Iniciar sessão ou registar-se
    • RFAO
    • 10 agosto 2012 editado

# 1

Viva

Em primeiro lugar o meu sincero obrigado pelo brilhante funcionamento deste fórum, tem-me ajudado de sobremaneira a lidar e a decidir sobre problemas para os quais teria dificuldades acrescidas em decidir em consciência e em informação...

Ainda ando com a história da climatização... Investi muito em isolamento (capoto 8 cm, cobertura 10 cm, rotura térmica na caixilharia e vidro topo de gama, entre outros), pelo que acho que não vou ter grandes necessidades de climatizar, até porque não somos muito exigentes no conforto climático. O piso radiante está fora de questão pelos custos mensais que ele implica e por não estar completamente ajustado ao nosso clima (vide comentários piso radiante neste fórum), sobravam os ventiloconvectores. Contudo, não tenho paredes disponíveis (a maior parte dos alçados são em vidro- toda a casa é rodeada de vidro), pelo que sobrava o chão e o tecto. No tecto, o arquitecto não abdica baixar o pé direito da casa 30 cm (neste momento tenho 2.70 com o tecto falso, e passar para 2.50m tirava a "graça toda a casa", uma vez que a casa tem 350 m2 no rés do chão e 120 na cave). Sobra o chão, mas o preço é exorbitante, muito mais caro que o piso radiante para aquecer e arrefecer.

De repente ficamos sem solução para climatizar :)!lol

Recentemente, foi-me apresentada a solução de vidros radiantes. Muito resumidamente passa pela instalação de um um vidro interior que tem um gás dentro que funciona através de um pólo +e outro - de apenas 12 V cuja temperatura máxima atinge no vidro 42ºC (para ninguém se queimar). Os consumos eléctricos daquilo são baixissimos, e segundo o vendedor cada m2 de vidro com este sistema aquece 6m2 de divisão. Tem preços competitivos, e aparentemente parece uma boa solução.

no entanto, como eu não entendo patavina disto, pedia ajuda aos utilizadores mais experimentados e conhecedores.

Alguém tem conhecimento para me poder ajudar a decidir? Isto é mesmo tão bom e poupa assim tanta energia?

Alguém tem outra sugestão para climatizar a casa ao melhor custo/beneficio/retorno do investimento?

Obrigado mais uma vez pela disponibilidade dos utilizadores

RFO
  1.  # 2

Colocado por: RFAOOs consumos eléctricos daquilo são baixissimos,

e são exactamente quanto?

Colocado por: RFAONo tecto, o arquitecto não abdica baixar o pé direito da casa 30 cm (neste momento tenho 2.70 com o tecto falso, e passar para 2.50m

aqui estamos todos de acordo.

mas existem muitas mais soluções, e por exemplo uma instalação pela cave com saídas verticais para o piso?
    e uma solução embutida em vigas falsas?
    ou um solução de tecto radiante?

soluções tradicionais não faltam, mas revelo a minha completa ignorância sobre vidros "radiantes" como FONTE DE AQUECIMENTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFAO
  2.  # 3

Teoricamente, se o calor que perde pelos envidraçados consegue ser reposto por esse sistema e se ainda sobrar algum calor para ser transmitido para o interior da casa, a solução é boa, sem dúvida. É uma questão de perguntar a fabricantes pelas caracteristicas técnicas (por exemplo ILO portugal?????!!)

Agora em termos prácticos esse sistema funcionará com janelas móveis?
    Para climatizar o espaço e não apenas anular o calor perdido para o exterior, a temperatura da superficie do vidro é no máximo 42ºC?
    estas seriam algumas perguntas que faria ao fabricante.
  3.  # 4

Encontrei isto:

http://www.ecoheatingcompany.co.uk/warmwave-double-glaze1

Falam em 20 a 800W/m2 e temperaturas até 70º.

