. O proprietário da casa nem sequer tem chaves (e tudo bem, enquanto houver o usufruto) mas não me parece que isto vá ser uma tarefa fácil.

    Há uns tempos decidimos 'esquecer' esta casa pois temos quase a certeza que vai dar mais problemas do que outra coisa.
    •  
      GF
    • 9 agosto 2012

     # 24

    O direito ao usufruto é provavelmente leiloado e qualquer um pode comprar... Até você se quiser...
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 25

    Colocado por: gf2011O direito ao usufruto é provavelmente leiloado e qualquer um pode comprar... Até você se quiser...


    Não me faz lá muito sentido comprar o usufruto de uma coisa que.......ora, vamos lá ver, olha, que por acaso é minha! ehehe
    •  
      GF
    • 9 agosto 2012 editado

     # 26

    Não faz?
    Só se o usufrutuário for um velho, se for um jovem, faz mais do que sentido lol
    é que por enquanto (um dia nunca se sabe), para a cova ainda nao podemos levar imoveis lol
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 27

    Colocado por: gf2011Não faz?
    Só se o usufrutuário for um velho, se for um jovem, faz mais do que sentido lol
    é que por enquanto (um dia nunca se sabe), para a cova ainda nao podemos levar imoveis lol


    Então acompanhe a minha linha de pensamento:

    Não fazemos a nossa vida a contar com o que outros nos dão/oferecem/deixam em herança.
    Felizmente, já temos a nossa casinha e vida organizada.
    Há um ano e qualquer coisa andámos aos papéis para tentar 'tirar' o usufruto ao dito cujo (pois ele tem pelo menos mais 2 imóveis cá, estando-se a desfazer de todos para sair definitivamente de Portugal) e não larga aquele por teimosia.
    Desistimos e dissemos que íamos esquecer a casa.

    Se um dia tivermos acesso à casa temos muitas obras para fazer. A casa está em mau estado, e fechada durante tanto tempo...nem quero imaginar. Mas como está numa boa zona, acredito que seja fácil de vender/arrendar.
    Daí, não querermos estar agora a investir demasiado nem a comprar usufrutos nem a comprar mais guerras. A única coisa que não queremos é pagar dívidas que não são nossas, daí a minha questão inicial do IMI... Pois o dito cujo nem funerais nem habilitações de herdeiros se dignou a pagar, nadinha.

    Assim, só queremos seguir com a nossa vidinha. Se um dia 'nos calhar' a sorte (que não sei se será sorte) do senhor largar o usufruto ou morrer, é bom. Se isso não acontecer, paciência. Agora dívidas é que não por favor.

    Fiz-me entender? Está correcto o meu pensamento?
  1.  # 28

    Colocado por: imbsO proprietário é informado?
    Se se extingue o usufruto, não deveria haver a possibilidade de meter outro usufrutuário... digo eu, claro, puxando a brasa à minha sardinha.


    Faz todo o sentido... você é o chamado nu-proprietário... não pode usufruir da coisa enquanto durar o usufruto...

    Mas não acredito que seja penhorado o usufruto... Será penhorado o vencimento ou outros bens... De resto nunca me lembro sequer de ter visto uma venda judicial de um usufruto (embora seja possível claro)...

    Cumps
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 29

    Colocado por: Erga OmnesDe resto nunca me lembro sequer de ter visto uma venda judicial de um usufruto (embora seja possível claro)...


    Há bastantes no site das finanças!
  2.  # 30

    Colocado por: imbsestando-se a desfazer de todos para sair definitivamente de Portugal) e não larga aquele por teimosia.


    Se ele não usar a coisa durante vinte anos o usufruto extingue-se...

    Espero que tenha servido de consolo... :)

    Cumps
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 31

    Colocado por: Erga OmnesSe ele não usar a coisa durante vinte anos o usufruto extingue-se...

    Espero que tenha servido de consolo... :)

    Cumps


    Lá está, isso é muito giro.
    Como é que prova isso?
  3.  # 32

    Colocado por: imbs Lá está, isso é muito giro.
    Como é que prova isso?
    Contador da água...
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 33

    Colocado por: Luis K. W.Contador da água...


    Pois, mas se for preciso o dito cujo vai lá puxar o autoclismo só para chatear :)
  4.  # 34

    Colocado por: imbs Pois, mas se for preciso o dito cujo vai lá puxar o autoclismo só para chatear :)
    Ah! A casa está abandonada mas tem contadores activos?!? Então não está assim tão abandonada...

    Outras hipóteses: testemunhas; residência fiscal; morada da carta de condução; etc. e tal.
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 35

    Colocado por: Luis K. W.Ah! A casa está abandonada mas tem contadores activos?!? Então não está assim tão abandonada...


    Não sei se estão activos :)



    Colocado por: Luis K. W.Outras hipóteses: testemunhas; residência fiscal; morada da carta de condução; etc. e tal.

    Ainda só passaram 2 anos. A residência fiscal não sabemos, tem uma cá (que não aquela) mas reside no estrangeiro. Carta de condução, não faço ideia.
    Mas o cerne da coisa não era tirar-lhe o usufruto, não queremos guerras. Para nós o importante são as dívidas e os custos que nos podem ser imputados.

    Se as pessoas ficam contentes assim, nós vamos deixá-las ficarem contentes a serem mesquinhas :)
  5.  # 36

    e assim se vive á grande no nosso país...e ás custas dos outros!
    •  
      imbs
    • 9 agosto 2012

     # 37

    Colocado por: loverscoute assim se vive á grande no nosso país...e ás custas dos outros!


    Isto é só uma amostra!
    Uma pessoa conhece e vê tanta coisa.
 
0.0215 seg. NEW