Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste fim de semana vou limpar um poço, algo que nunca fiz. É um poço de manilas com 8 mts de profundidade. Este poço tem 4 ou 5 anos mas desde que foi feito nunca foi limpo nem quando foi feito. Então a ordem de trabalhos vai ser : Retirar a cobertura do poço (não é só a tampa, é tudo ) montar um guincho para puxar os baldes, e lá em baixo, uma bomba de agua a tirar as aguas que nascem e uma pessoa a retirar as lamas com uma pá para um balde. Ora o meu problema é que sou eu que vai lá para baixo e tenho ouvido falar de varias historias de pessoas que morrem a limpar poços, mas não sei as causas de morte. Será que alguem me pode explicar os perigos ? Só me ocorre as quedas, os desmoramentos e a intoxicação por gases libertados pelas lamas existentes. Que mais me pode acontecer ?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Ao descer verifique as paredes do poço, e verifique se as manilhas se mantêm intactas.

    Mas, o mais importante é confiar nos tipos que ficam cá em cima...tem a certeza que lhe mandam a corda para subir :)))
    Concordam com este comentário: Fernando_75, musg
  3.  # 3

    ou se nao fecham o poço.... =P
  4.  # 4

    Tira a tampa do poço hoje ao fim do dia e deixe e ventilar toda a noite
    Se tiver um empreiteiro amigo peça um arnês de segurança e amarelhe uma corda e por razão nenhuma o tire, inclusive use-o ao descer sempre com uma pessoa na outra ponta da corda mantendo em tensão.
    Sempre que o balde estiver a descer ou a subir encoste-se a uma das laterais do poço e não tire os olhos dele, uma coisa é levar com ele na cabeça outra é levar com ele nas costas enquanto está curvado.
  5.  # 5

    P.S:
    Se tiver seguro de vida desconfie se a sua mulher se oferecer para segurar na corda ou para puxar os baldes
    :)))
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaTira a tampa do poço hoje ao fim do dia e deixe e ventilar toda a noite
    Se tiver um empreiteiro amigo peça um arnês de segurança e amarelhe uma corda e por razão nenhuma o tire, inclusive use-o ao descer sempre com uma pessoa na outra ponta da corda mantendo em tensão.
    Sempre que o balde estiver a descer ou a subir encoste-se a uma das laterais do poço e não tire os olhos dele, uma coisa é levar com ele na cabeça outra é levar com ele nas costas enquanto está curvado.


    que grande falha da sua parte.......=P
    entao e o capacete, o colete reflector, as luvas e o calçado apropriado para o trabalho em causa? ehehehehehehehe
    Concordam com este comentário: Picareta, musg
  7.  # 7

    O capacete não é preciso por o balde quando lhe cair na mona já serve de capacete
    O colete muito menos porque toda a gente sabe onde ele está e não me parece que no fundo do poço haja assim tanto transito
    As luvas e o calcado tem razão foi uma falha imperdoável da minha parte. Obrigado pelo reparo
    Concordam com este comentário: musg
  8.  # 8

    Dependendo da largura do poço, e da hora do dia, talvez dê jeito uma lanterna. Se bem que depois de uns minutos lá em baixo vai começar a ver melhor.
    Alexandre
  9.  # 9

    A minha mulher tinha um primo que morreu a ir buscar uma peça ao fundo de um poço. O motor que usavam era de combustão e lá em baixo desmaiou por falta de oxigénio. Mortes que poderiam ter sido evitadas...
  10.  # 10

    Boas, ja está feito e para estar aqui é porque correu tudo bem. Usamos uma bomba electrica do tipo submersivel para estar sempre a tirar a agua que acumulava. Ainda se tirou para aí 1 metro cubico de areia e lama e algumas salamandras. O que custou mais foi subir e descer as escadas, apesar de estar a sentir-me bem deves em quando vinha a cima para a ver o sol e aqueles degraus pareciam uma eternidade. Era o meu sogro que estava em cima a puxar o balde, no final quando acabamos, deixou ficar a escada para eu puder subir, cheguei á conclusão que ele até gosta de min (podia ter-me deixado lá embaixo).
  11.  # 11

