Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: TROLHA...o capacete é preciso para trabalhar/aplicar os sistemas.

Esse é o nome que eu lhe dou! daí as aspas! :) Alias é por ser cómico que eu lhe dou esse nome! Teoricamente é a sensação que o calor sensível proveniente da fonte de radiação provoca no utilizador.

Se é mito urbano não sei, simplesmente estou consciente dessa eventualidade!
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 2

Brilhante discussão...

Muito obrigado. Estão a ajudar-me imenso...

Já agora uma pequena ressalva... pena os comerciais não serem mais literados e honestos...

Obrigado
    Concordam com este comentário: Monteiro
    • Leom
    • 21 agosto 2012

# 3

Eu irei colocar na minha casa piso radiante hidráulico para aquecer e arrefecer, disso não tenho dúvidas. A única que tenho é quem fará melhor a instalação disso na minha zona, mas isso terei que ser eu a fazer a pesquisa. Já agora, que marcas aconselham para o PRH e respectiva bomba de calor? Orbigado
  2.  # 4

Colocado por: powerenergie

Esse é o nome que eu lhe dou! daí as aspas! :) Alias é por ser cómico que eu lhe dou esse nome! Teoricamente é a sensação que o calor sensível proveniente da fonte de radiação provoca no utilizador.

Se é mito urbano não sei, simplesmente estou consciente dessa eventualidade!

Só a título de exemplo, que corrobora o que disse. Os projectores de halogéneo que ficam por cima do sofá, a partir de um certo tempo começam a ser incómodos para quem está por baixo. Por isso já foram substituídos por LED's.
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 5

Colocado por: LeomEu irei colocar na minha casa piso radiante hidráulico para aquecer e arrefecer, disso não tenho dúvidas. A única que tenho é quem fará melhor a instalação disso na minha zona, mas isso terei que ser eu a fazer a pesquisa. Já agora, que marcas aconselham para o PRH e respectiva bomba de calor? Orbigado

PRH= pela minha pesquisa não há melhor que giacomini....
  3.  # 6

Colocado por: RFAOPRH= pela minha pesquisa não há melhor que giacomini....

xiiiiiiiiiiiiiii que foi voçe dizer!!!!

existe tantas marcas a tantas soluçoes!!! não se pode escolher so uma!
    • dato
    • 21 agosto 2012

# 7

eu continuo a axar que o piso radiante n é para todos(€€€€) lol

axo q vi aqui casos de 20mil euros para cima...para um sistema de aquecimento n é nada meigo para a carteira
  4.  # 8

Colocado por: Sergio Rodrigues

xiiiiiiiiiiiiiii que foi voçe dizer!!!!

existe tantas marcas a tantas soluçoes!!! não se pode escolher so uma!

Então o que acha que será aconselhável? Colocar uma marca diferente em cada assoalhada?
  5.  # 9

eu apenas comentei o que o sr RFAO falou, sobre que o melhor PRH era o da giacomini! eles foram de facto pioneiros na parte do arrefecimento mas não são os unicos que existem, longe disse!
    Como é logico claro que não vai por uma marca de cada nação em cada assoalhada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFAO
    • Leom
    • 21 agosto 2012

# 10

Colocado por: RFAO

PRH= pela minha pesquisa não há melhor que giacomini....

Obrigado pela sugestão!
  6.  # 11

Colocado por: Anonimo18072022AApenas a titulo de exemplo, como já coloquei em outro tópico deixo alguns dados de um estudo feito com tecto radiante eléctrico com película de aquecimento. Conforme podem verificar a temperatura máxima típica situa-se nos 24ºC/25ºC.

O interessante seria comparar nas mesmas condições diferentes soluções de climatização. Aí sim seria possível tirar conclusões, pois desta forma, também posso colocar um gráfico com o funcionamento de VC's a garantir o mesmo nível de conforto, e não é por isso que os VC's são a melhor solução para climatização.

Tudo depende das condições de fronteira. Os dados que apresenta são de facto interessantes e perfeitamente credíveis, mas pessoalmente, não me dizem muito.
    Acho que concorda comigo que quando se quer decidir sobre algo, a primeira coisa a fazer é comparar.
  7.  # 12

Seria pedir muito se pedisse para falarem português?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, RFAO
  8.  # 13

Colocado por: Anonimo18072022AOpiniões baseadas em "impressões" pessoais são sempre discutíveis...apresentei alguns dados de uma estudo realizado para aquecimento em PRE e logo disse "mas pessoalmente, não me dizem muito"

Ai é que está, são mesmo as únicas que contam. O que é conforto para mim não o será certamente para toda a gente e a sensação de conforto de cada não se formata por meio de cálculo nenhum.
    Experimente a fazer a sua instalação perfeita e faça passar por lá 100 pessoas e depois recolha a opinião de cada um por meio de um inquérito.
    E cada pessoa tem também a sua opinião sobre custo/benefício.
    Concordam com este comentário: powerenergie, RFAO
  9.  # 14

Colocado por: Anonimo18072022ATeríamos então que enveredar pelas equações de conforto, PMV´s, PPD´s, etc. a não ser que tenha algum estudo que nos permita analisar e assim comparar como diz.
    Opiniões baseadas em "impressões" pessoais são sempre discutíveis...apresentei alguns dados de uma estudo realizado para aquecimento em PRE e logo disse "mas pessoalmente, não me dizem muito"

Quando me refiro a condições fronteira é ao espaço em si, as características destes. Ou seja, colocar o pavimento radiante e testar, colocar um radiador e testar, colocar um vc e testar...e assim sucessivamente. Eu acho que faz bem em colocar toda a informação que dispõe para clarificar mentes mais cépticas (acho que percebe que não é o meu caso), mas está a faltar o contraditório!