Como serão as perdas no sentido exterior?
  4.  # 5

Colocado por: pedromdfFalam em 20 a 800W/m2 e temperaturas até 70º.

sim, mas isto de

preços competitivos

não tem nada.
  5.  # 6

Onde se localiza a obra?
    .. e com tanto envidraçado, não haverão necessidades de arrefecimento também?
    Se tem tecto falso com 30cm, pode colocar um sistema de ar condicionado( arrefece e aquece) do tipo multi-split com unidades interiores por conduta.

è a solução custo beneficio mais em conta.
    • RFAO
    • 11 agosto 2012

# 7

Já reparei que tenho 6 comentários. Consegui ler 1 deles no email. Mas não me aparecem nesta página. Alguém me pode ajudar para tentar ajudar, para tornar este tópico um pouco mais interactivo?
    • RFAO
    • 11 agosto 2012

# 8

Viva Muito obrigado

Vou tentar responder a todos e não me esquecer de nnguém

Colocado por: jorgealves
    e são exactamente quanto?

Por telefone o vendedor falou-me no consumo equiparado de frigorifico para uma casa de cerca 150 m2. Contudo ficou de me apresentar uma proposta pessoalmente com estudos feitos à localização da casa. Penso que em breve terei essa informação e disponibilizala-ei nesta discussão :)

mas existem muitas mais soluções, e por exemplo uma instalação pela cave com saídas verticais para o piso?
    e uma solução embutida em vigas falsas?
    ou um solução de tecto radiante?

essas são soluções possiveis, mas segundo algumas opinióes que fui recolhendo não são as mais eficazes gerando perdas. Para além disso têm o inconveniente de não ser possivel a pré- instalação, segundo os instaladores, e como disse com tanto investimento feito em isolamento, gostava de ver inicialmente como a casa se comporta e só depois decidir..

Colocado por: powerenergieTeoricamente, se o calor que perde pelos envidraçados consegue ser reposto por esse sistema e se ainda sobrar algum calor para ser transmitido para o interior da casa, a solução é boa, sem dúvida. É uma questão de perguntar a fabricantes pelas caracteristicas técnicas (por exemplo ILO portugal?????!!)
    Agora em termos prácticos esse sistema funcionará com janelas móveis?

desliga-se automaticamente assim que uma janela da divisão se abre.

Para climatizar o espaço e não apenas anular o calor perdido para o exterior, a temperatura da superficie do vidro é no máximo 42ºC?

sim correcto. o vidro exterior serve com reflector apenas, e mantêm as caracteristicas dos vidros que usar.

Colocado por: pedromdfEncontrei isto:
    Como serão as perdas no sentido exterior?

Como expliquei ao powerenergie, à partida não haverá, uma vez que o gás e feito para refletir no vidro exterior e transmitir pelo interior.. Quando o vendedor me disponiblizar a informação técnica eu publico-a para melhor analisarmos.

Colocado por: Pedro BarradasOnde se localiza a obra?

Maia

.. e com tanto envidraçado, não haverão necessidades de arrefecimento também?

Essa foi uma das nossas questões ao arquitecto. A verdade é que de inverno o sol entra directamente, mas agora de Verão não. Isto porque o arquitecto projectou umas palas que foram estudadas para precaver o Sol directo no horário de Verão...

Se tem tecto falso com 30cm, pode colocar um sistema de ar condicionado( arrefece e aquece) do tipo multi-split com unidades interiores por conduta.

Neste momento o tecto falso, tem 10 cm, e o arq, acha que baixar + 20 cm naquela casa, destroi-lhe o conceito, caso contrário já estava resolvido :)

Obrigado a todos

espero ter ajudado nas respostas para tentarmos chegar a uma conclusão final. Em todo o caso quando tiver os apetrechos e as folhas técnicas disponibilizo para fornecer dados adicionais à discussão.
  6.  # 9