    Só agora é que me inscrevi no fórum, por isso o meu comentário é deveras tardio.
    No sentido de evitar a acumulação de eventuais gases nocivos recomendo que se proceda ao arejamento do poço, e só há duas formas de o fazer (tanto quanto sei): Por extracção dos gases ou "injecção" de ar fresco. A 1º opção é mais complicada e onerosa, já para a segunda, basta um tubo e um secador............
    Quanto ao uso de motobombas, DESACONSELHO VEEMENTEMENTE, pois o monóxido de carbono e outros gases da combustão em poucos minutos causam a morte.........
  12.  # 12

    A melhor forma de limpar um poço é vira-l ao contrário, dar-lhe umas pancadinhas no fundo e voltar a coloca-lo no lugar. Não tem nada que saber.
    Concordam com este comentário: musg
    • Dj_C
    • 12 julho 2013

     # 13

    Colocado por: asdrubalA melhor forma de limpar um poço é vira-l ao contrário, dar-lhe umas pancadinhas no fundo e voltar a coloca-lo no lugar. Não tem nada que saber.


    LOLOLOLOL, Uma das melhores do dia :)

    Cumps,
    Dj_C
  13.  # 14

    Colocado por: Helldog
    e estava em cima a puxar o balde, no final quando acabamos, deixou ficar a escada para eu puder subir, cheguei á conclusão que ele até gosta de min (podia ter-me deixado lá embaixo).
    concordar
    Asneira da grossa. Dizias que tinhas claustrofobia e amandavas a tua sogra pró fundo do buraco esgravar, tú ficavas cá em cima e depois esquecias-te de içar o último calhau.
    • musg
    • 12 julho 2013

     # 15

    Tambem só agora é que vi este tópico.
    O meu principal conselho é sempre mas sempre esconder bem a carteira com cartões de crédito em qualquer lado e informar todos os intervenientes na execução dos trabalhos que já tem um testamento feito. Que só um dia será alterado, em prol daqueles que mais o ajudaram na vida.

    Agora, brincadeiras à parte.
    Como disse o Picareta verificar muito bem as condições das manilhas do poço. Mas não espere que estejam preparados para lhe mandarem uma corda.
    Como disse o Zedasilva, nunca mas nunca entre num poço sem ter um arnês que consiga garantir que está preparado para ser içado muito rapidamente para fora. (se houver duvidas em relação a isto, nunca desça o poço).
    Utilizar um tubo com um ventilador a injectar ar da superficie para o fundo do poço.
    Utilizar sempre sapatos com sola de aço. (nunca sabemos o que podemos ter no fundo).
    Verificar o nivel de água em relação ao fundo e se o mesmo é consistente.
    Se em qualquer momento se sentir "incapás, com medo, recioso, etc, etc", Venha para cima apanhar ar e desistir se for o caso.
    ( Seria muito importante utilizar um detector de gás com medições de niveis de oxigenio, mas isso sim seria muito despendioso. A não ser que tivesse alguem que lhe empresta-se um).

    Estes são talves, alguns dos pontos que consideraria indespensaveis. (é simplesmente a minha opinião).

    Agora no fim de tudo isto, tentaria sempre fazer as contas ás despezas e riscos associados e comparava com um orçamento para que foçe alguem especializado a realizar os trabalhos com um camião Hidrolimpador.

    Depois tomava uma decisão do que fazer.

    PS: Eu não trabalho com camiões Hidrolimpadores mas já estive muitas mas muitas horas dentro de tanques a grandes perfundidades a fazer aspiração de residuos. Tanques bem PIORES que poços.

    Por vezes acho que não compensa o risco se quisermos fazer bem feito.
    Concordam com este comentário: Antonio Cruz
  14.  # 16

    Colocado por: Joni MoreiraBoas. Sou experiente no ramo, tenho meu próprio material e pessoal também. Se quiser meu contacto....
    Obrigado
    parabéns joni
  15.  # 17

    Em quanto lhe ficou a limpeza?
  16.  # 18

    Colocado por: SS1128Em quanto lhe ficou a limpeza?
    290€
  17.  # 19

    Foi esta empresa Perfurações Lousada
 
0.0213 seg. NEW