Iniciar sessão ou registar-se
    • peleba
    • 10 agosto 2012 editado

     # 1

    Boas,
    Antes de mais parabéns pelo excelente forum...
    Estou a pensar em adquirir e posteriormente remodelar um apartamento em Lisboa.
    Ora, antes de avançar com a compra, necessitava saber se é possivel efectuar uma demolição quase integral do miolo da casa, de modo a mais ou menos conseguir efectuar uma coisa dentro deste esboço que anexo.
    Poderão surgir precalços ao nivel de estrutura? as paredes interiores estão todas indicadas com espessura de 15cm? mesmo assim poderão ser mestras?


    PS: o edificio é de 1952, no centro de lisboa, é um 4º andar.
    Em setembro irei com um Arquitecto (está de férias) ver o imóvel.
  1.  # 2

    Se em setembro vai com um arquitecto ver o imovel, tomou a decisão mais certa que poderia ter tido.
    Assim sendo abstenho-me e aguardo depois noticias sobre o avalo do seu arquitecto


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

    ... pois, mas tenho o negócio pendurado.. se alguem me puder dar umas luzes....
  3.  # 4

    uma coisa será certa, esse desenho que tem vai sofrer muitas alterações, vai aparecer por ai umas vigas que NÃO PODEM SER RETIRADAS e que lhe vão limitar os espaços ou ficam á vista, o que vai estragar um bocado a sua ideia.
  4.  # 5

    como escrevi é um esboço;) havendo vigas, sempre se podem esconder com pladur.
    concerteza anida haverão pilares pelo meio. acho eu.
    Nesta altura já se construia com viga e pilar + placa?
  5.  # 6

    peleba


    essa sua ideia não parece viável, para já está a mexer em quase todas as paredes sem ter em conta a estrutura e tambem não me parece muito bem distribuida essa organização interior.
    tente identificar a estrutura e marcá-la na planta e trabalhe a partir dai. e se as paredes forem estruturais então ainda mais complicado estar a mexer nelas.
  6.  # 7

    já agora qual é a zona especificamente?
  7.  # 8

    Marco1, percebo a sua ideia.

    Jorgealves, Alvalade
  8.  # 9

    ... isso só vendo no local.
    No entanto o forista Luis K. W. tem experiência em edificios nessas zonas...Pode ser que este se designe a comentar ;)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 10

    Colocado por: pelebaPS: o edificio é de 1952, no centro de lisboa, é um 4º andar.
    Em setembro irei com um Arquitecto (está de férias) ver o imóvel
    Alvalade, 1952, é a minha praia! :-)
    Em vez de um Arquitecto, eu levaria um Arquitecto E um Engenheiro Civil.

    Se a licença do prédio é de «1952» pode querer dizer que começou a ser construído quando ainda se armavam as lajes de betão sobre as paredes de alvenaria (isto é, as lages NÃO apoiavam sobre estruturas de pilar-viga em betão armado).
    E, por isso, a resposta é SIM. As paredes, apesar de terem 15cm, PODEM estar a sustentar as lages. E SIM, PODERÁ ter alguns percalços ao demolir todo o interior da casa (o que não quer dizer que seja «impossível»!).

    Eu trataria de ir JÁ à Câmara solicitar a consulta do processo. Pode levar alguns dias e, por isso, ia adiantando. Se o seu Arquitecto não estiver disponível, peça cópias das plantas mais relevantes.
    No processo deverão estar algumas peças importantes. Em princípio estão identificados a estrutura (que já devia ser de pilar-viga) e AS PRUMADAS de esgoto / ventilação existentes.

    Quanto a ter o negócio pendurado, não se preocupe. O que é importante é não se precipitar. E metade de Lisboa está à venda.

