Colocado por: j cardoso
- cargas verticais: a carga devido ao peso próprio dos materiais (vigas e pavimentos) e a uma sobrecarga de 2,0 KN/m2 (que pode ser reduzida a 1,5 KN/m2).
Ou seja, para 75 m2, prever uma carga vertical máxima de 75*2= 150 kN = 15000 kgf, + o peso da própria viga, certo?
Colocado por: j cardoso
Ainda não percebi bem o esquema de distribuição de cargas ma não me parece que seja assim. .
Colocado por: j cardosoDesculpe a franqueza: leve esses dados a um engenheiro, olhe que vale a pena e não fica assim tão caro.
Colocado por: AgonçalvesPois, já lá foram dois e um receitou uma HEB 100 e o outro uma HEB 160.
Colocado por: j cardosoleve esses dados a um engenheiro, olhe que vale a pena e não fica assim tão caro.
Colocado por: AgonçalvesNo entretanto fiz uma simulação com uma viga de aço HEB160 com 6000 mm de comprimento. Simulei com uma carga uniformemente distribuída de 150 kN (15000 quilos).
Os resultados seguem em baixo. O factor de segurança mínimo determinado nesta situação foi de 2,6, o que me parece bem (?).
Claro que a carga total do piso vai ser distribuída entre a viga de aço (e a viga de madeira que actualmente já existe e que vai ficar encostada na de aço) e as entregas nas paredes de alvenaria. Por outro lado, esta viga também tem de suportar a carga parcial do segundo andar pois as paredes de suporte estão todas umas sobre as outras nos vários pisos.
O que acham? Demasiado confuso?
Colocado por: PicaretaDe borla não poderia estar à espera de outra coisa!!!
Colocado por: Picareta
O conselho do j cardoso foi:
Significa que tem que pagar :-))
Colocado por: carlosj39Já agora pediu por acaso orçamentos para esses trabalhos? È que eu tenho uma moradia antiga parecida e com esse tipo de paredes, (no entanto é mais pequena e com vãos mais pequenos, tem cerca de 14m comprido por 3,5 m larg.)em que pretendia usar também esse tipo de vigas para a reforçar e subir e fazer o primeiro piso.
Colocado por: AgonçalvesDE borla não foi porque alguém vai ter de fazer o trabalho e receber por tal.
Colocado por: ruigaVai disfarçar posteriormente a viga metálica?
Colocado por: ruigaPorque supõe que a melhor solução é colocar a viga por debaixo da outra? Não pode ficar colocada lado a lado? Quando a for instalar vai fragilizar o apoio da existente no caso de a colocar inferiormente...
Colocado por: ruigaQual a secção da viga de madeira? O calculo tal como o quer fazer, de substituição total de resistencia da viga, basta substituir a resistência á flexão da secção da viga de madeira por uma secção HEB, se me fiz entender...
Colocado por: j cardosoJá agora, não dispõe dos cálculos efectuados por quem já consultou?
OS cálculos de ambos os orçamentistas foram a olho e no próprio local.
Se necessário posso fazer um esquema em 2D com a disposição das cargas fixas (paredes) dos vários pisos para um melhor entendimento da situação.
Colocado por: j cardosoE ainda tem dúvidas sobre o que fazer?
Colocado por: j cardosoSeria interessante, permitiria entender melhor a questão. Mas, e falo, por mim, não tenho agilidade mental suficiente para fazer cálculos "a olho".
Mas o quê? Pedir mais orçamentos? Contactar alguma empresa em particular mais especializada? Qual?
Colocado por: AgonçalvesNo entretanto fiz uma simulação com uma viga de aço HEB160 com 6000 mm de comprimento. Simulei com uma carga uniformemente distribuída de 150 kN (15000 quilos).
Os resultados seguem em baixo. O factor de segurança mínimo determinado nesta situação foi de 2,6, o que me parece bem (?).
Claro que a carga total do piso vai ser distribuída entre a viga de aço (e a viga de madeira que actualmente já existe e que vai ficar encostada na de aço) e as entregas nas paredes de alvenaria dos barrotes de madeira do piso. Por outro lado, esta viga também tem de suportar a carga parcial do segundo andar pois as paredes de suporte estão todas umas sobre as outras nos vários pisos.
O que acham? Demasiado confuso?
Colocado por: j cardoso ... e falo, por mim, não tenho agilidade mental suficiente para fazer cálculos "a olho".Eu também não.