Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

Um familiar tem uma casa antiga em recuperação, com três pisos e com paredes em alvenaria de pedra e estrutura dos pisos em barrotes de madeira cujo assentamento ao centro é sobre as paredes de vigas de madeira e argamassa, todas emparelhadas com a mesma topologia em todos os pisos. O R/C tem os barrotes do piso de cima mais afectados pelo bicho derivado às grandes humidades a que esteve sujeito.

Pedi orçamento a duas empresas para a aplicação de uma viga de aço, com 6 metros de comprido, lado a lado à existente em madeira aonde assentam os barrotes de madeira do piso de cima. A ideia é calçar esses barrotes na de aço desnecessitando de remover a de madeira, o que envolveria, provavelmente, maiores trabalhos. A área de cada piso é de 75 m2.
    De realçar que a viga vai ter de vir em dois e terá de ser acoplada (soldada) no local, uma vez que não conseguiria entrar na casa de outra maneira.

A minha questão tem a ver com a disparidade do diagnóstico feito pelos técnicos dessas duas empresas e também por este ter sido feito a "olhómetro", ou seja, no próprio local, sem cálculos adicionais.
    Uma das empresas receitou e orçamentou a aplicação de uma viga HEB 100. A outra foi uma HEB 160.

Como tenho alguns conhecimentos de mecânica e o acesso a um computador com o Solidworks 2011, que permite a análise de elementos finitos a estruturas de metal e também a vigas de aço, fiz uma simulação com ambas as vigas, mas como os meus conhecimentos na área são muito limitados não consigo interpretar correctamente os resultados. Não sei qual a carga que a viga deve suportar e também não sei se a união soldada entre as duas partes da viga reduz a sua resistência.

Alguém me pode ajudar com isto?
  2.  # 2

Sem entrar em grandes pormenores:
    - cargas verticais: a carga devido ao peso próprio dos materiais (vigas e pavimentos) e a uma sobrecarga de 2,0 KN/m2 (que pode ser reduzida a 1,5 KN/m2)
    - cargas horizontais: a derivadas da acção do vento e dos sismos.
  3.  # 3

Colocado por: j cardoso
    - cargas verticais: a carga devido ao peso próprio dos materiais (vigas e pavimentos) e a uma sobrecarga de 2,0 KN/m2 (que pode ser reduzida a 1,5 KN/m2).

Ou seja, para 75 m2, prever uma carga vertical máxima de 75*2= 150 kN = 15000 kgf, + o peso da própria viga, certo?

O factor de segurança (FOS), também se aplica para estes casos? Para outro tipo de aplicações mecânicas, completamente diferentes destas, é regra considerar um FOS de 2 ( ou 1,5 em certos casos). Aqui um FOS de 2 estaria OK?

E quanto à soldadura das duas partes da viga? É algo para entrar em conta? Como leigo no assunto creio que pelo menos vai afectar a elasticidade da própria viga e esta pode ficar mais propicia à ruptura se for calculada muito no limite, mas estou só a especular...
  4.  # 4

Ou seja, para 75 m2, prever uma carga vertical máxima de 75*2= 150 kN = 15000 kgf, + o peso da própria viga, certo?

Ainda não percebi bem o esquema de distribuição de cargas ma não me parece que seja assim. Desculpe a franqueza: leve esses dados a um engenheiro, olhe que vale a pena e não fica assim tão caro.
  5.  # 5

Colocado por: j cardoso
    Ainda não percebi bem o esquema de distribuição de cargas ma não me parece que seja assim. .

Como assim?

Colocado por: j cardosoDesculpe a franqueza: leve esses dados a um engenheiro, olhe que vale a pena e não fica assim tão caro.

Pois, já lá foram dois e um receitou uma HEB 100 e o outro uma HEB 160.
    Um creio que é engenheiro civil genérico (obras) e o outro é de uma empresa de estruturas metálicas, embora não especializada em reabilitações, para pavilhões.
  6.  # 6

No entretanto fiz uma simulação com uma viga de aço HEB160 com 6000 mm de comprimento. Simulei com uma carga uniformemente distribuída de 150 kN (15000 quilos).
    Os resultados seguem em baixo. O factor de segurança mínimo determinado nesta situação foi de 2,6, o que me parece bem (?).