    Esse 4.º é o ÚLTIMO andar ?
  10.  # 11

    ...
  11.  # 12

    Não. tem mais dois andares acima.
    Não me precipito, não ;) obrigado.
  12.  # 13

    Na planta aparecem 5 chaminés na cozinha. Deduzi que fossem do r/c+4 andares.
    Mas, claro, as plantas (tal como as minhas deduções) podem estar erradas...
  13.  # 14

    ..Tem lojas(R/C), habitação no meio piso( R/C, acima das lojas), e depois mais 6 andares.
    Dever ser isso certo ?
  14.  # 15

    Colocado por: pelebaNesta altura já se construia com viga e pilar + placa?

    Isto até você consegue ver, se existirem pilares estão visíveis nos cantos de algumas divisões, e as vigas são visíveis nos tectos. Se a parede tem 15 cm, as vigas e os pilares como são mais largos são visíveis no local. Pode lá ir ver isto sem o arquitecto, mas não compre sem a sua opinião.
  15.  # 16

    Epá eu não pesco nada disto. Agora só terei oportunidade de voltar ao local em Setembro.
    Não tirei fotos.
    Pedro, o prédio tem essa configuração.

    Obrigado.
    Adarq qual a sua opinião?
  16.  # 17

    Penso que a intervenção para ser efectuada da forma como tem que ser efectuada (ou como pretende que seja efectuada) tem antes do mais ser vista por técnicos qualificados, seja engenheiro ou Arquitecto, embora exista uma intenção clara para a qualificação e reformulação dos espaços interiores, dai no inicio sugira o arquitecto para visitar o espaço, que em conversações posteriores com a equipa de engenharia solucionaram em conjunto um reforço estrutural adequado às pretensões do cliente e intenções espaciais. Nas intervenções que fazemos para remodelação de apartamentos, Av. Roma, Campolide, etc... Sugerimos sempre um reforço estrutural (maioritariamente metálico)para garantia não só do suporte do proprio apartamento como também do edifício, não correndo riscos futuros, mas sim garantias.
    É viável uma visita ao apartamento para tentar perceber o que na realidade poderá ser demolido, o que poderá ser substituído por outro elemento estrutural e o que poderá ser reforçado.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 18

    As flores são símbolo de alegria e beleza, dão as boas vindas num estilo requintado, mantêm os espaços vivos e contribuem para o seu bem-estar
    MariGold é presentemente uma empresa que comercializa produtos para hotelaria, restauração, casamentos, baptizados ou épocas festivas
    Dispomos de uma equipa de profissionais qualificados e especializados que se encontram continuamente a procura de novos processos e métodos que visem a melhoria dos nossos produtos. Sempre com a preocupação de preservar o ambiente, proporcionando o melhor aos nossos clientes.
    A qualidade é a principal meta da Marigold.

    Para mais informaçoes, Facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/Marigold-Flores-e-Ideias/478815342146961
    Ou o nosso site:www.marigold.pt
      487661_479589308736231_1518524643_n[1]2.jpg
  18.  # 19

    Colocado por: MarigoldPara mais informaçoes,

    existem regras quanto a publicidade, e uma delas foi explicitamente violada pelo seu comentario, que além de não contribuir com nada para o caso em apreço, gera uma enorme vontade de NÃO contratar os seus serviços.
    Concordam com este comentário: riscas
    • Zegato
    • 12 agosto 2012 editado

     # 20

    Colocado por: Picareta
    Isto até você consegue ver, se existirem pilares estão visíveis nos cantos de algumas divisões, e as vigas são visíveis nos tectos. Se a parede tem 15 cm, as vigas e os pilares como são mais largos são visíveis no local. Pode lá ir ver isto sem o arquitecto, mas não compre sem a sua opinião.


    nem todos os pilares nem todas as vigas...na minha vivenda a parede que divide um quarto e uma sala em tijojo de 15 tem um pilar de de 15 por 30, e uma viga de 15 por 25, é a suposta parede mestra da casa, este pilar e esta viga nao esta visivel...nem no prjecto de estabilidade hehehe...casas antigas uhhfa
 
0.0178 seg. NEW