Vou ser muito directo consigo, acho que aquecer pelos vidros não vai lá (na minha opinião) eu não apostava nisso pois vai ter muitas perdas para o exterior, e lá vai os consumos baixos.
    Essa foi uma das nossas questões ao arquitecto. A verdade é que de inverno o sol entra directamente, mas agora de Verão não. Isto porque o arquitecto projectou umas palas que foram estudadas para precaver o Sol directo no horário de Verão...
    Atenção com isso porque as fachadas viradas a Poente se não forem projectados sombreamento verticais não consegue impedir a entrada da radiação solar, falo por experiência propria, pois na minha casa acontece isso na zona virada a poente se os estores não estiverem descidos... aquece e bem!!! especialmente se tiver vidros baixo emissivos..
    Neste momento o tecto falso, tem 10 cm, e o arq, acha que baixar + 20 cm naquela casa, destroi-lhe o conceito, caso contrário já estava resolvido :)
    Existem unidades de embutir em paredes que podem ficar com pré instalação, tenho um amigo meu que tem assim, deixou a pré instalação e estão as caixas fechadas com pladur, quando quiser colocar os ventiloconvectores é só retirar o pladur e colocar as unidades.
    O piso radiante está fora de questão pelos custos mensais que ele implica e por não estar completamente ajustado ao nosso clima
    Deve estar a pensar em PRE pois se colocar PRH consegue obter consumos muito modestos especialmente se tiver acesso a lenha á pala como eu :) ; a questão de não estar adaptado ao nosso clima, isso são opiniões e essas normalmente não se discutem, mas a verdade que em termos de aquecimento é o método mais confortável, disso não tenha dúvidas.
    Por telefone o vendedor falou-me no consumo equiparado de frigorifico para uma casa de cerca 150 m2
    Mas deve ser um frigorifico industrial de certeza... ou uma casa passiva :), não se fie nos vendedores, muitos deles nem sabem o que vendem ou o que dizem... antes de avançar faça o que está neste forum a fazer, informe-se.

Um aparte: Se pensa que o aquecimento de vidros (que desconheço) vai ter consumos baixos... não vá em cantigas, vai querer ser pioneiro??? eu não queria??
    Cumprimentos
    • eu
    • 13 agosto 2012

# 10

Vidros radiantes? Para radiar para o exterior? LOL...

Gasta pouco? TRETA. Pela descrição, terá um rendimento de 1, tal como um vulgar e barato aquecedor a óleo ou como o Anonimo18072022A Eléctrico.

Já pensou em ar condicionado? É de longe a melhor opção em termos do trinómio custo de instalação / eficácia / custo de utilização.
  7.  # 11

Fui convidado para assistir a uma apresentação desse tipo de vidros na FIL em 2001.
    A par dos vidros "quentinhos", havia também uns polarizados que passavam num ápice, de transparentes a opacos.

Fiquei com a ideia que esse tipo de equipamento tinha como alvo, as remodelações de espaços de escritórios, que em "open space" se pretendesse criar gabinetes com mais ou menos privacidade e extra conforto.
    A ideia pareceu-me e parece-me inovadora, mas sempre numa perspectiva de remodelação, aproveitamento de espaços etc...
    • RFAO
    • 13 agosto 2012

# 12

Acabei da dita reunião, mas tenho poucas novidades...lolol

mas primeiro responder aos comentários:

Colocado por: JancidoVou ser muito directo consigo, acho que aquecer pelos vidros não vai lá (na minha opinião) eu não apostava nisso pois vai ter muitas perdas para o exterior, e lá vai os consumos baixos.

Parece a minha esposa a falar...lolol. A empresa afirma a pés juntos que as perdas para o exterior são perto de zero!!!, porque o gás que é incorporado no vidro serve como isolante, ajudando a melhores rendimentos de Verão e de Inverno, mas pode ser só conversa...

pois esse é um dos meus receios, mas já tenho árvores de folha caducas nos alçados que achamos mais críticos para ver se de alguma forma conseguimos contrariar essa questão... mas muito obrigado pela partilha

Pois mas as minhas paredes têm 20 cms de tijolo termico.. esse tipo de instalação exige 25 cm... achei que seria contraproducente estar a limitar essas paredes... mas isto é intuitivo... não é nada de cientifico!!

