Iniciar sessão ou registar-se
    • whity
    • 12 agosto 2012 editado

     # 1

    Boas.
    Estou a remodelar a minha habitação num R/C de um predio abaixo do nível da rua cerca de 80cm.
    O predio tem cerca de 60 anos, entretanto devido à idade dos interiores que nunca sofreram nenhuma alteração, piquei a casa toda até mesmo ao tijolo.
    Neste momento tenho a casa toda em tijolo à mostra. A minha ideia era colocar pladur na casa toda, à excepção do WC e cozinha. Alguem me sabe dizer se posso e devo fazer algum tratamento ao tijolo, uma vez que esta à vista para evitar infiltrações ou até mesmo aparecer salitre?

    O que me aconcelham a fazer nesta fazer?
    Eu iria mesmo começar agora a fazer a colagem do pladur diretamente no tijolo, o que acham? refiro colagem para que não perca muito espaço entre paredes...

    Fiquem bem
  1.  # 2

    Tem a certeza que o reboco necessitava de ser retirado?
  2.  # 3

    Não devia ter removido os rebocos, sempre garantem alguma protecção e ajudam na resistência dessas alvenarias.

    Os rebocos só devem ser removidos se estiverem mesmo em degradação avançada. ou para substituição, no caso de paredes com problemas de humidades ascencionais ou outras, aplicar argamassas técnicas de impermeabilização.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, J.C
  3.  # 4

    Boas.

    Em muitos locais o "reboco" estava podre e solto da parede.
    O "reboco" era feito de quase 80% areia, tinha uma cor acastanhada.
    Dai ter tomado a opção de retirar mesmo tudo até ao tijolo.

    Penso que ao fazer isto também estou a excluir um pouco a hipotese de possivel aparecimento de salitre. Relativamente a possiveis humidades penso que também será melhor para verificar se realmente as paredes estavam ou não boas.
    Uma vez agora o tijolo todo à vista, existe algum tratamento que possa fazer para que fique tudo bom no futuro, sem aparecer eventualmente salitre ou humidades em qq parte?

    Cumprimentos,
  4.  # 5

    Uma vez que o retirou, faca um reboco com argamassas tecnicas de impermeabilizacao tal como o Pedro Barradas o aconselhou, isso sao paredes antigas, eu nao colava directamente ao tijolo
    • J.C
    • 12 agosto 2012

     # 6

    Colocado por: whity

    O que me aconcelham a fazer nesta fazer?
    Eu iria mesmo começar agora a fazer a colagem do pladur diretamente no tijolo, o que acham? refiro colagem


    O salitre rápidamente se encarregará de o descolar!
  5.  # 7

    Bom dia.
    O salitre não esta apenas presente no reboco? pensava que ao retirar o reboco acabaria com o salitre.
    O salitre esta no tijolo é isso?


    Cumprimentos,
  6.  # 8

    Pelo que sempre me explicaram, a salitre vem da areia.

    Como o cimento usado para assentar o tijolo também leva areia, a salitre pode vir do cimento usado nos tijolos, e não só no reboco.

    Por isso é que me disseram uma vez por causa de uma recuperação de uma casa antiga: uma vez com salitre, nunca mais se consegue tirar. Pode-se corrigir, mas não eliminar o problema.
    • J.C
    • 13 agosto 2012

     # 9

    Colocado por: WallyPelo que sempre me explicaram, a salitre vem da areia.

    Como o cimento usado para assentar o tijolo também leva areia, a salitre pode vir do cimento usado nos tijolos, e não só no reboco.

    Por isso é que me disseram uma vez por causa de uma recuperação de uma casa antiga: uma vez com salitre, nunca mais se consegue tirar. Pode-se corrigir, mas não eliminar o problema.


    Correcto!
    Mas o tijolo tambem é contaminado.
    E as telhas? Nunca viu, telhas a desfazerem-se com o salitre?
    Na minha opinião eu, não colava...
    Mas, o entendido nos pladures é o Alvaro, tente que ele explica melhor.
  7.  # 10

    Se tiver espaço faça parede dupla com caixa de ar, e depois aplique o pladur.

    Senão tiver, efetue o reboco e depois faça forra de parede com pladur. Não colar pladur à parede.
  8.  # 11

    Boas.
    Não tenho espaço para fazer paredes duplas...
 
0.0159 seg. NEW