Colocado por: RFAOOs consumos eléctricos daquilo são baixissimos,
Colocado por: RFAONo tecto, o arquitecto não abdica baixar o pé direito da casa 30 cm (neste momento tenho 2.70 com o tecto falso, e passar para 2.50m
Colocado por: pedromdfFalam em 20 a 800W/m2 e temperaturas até 70º.
Colocado por: jorgealves
e são exactamente quanto?
mas existem muitas mais soluções, e por exemplo uma instalação pela cave com saídas verticais para o piso?
e uma solução embutida em vigas falsas?
ou um solução de tecto radiante?
Colocado por: powerenergieTeoricamente, se o calor que perde pelos envidraçados consegue ser reposto por esse sistema e se ainda sobrar algum calor para ser transmitido para o interior da casa, a solução é boa, sem dúvida. É uma questão de perguntar a fabricantes pelas caracteristicas técnicas (por exemplo ILO portugal?????!!)
Agora em termos prácticos esse sistema funcionará com janelas móveis?
Para climatizar o espaço e não apenas anular o calor perdido para o exterior, a temperatura da superficie do vidro é no máximo 42ºC?
Colocado por: pedromdfEncontrei isto:
Como serão as perdas no sentido exterior?
Colocado por: Pedro BarradasOnde se localiza a obra?
.. e com tanto envidraçado, não haverão necessidades de arrefecimento também?
Se tem tecto falso com 30cm, pode colocar um sistema de ar condicionado( arrefece e aquece) do tipo multi-split com unidades interiores por conduta.
Essa foi uma das nossas questões ao arquitecto. A verdade é que de inverno o sol entra directamente, mas agora de Verão não. Isto porque o arquitecto projectou umas palas que foram estudadas para precaver o Sol directo no horário de Verão...Atenção com isso porque as fachadas viradas a Poente se não forem projectados sombreamento verticais não consegue impedir a entrada da radiação solar, falo por experiência propria, pois na minha casa acontece isso na zona virada a poente se os estores não estiverem descidos... aquece e bem!!! especialmente se tiver vidros baixo emissivos..
Neste momento o tecto falso, tem 10 cm, e o arq, acha que baixar + 20 cm naquela casa, destroi-lhe o conceito, caso contrário já estava resolvido :)Existem unidades de embutir em paredes que podem ficar com pré instalação, tenho um amigo meu que tem assim, deixou a pré instalação e estão as caixas fechadas com pladur, quando quiser colocar os ventiloconvectores é só retirar o pladur e colocar as unidades.
O piso radiante está fora de questão pelos custos mensais que ele implica e por não estar completamente ajustado ao nosso climaDeve estar a pensar em PRE pois se colocar PRH consegue obter consumos muito modestos especialmente se tiver acesso a lenha á pala como eu :) ; a questão de não estar adaptado ao nosso clima, isso são opiniões e essas normalmente não se discutem, mas a verdade que em termos de aquecimento é o método mais confortável, disso não tenha dúvidas.
Por telefone o vendedor falou-me no consumo equiparado de frigorifico para uma casa de cerca 150 m2Mas deve ser um frigorifico industrial de certeza... ou uma casa passiva :), não se fie nos vendedores, muitos deles nem sabem o que vendem ou o que dizem... antes de avançar faça o que está neste forum a fazer, informe-se.
Colocado por: JancidoVou ser muito directo consigo, acho que aquecer pelos vidros não vai lá (na minha opinião) eu não apostava nisso pois vai ter muitas perdas para o exterior, e lá vai os consumos baixos.
Parece a minha esposa a falar...lolol. A empresa afirma a pés juntos que as perdas para o exterior são perto de zero!!!, porque o gás que é incorporado no vidro serve como isolante, ajudando a melhores rendimentos de Verão e de Inverno, mas pode ser só conversa...
pois esse é um dos meus receios, mas já tenho árvores de folha caducas nos alçados que achamos mais críticos para ver se de alguma forma conseguimos contrariar essa questão... mas muito obrigado pela partilha
Pois mas as minhas paredes têm 20 cms de tijolo termico.. esse tipo de instalação exige 25 cm... achei que seria contraproducente estar a limitar essas paredes... mas isto é intuitivo... não é nada de cientifico!!
Deve estar a pensar em PRE pois se colocar PRH consegue obter consumos muito modestos especialmente se tiver acesso a lenha á pala como eu :) ; a questão de não estar adaptado ao nosso clima, isso são opiniões e essas normalmente não se discutem, mas a verdade que em termos de aquecimento é o método mais confortável, disso não tenha dúvidas.
Por telefone o vendedor falou-me no consumo equiparado de frigorifico para uma casa de cerca 150 m2.Mas deve ser um frigorifico industrial de certeza... ou uma casa passiva :), não se fie nos vendedores, muitos deles nem sabem o que vendem ou o que dizem... antes de avançar faça o que está neste forum a fazer, informe-se.
Um aparte: Se pensa que o aquecimento de vidros (que desconheço) vai ter consumos baixos... não vá em cantigas, vai querer ser pioneiro??? eu não queria??
Colocado por: euVidros radiantes? Para radiar para o exterior? LOL...
Gasta pouco? TRETA. Pela descrição, terá um rendimento de 1, tal como um vulgar e barato aquecedor a óleo ou como o Anonimo18072022A Eléctrico.
Já pensou em ar condicionado? É de longe a melhor opção em termos do trinómio custo de instalação / eficácia / custo de utilização.
Fiquei com a ideia que esse tipo de equipamento tinha como alvo, as remodelações de espaços de escritórios, que em "open space" se pretendesse criar gabinetes com mais ou menos privacidade e extra conforto.
A ideia pareceu-me e parece-me inovadora, mas sempre numa perspectiva de remodelação, aproveitamento de espaços etc...
Colocado por: RFAOalguns desenhos técnicos que pouco dizem e um portfolio informativo que diz que poupa 30 a 40 % do consumo normal eléctrico
Colocado por: RFAOComo ficou um pouco atrapalhado vai mandar a planta da casa ao ENgenheiro... e este sim vai fazer um estudo dedicado
Colocado por: RFAOnas por aquilo que percebi, o segredo está no transformador, que consome muito pouco...
Colocado por: eu
Vamos lá a ver: qualquer sistema com rendimento 100% gasta basicamente o mesmo, quer seja um aquecedor a óleo, um painel radiante, piso radiante eléctrico, ventilador, etc...
Colocado por: pedromdfNão existem equipamentos com rendimentos de 100%!!