Deve estar a pensar em PRE pois se colocar PRH consegue obter consumos muito modestos especialmente se tiver acesso a lenha á pala como eu :) ; a questão de não estar adaptado ao nosso clima, isso são opiniões e essas normalmente não se discutem, mas a verdade que em termos de aquecimento é o método mais confortável, disso não tenha dúvidas.

Pois ainda hoje fui convocado para uma reunião numa grande empresa que fornece os equipamentos aos instaladores /(acho que não posso dizer o nome do forum). A eng até foi muito simpatica, e explicou que lá usam o PRH e tudo mais e que gasta pouco se bem gerido... quase que fiquei convencido... logo a seguir dizem-me o contrário... de loucos.... lolololol

Por telefone o vendedor falou-me no consumo equiparado de frigorifico para uma casa de cerca 150 m2.Mas deve ser um frigorifico industrial de certeza... ou uma casa passiva :), não se fie nos vendedores, muitos deles nem sabem o que vendem ou o que dizem... antes de avançar faça o que está neste forum a fazer, informe-se.

Pois lololoololololololololol Muito obrigado...

Um aparte: Se pensa que o aquecimento de vidros (que desconheço) vai ter consumos baixos... não vá em cantigas, vai querer ser pioneiro??? eu não queria??

tal como a minha esposa

Muito obrigado pela honestidade

Colocado por: euVidros radiantes? Para radiar para o exterior? LOL...

lolol acho que já tentei resumir um pouco o funcionamento da coisa lolol

Gasta pouco? TRETA. Pela descrição, terá um rendimento de 1, tal como um vulgar e barato aquecedor a óleo ou como o Anonimo18072022A Eléctrico.

O vendedor "esqueceu-se" das tabelas de rendimento. Assim que as tiver disponibilizo. nas por aquilo que percebi, o segredo está no transformador, que consome muito pouco...

Já pensou em ar condicionado? É de longe a melhor opção em termos do trinómio custo de instalação / eficácia / custo de utilização.

não gostamos muito de AC mas estamos a ponderar ventiloconvectores... que lhe parece? os principios são identicos aos do AC...

É mesmo disso que se trata...

Fiquei com a ideia que esse tipo de equipamento tinha como alvo, as remodelações de espaços de escritórios, que em "open space" se pretendesse criar gabinetes com mais ou menos privacidade e extra conforto.
    A ideia pareceu-me e parece-me inovadora, mas sempre numa perspectiva de remodelação, aproveitamento de espaços etc...

Pois.. a mim estão a vender-me como sendo de raíz... e ainda me dizem que é melhor por de raíz...

bem quanto à reunião:
    com a preciosa ajuda que tive aqui, fiz perguntas fundamentais, para as quais não obtive grandes respostas. tenho em meu poder... alguns desenhos técnicos que pouco dizem e um portfolio informativo que diz que poupa 30 a 40 % do consumo normal eléctrico.
    Como ficou um pouco atrapalhado vai mandar a planta da casa ao ENgenheiro... e este sim vai fazer um estudo dedicado...

Se puderem continuar a contribuir com conhecimento e informações, mal tenha novidades partilho...

Muito obrigado
  8.  # 13

Colocado por: RFAOalguns desenhos técnicos que pouco dizem e um portfolio informativo que diz que poupa 30 a 40 % do consumo normal eléctrico

e isto em relação a o quê exactamente?

qualquer bomba de calor (AC vulgar ou bomba de calor ar\agua) consegue 60%a 80% menos de consumo, do que o verificado se usa-se aquecedores por resistências eléctricas simples.

Colocado por: RFAOComo ficou um pouco atrapalhado vai mandar a planta da casa ao ENgenheiro... e este sim vai fazer um estudo dedicado

esta conversa, onde é que já a ouvi?
    • dato
    • 13 agosto 2012

# 14

n vejo como isso possa funcionar sem estar 24h por dia ligado sem abrir janelas... e mm assim n apostava mt

vai aquecer o quarto e a rua...com janela dupla ate podia aquecer qq coisa, agora janela simples duvido mt
    • eu
    • 13 agosto 2012

# 15

Colocado por: RFAOnas por aquilo que percebi, o segredo está no transformador, que consome muito pouco...