Quando referi que pessoalmente não me dizem muito, é no sentido de que (como alguém que acredita que percebe um pouco desta área) essa informação independentemente de ser válida apenas me diz que o sistema está a funcionar como devia, ou seja... bem..... mas não me está a dizer que esse é o melhor sistema. Aliás, eu consigo ter um controlo ainda mais fino da temperatura com outros sistemas: VC's, vigas passivas, activas....o que quiser, é só necessário saber criar um controlo do sistema que o permita. Actualmente, na minha opinião, o segredo está no controlo, e não propriamente na filosofia de climatização em si. A filosofia entra muito antes do controlo, entra quando se avaliam todos os prós e contras de cada um dos sistemas. E da forma como expressa a sua opinião, esse processo de avaliação não existe, porque a solução ideal é sempre pavimento/tecto radiante.

Claro que tudo isto cai por terra quando o utilizador interfere no funcionamento do sistema, porque aí não há controlo que resista, e nessa situação, o pavimento radiante não será dos melhores. Compreenda, por favor, que não estou a tentar mostrar que está errado, como já lhe disse, satisfaz-me que existam profissionais com o seu nível de conhecimento, porque só eleva a área, mas por outro lado não concordo com a sua postura do "pavimento radiante é o melhor"....acho-a demasiado redutora..... só isso! :)
  10.  # 15

Colocado por: Anonimo18072022AE aqui entra o utilizador, certo?
    Exactamente como referi anteriormente ou seja, o utilizador tem posteriormente um papel importante no aproveitamento da potencialidade do sistema de climatização.

Entra e não entra.... :) no meu caso, eu gostaria de não ter que estar preocupado se vou desligar ou ligar o aquecimento. Gostaria que um automato fizesse isso por mim, e no final de cada mês iria ao computador ver o que esse automato andou a fazer. Se estivesse tudo bem.... optimo, senao chamava o instalador para me melhorar o controlo. Aqui a intervenção do utilizador seria minima, ou pelo menos uma vez por mês no pior dos cenários.

Agora se for um utilizador que gosta de "mexer" e de controlar segundo os seus critérios, então aí, como referi...na altura da decisão do sistema de climatização a instalar essa variável deve ser tida em conta com elevada importância, senão como disse e bem...não se consegue tirar proveito do sistema instalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFAO
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 16

Colocado por: TROLHA...quantas marcas e sistemas conhece??..ou então,que marcas usou para comparar com a Giacomini?

Caro trolha.

Confesso que a pesquisa que fiz foi entre os profissionais da área, alguns amigos envolvidos no meio e alguns donos de empresas de fabrico que aparelhos de climatização. Estou longe de estar por dentro da realidade total de soluções, mas estou em querer que todos nós agradecemos a sua opinião.

Foi o que fiz... com base na minha pesquisa recente ;)
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 17

Anonimo18072022A e Powerenergie

Agora fique algo confuso...

Então o melhor sistema é o utilizador final, certo? É, no fundo, como colocar o Alonso a conduzir um FIAT Panda contra um Ferrari de um qualquer outro piloto... Não há milagres se o utilizador não for minimamente informado!!!

Mas nessa perspectiva, e para os maus utilizadores, não é melhor ter um sistema de baixa inercia?? ou já percebi, electronizando o sistema, conseguimos que faça uma gestão mais equilibrada por nós...

Já agora, e para informação geral, os orçamentos que tenho para PRH quente e frio e VCs a diferença não é de todo significativa, pelo que será uma questão de opção nada mais!! ;)
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 18

Colocado por: TROLHA...ou então,que marcas usou para comparar com a Giacomini?

de cabeça não sei, uma vez que essas decisões fizeram parte das reuniões iniciais onde foram discutidos rendimentos, garantias, durabilidade, etc, etc. Se fizer questão nas próximas reuniões pergunto, ou posso ainda dar-lhe o contacto das empresas que orçamentaram.. como preferir...

A partir do momento que percebi o consenso de quem vende que Giacomini é o melhor, não me preocupei muito mais... São tantas as preocupações que não dá para tudo ;) lolol

Em todo o caso, reitero o meu desafio: por favor indique uma marca com ratio preço/qualidade mais competitivo e logo se vê.. :)
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 19

Colocado por: TROLHA...para ter dito que a Giacomini é a melhor tem de conhecer tudo ou quase tudo..não é??

quais foram?

por favor releia o meu comentário 140... ;)
    • RFAO
    • 21 agosto 2012

# 20

Colocado por: TROLHA...isso era que eu queria que me dissesse,quais foram as outras onde a Giacomini venceu no preço na qualidade na competitividade etc etc....

Nao lhe sei responder lamento... Repito, que todos os comerciais foram unanimes nesta opinião... Se tiver outra, por favor partilhe-a ;)!

0.0287 seg. NEW