Colocado por: MonteiroO transformador, é de facto a máquina eléctrica mais eficiente que existe, mas o rendimento anda sempre abaixo dos 93%, portanto é mais um elemento de perda e não de ganho.
Eu comecaria por esse ponto, saber qual a potência que precisa para aquecer a casa para manter a temperatura ambiente na sua temperatura de conforto.
Colocado por: powerenergieResumindo, na minha opinião, essa solução é boa não para climatizar, mas sim para funcionar como "barreira térmica".
Colocado por: powerenergieQuando lhe falei da abertura dos vidros, não era se eles continuariam a irradiar calor, mas sim, se a ligação eléctrica conseguiria acompanhar o deslizamento das janelas. Se tem grande área de envidraçado, imagino que também terá longas distâncias de abertura das janelas, isso poderá ser um problema, não??
Colocado por: powerenergieFinalmente, quanto à questão do vidro exterior reflectir o calor todo para o interior, a menos que a película interior do vidro exterior seja perfeitamente reflectante, logo deixa de ter "vidros de vidro", e passa a ter "vidros de alumínio"".
Colocado por: powerenergieEu compreendo que para si, nas circunstâncias em que esta necessidade se coloca esta solução pode ser tentadora, mas pense sempre que sendo esta uma solução que já existe há algum tempo, se só tem vantagens, porque é que não está tão disseminada?
Colocado por: powerenergiePor ultimo, como já tenho vindo a dizer, existem formas de simular o comportamento térmico e energético de uma habitação. É recorrendo a esse tipo de simulações que consegue previamente saber se irá precisar ou não de climatizar a sua casa, e mesmo se precisar quanto e quando precisará, e assim tomar decisões sustentadas que lhe possam poupar um investimento desajustado.
Colocado por: hangasMas o que contará principalmente para a eficiencia não será só o transformador mas sim o processo de conversão de energia eléctrica para térmica. Presumo que o processo tenha a ver com ionização de um qualquer gás e que liberte radiação IR, o que costuma ser muito eficiente.
Colocado por: hangasValores de >95% já são muito comuns, mesmo em transformadores com enrolamento de aluminio, ou mesmo 98 e 99% nos de alta eficiencia com enrolamento em cobre de boa qualidade.
Mas o que contará principalmente para a eficiencia não será só o transformador mas sim o processo de conversão de energia eléctrica para térmica. Presumo que o processo tenha a ver com ionização de um qualquer gás e que liberte radiação IR, o que costuma ser muito eficiente.
Colocado por: MonteiroQuanto ao processo de aquecimento (??), gás ionizado a 12V, desconheço, mas conheço a lei de principio geral da energia, e penso que ainda não foi revogada, e que como aqui já foi dito "não consome não aquece", ou "gasta pouco aquece pouco".
Nos processos de produção de calor em queo rendimento é superior ao consumo de energia eléctrica equivalente a sistemas resistivos, bombas de calor geotérmicas ou aerotérmicas, a restante energia é "roubada" ao meio onde está inserido o evaporador.
Não estou a ver nenhum gás ionizado ou não, a andar por aí no gamanço de energia. :-))
Colocado por: MonteiroSó para terminar, o Gás Árgon é para isolar enquanto lá estiver, não é um gás ionizável, muito menos a 12V.
Colocado por: RFAOsegundo a ficha da certificação energética os valores são os seguintes : Necessidaes globais para Climatizaçãoe AQS= 1 kgep/m2.ano; Aquecimento=78 Kwh/m2.ano Arrefecimento= 6.41 kWh/m2.ano AQS=4.99 kWh/m2 ano
Ajuda a ajudar? :)
Colocado por: RFAOO peixe que comprei dizia que o Gás Argon faz esse papel...
Colocado por: RFAOo que imaginei, é que uma vez que o investimento inicial é elevado... não houvesse tantos interessados havendo o piso radiante... Só o facto de me resolver as paredes livres... poupa-me os desabafos do arq... e da esposa lololol :). Mas entendo o que quer dizer..
Colocado por: MonteiroPeço desculpa pelos rendimentos dos transformadores, é que os "meus" que são elevadores, em cobre, para chegarem aos 93% (comprovados) até suam, o rendimento varia com a percentagem de carga. Para 99% conta já com o aproveitamento térmico, certo?
Colocado por: Monteironenhum gás ionizado ou não, a andar por aí no gamanço de energia
Colocado por: jorgealvesJá existem ciclos frigorificos com gases cada vez mais eficientes, é o caso do butano!!! é verdade !!! frigorificos e arcas com controladores a cumprir a norma ATEX. Só espero que não existam muitas fugas... embora sejam umas dezenas ou centenas de gramas de gás.
existem experiencias com fluidos frigoríficos que apresentam rendimentos (COP) de 7 e 8 vezes o consumo nominal,
desconheço se já existe a esta escala alguma aplicação comercial e "entre" vidros,
Colocado por: jorgealvese tambem nas maquinas com ciclos de absorcao sem compressorJá vi que percebe da poda, eu tive uma cadeira de refrigeração mas já lá vão uns anos; conhece algum chiller por absorção no mercado que se possa acoplar a caldeiras a lenha ou que funcione mesmo a lenha?? ou vai ter que ser inventado ainda??