Se o transformador consome pouco, o sistema também vai aquecer pouco.

Vamos lá a ver: qualquer sistema com rendimento 100% gasta basicamente o mesmo, quer seja um aquecedor a óleo, um painel radiante, piso radiante eléctrico, ventilador, etc...

Portanto, a menos que esse sistema do vidro use um princípio de bomba de calor (não me parece), vai gastar o mesmo que os outros sistemas resistivos.

Conclusão: essa teoria que lhe estão a vender dos baixos consumos é... TRETA.
    Concordam com este comentário: Monteiro
    • dato
    • 13 agosto 2012

# 16

claro q é treta... ponha um aquecedor numa janela...metade do calor ia ser logo dissipado, o rendimento era pessimo
    Concordam com este comentário: Monteiro
    • dato
    • 13 agosto 2012

# 17

ps: n liguem ao que o trolha discorda...só quer a minha atenção...
  9.  # 18

Colocado por: eu
    Vamos lá a ver: qualquer sistema com rendimento 100% gasta basicamente o mesmo, quer seja um aquecedor a óleo, um painel radiante, piso radiante eléctrico, ventilador, etc...

Não existem equipamentos com rendimentos de 100%!!
    • eu
    • 14 agosto 2012

# 19

Colocado por: pedromdfNão existem equipamentos com rendimentos de 100%!!

Pronto, substitua o 100% por "cerca de 100%".
  10.  # 20

Penso que está a perder um pouco o foco do que pretende! No inicio falou na térmica da sua casa ser bastante boa e consequentemente as necessidades para aquecer seriam elas bastante baixas. Isso só mesmo quem lhe fez o projecto é que pode quantificar essas necessidades. Eu comecaria por esse ponto, saber qual a potência que precisa para aquecer a casa para manter a temperatura ambiente na sua temperatura de conforto.

Sabendo mais ou menos isso, analisaria, para perceber se o que pretende é aquecer a casa, ou eliminar as perdas para o exterior (que sendo grande parte da área envidraçado, acaba por ser uma parcela a ter bem em conta). Se o resultado for aquecer a casa, estou do lado de grande parte dos restantes comentários, ou seja, essa não é a solução a adoptar. Se chegar à conclusão que anulando as perdas para o exterior consegue manter uma temperatura para si confortável, e que os vidros radiantes conseguem anular essas perdas, então penso que é uma solução a ponderar. Não é comum, mas funciona.

Resumindo, na minha opinião, essa solução é boa não para climatizar, mas sim para funcionar como "barreira térmica".

Quando lhe falei da abertura dos vidros, não era se eles continuariam a irradiar calor, mas sim, se a ligação eléctrica conseguiria acompanhar o deslizamento das janelas. Se tem grande área de envidraçado, imagino que também terá longas distâncias de abertura das janelas, isso poderá ser um problema, não??

Finalmente, quanto à questão do vidro exterior reflectir o calor todo para o interior, a menos que a película interior do vidro exterior seja perfeitamente reflectante, logo deixa de ter "vidros de vidro", e passa a ter "vidros de alumínio"".

Eu compreendo que para si, nas circunstâncias em que esta necessidade se coloca esta solução pode ser tentadora, mas pense sempre que sendo esta uma solução que já existe há algum tempo, se só tem vantagens, porque é que não está tão disseminada?

Por ultimo, como já tenho vindo a dizer, existem formas de simular o comportamento térmico e energético de uma habitação. É recorrendo a esse tipo de simulações que consegue previamente saber se irá precisar ou não de climatizar a sua casa, e mesmo se precisar quanto e quando precisará, e assim tomar decisões sustentadas que lhe possam poupar um investimento desajustado.
    Concordam com este comentário: Monteiro, RFAO, pedromdf

0.0260 seg. NEW