Claro que a carga total do piso vai ser distribuída entre a viga de aço (e a viga de madeira que actualmente já existe e que vai ficar encostada na de aço) e as entregas nas paredes de alvenaria dos barrotes de madeira do piso. Por outro lado, esta viga também tem de suportar a carga parcial do segundo andar pois as paredes de suporte estão todas umas sobre as outras nos vários pisos.

O que acham? Demasiado confuso?
  7.  # 7

Colocado por: AgonçalvesPois, já lá foram dois e um receitou uma HEB 100 e o outro uma HEB 160.

De borla não poderia estar à espera de outra coisa!!!

O conselho do j cardoso foi:

Colocado por: j cardosoleve esses dados a um engenheiro, olhe que vale a pena e não fica assim tão caro.

Significa que tem que pagar :-))
  8.  # 8

Já agora pediu por acaso orçamentos para esses trabalhos? È que eu tenho uma moradia antiga parecida e com esse tipo de paredes, (no entanto é mais pequena e com vãos mais pequenos, tem cerca de 14m comprido por 3,5 m larg.)em que pretendia usar também esse tipo de vigas para a reforçar e subir e fazer o primeiro piso.

Colocado por: AgonçalvesNo entretanto fiz uma simulação com uma viga de aço HEB160 com 6000 mm de comprimento. Simulei com uma carga uniformemente distribuída de 150 kN (15000 quilos).
    Os resultados seguem em baixo. O factor de segurança mínimo determinado nesta situação foi de 2,6, o que me parece bem (?).

Claro que a carga total do piso vai ser distribuída entre a viga de aço (e a viga de madeira que actualmente já existe e que vai ficar encostada na de aço) e as entregas nas paredes de alvenaria. Por outro lado, esta viga também tem de suportar a carga parcial do segundo andar pois as paredes de suporte estão todas umas sobre as outras nos vários pisos.

viga-de-reforço-heb160.jpg
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaDe borla não poderia estar à espera de outra coisa!!!

DE borla não foi porque alguém vai ter de fazer o trabalho e receber por tal.

Colocado por: Picareta

O conselho do j cardoso foi:

Significa que tem que pagar :-))

Pois, mas e a quem?
  10.  # 10

Colocado por: carlosj39Já agora pediu por acaso orçamentos para esses trabalhos? È que eu tenho uma moradia antiga parecida e com esse tipo de paredes, (no entanto é mais pequena e com vãos mais pequenos, tem cerca de 14m comprido por 3,5 m larg.)em que pretendia usar também esse tipo de vigas para a reforçar e subir e fazer o primeiro piso.

PEdi dois. Estão acima mencionados.
  11.  # 11

Colocado por: AgonçalvesDE borla não foi porque alguém vai ter de fazer o trabalho e receber por tal.

Eram dois....um ia ficar a ver navios...
  12.  # 12

Vai disfarçar posteriormente a viga metálica?
    Porque supõe que a melhor solução é colocar a viga por debaixo da outra? Não pode ficar colocada lado a lado? Quando a for instalar vai fragilizar o apoio da existente no caso de a colocar inferiormente...
    Qual a secção da viga de madeira? O calculo tal como o quer fazer, de substituição total de resistencia da viga, basta substituir a resistência á flexão da secção da viga de madeira por uma secção HEB, se me fiz entender...
  13.  # 13

Colocado por: ruigaVai disfarçar posteriormente a viga metálica?

SIm, eventualmente com pladur.

Colocado por: ruigaPorque supõe que a melhor solução é colocar a viga por debaixo da outra? Não pode ficar colocada lado a lado? Quando a for instalar vai fragilizar o apoio da existente no caso de a colocar inferiormente...

O pressuposto é precisamente colocar lado a lado com a existente em madeira.

Colocado por: ruigaQual a secção da viga de madeira? O calculo tal como o quer fazer, de substituição total de resistencia da viga, basta substituir a resistência á flexão da secção da viga de madeira por uma secção HEB, se me fiz entender...

Ou seja,calcular primeiro a resistência da viga em madeira já existente e a partir daí calcular a de aço?
  14.  # 14

Há mais questões a considerar para além dos esforços verticais (a que faltam o peso das paredes desse piso). Desde as acções horizontais a pormenores construtivos (apoios) das vigas, etc. Deve realmente consultar um técnico capaz. Já agora, não dispõe dos cálculos efectuados por quem já consultou?
  15.  # 15

Colocado por: j cardosoJá agora, não dispõe dos cálculos efectuados por quem já consultou?

OS cálculos de ambos os orçamentistas foram a olho e no próprio local. Devido a isso e à disparidade de opiniões é que me preocupa sobre qual a correcta viga a aplicar.

Se necessário posso fazer um esquema em 2D com a disposição das cargas fixas (paredes) dos vários pisos para um melhor entendimento da situação.
  16.  # 16

OS cálculos de ambos os orçamentistas foram a olho e no próprio local.

E ainda tem dúvidas sobre o que fazer?

Se necessário posso fazer um esquema em 2D com a disposição das cargas fixas (paredes) dos vários pisos para um melhor entendimento da situação.

Seria interessante, permitiria entender melhor a questão. Mas, e falo, por mim, não tenho agilidade mental suficiente para fazer cálculos "a olho".
  17.  # 17

Colocado por: j cardosoE ainda tem dúvidas sobre o que fazer?

Mas o quê? Pedir mais orçamentos? Contactar alguma empresa em particular mais especializada? Qual?

Colocado por: j cardosoSeria interessante, permitiria entender melhor a questão. Mas, e falo, por mim, não tenho agilidade mental suficiente para fazer cálculos "a olho".

Hoje já estou "estoirado" mas amanhã vou fazer esse levantamento para uma melhor interpretação da situação.
  18.  # 18

Mas o quê? Pedir mais orçamentos? Contactar alguma empresa em particular mais especializada? Qual?

Um técnico de estruturas com experiência em estruturas metálicas. Só com os elementos que lhe fornecerem é que estará em condições de pedis orçamentos.
    Uma opinião: não deve pedir os cálculos à empresa executante, mas sim a outra entidade sem ligação aquela.
  19.  # 19

Colocado por: AgonçalvesNo entretanto fiz uma simulação com uma viga de aço HEB160 com 6000 mm de comprimento. Simulei com uma carga uniformemente distribuída de 150 kN (15000 quilos).
    Claro que a carga total do piso vai ser distribuída entre a viga de aço (e a viga de madeira que actualmente já existe e que vai ficar encostada na de aço) e as entregas nas paredes de alvenaria dos barrotes de madeira do piso. Por outro lado, esta viga também tem de suportar a carga parcial do segundo andar pois as paredes de suporte estão todas umas sobre as outras nos vários pisos.

Acho que você está a fazer uma grande confusão...

Em princípio essa VIGA só deveria suportar a carga do piso de cima (1.º).
    AS PAREDES é que transmitem as cargas do 2.º piso para as fundações.
    E não deverá considerar qualquer «ajuda» da viga de madeira carcomida pelo bicho! Considere-a «morta».

Coloque mas é aqui uma PLANTA onde se vejam :
    . as PAREDES e as suas espessuras
    . as direcções da viga e dos barrotes de madeira
    . onde pretende colocar a viga metálica.

Ainda esta semana coloquei (*) DUAS HEB 100 - fiz EU o cálculo - para resolver situações semelhantes, MAS o vão era bem mais pequeno.

Se vão colocar duas meias-vigas, não basta soldá-las. Vai ser preciso reforçar na alma.

Já agora: QUE VALORES lhe apresentaram para efectuar esse trabalho?

Aviso: se é visível os efeitos do bicho em parte da estrutura da casa, o restante vai a caminho...

(*) "coloquei" é como quem diz... os meus empregados colocaram!

Colocado por: j cardoso ... e falo, por mim, não tenho agilidade mental suficiente para fazer cálculos "a olho".
    Eu também não.
    Foi preciso a ajuda da alta tecnologia: papel, lapiseira e tabelas de cálculo ! :-)
    Concordam com este comentário: ruiga
  20.  # 20

Tal com diz Luis K.W. sabendo a dimensão da viga de madeira, tira-se o Momento Flector Resistente e dai é só consultar uma tabela de HEB's. e vá pensando que irá subsituitir as outras no futuro...

0.0213 seg. NEW