Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Possuo um terreno com alguma área (~2000m2) que não fica longe da minha casa. Um dia destes em conversa com vizinhos surgiu uma dúvida.

O terreno está como rústico e vou agora construir muros pelo que terei de submeter projeto. Caso desejasse construir por ex. uma churrasqueira e uma piscina alguém me sabe explicar em que situação ficaria o terreno? Teria de passar àrea a urbana? Quais os encargos e em que situação fiscal ficaria o terreno?

Eu entendo que seria problemático colocar por ex. um contador da luz e água apenas com projeto para possível piscina e muros, sem contar com as despesas que teria com o mesmo. Mas o terreno tem por ex. um poço que poderia usar.

Obrigado.
  2.  # 2

Bom, após mais alguma pesquisa, encontrei o regulamento da CM relativo a "Obras de escassa relevância urbanística" com se encontra referido:
    "As edificações, estruturas ou aparelhos para a prática de culinária ao ar livre, até 4 m2".

Menos mal, portanto a churrasqueira penso poder concluir que não seria problema, desde que fosse bem pequena.
  3.  # 3

E sobre piscinas? o que é que diz lá?
  4.  # 4

"A edificação de equipamento lúdico ou de lazer associado a edificação principal com área inferior à desta última;"

No caso não existe qualquer "edificação principal".
    E claro, isto trata apenas do problema por parte da CM, teria de verificar pelas Finanças (que honestamente é o que mais me preocupa).

Como esta situação é algo rara (um terreno sem habitação, apenas piscina) é complicado encontrar discussões/opiniões sobre este assunto.
  5.  # 5

Se quiser fazer uma piscina tem que apresentar projectos para aprovação.

Quanto às finanças, o terreno está registado como rústico, mas caso o PDM permita construir no seu terreno, deveria ir às finanças e registar o terreno como urbano. Ninguém faz isto porque o valor patrimonial do terreno seria bastante superior, tal como o valor do IMI a pagar anualmente às finanças.

Resumindo:

1 - De acordo com o PDM, não é possível executar qualquer construção no terreno. Esqueça essas obras, pelo menos de forma legal.

2 - De acordo com o PDM, é possível construir no seu terreno. Se estiver sossegadinho, o terreno pode continuar como rústico que ninguém o chateia, mas se pretender licenciar essas obras vai ter que registar isso nas finanças.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alcosta
  6.  # 6

Já agora e porque deve haver quem perceba disso, estive a ver piscinas biológicas, as quais, são publicitadas como sendo isentas de licenciamento, alguém com experiência neste campo?

Quanto a passar a urbano eu não me importo de passar parte, apesar da diferença enorme no IMI, compreendo que deva pagar se o estou a usar, mas no caso como não é para habitação ficou a dúvida.

De acordo com o PDM é possível construir sem problemas naquele terreno.
  7.  # 7

Colocado por: alcostaJá agora e porque deve haver quem perceba disso, estive a ver piscinas biológicas, as quais, são publicitadas como sendo isentas de licenciamento, alguém com experiência neste campo?

Eles que lhe expliquem onde é que isso está escrito. Na lei geral (RJUE) não está, mas poderá estar nos regulamentos municipais. No meu município não está.
  8.  # 8

A falha foi minha. O que li (demorei a encontrar), foi o caso de um reaproveitamento de um tanque para uma piscina biológica, isso sim, pelo menos segunda essa empresa não necessita de licenciamento.

Deixem-me esclarecer que o meu objectivo com a abertura desta discussão é, acima de tudo, tentar ficar com uma ideia do valor necessário a investir neste 'projeto' (fora construções) para o tornar realidade.
  9.  # 9

A ideia não é má de todo, mas se conseguir ir para a frente, depois vai ver que lhe estão a faltar algumas coisinhas, que vai fazer com que o sitio não seja muito práctico, nomedamente, local para ir fazer as necessidades, local para lavar as mãos, os pimentos, o peixe etc...
    • dato
    • 14 agosto 2012

# 10

tem electricidade nesse terreno? como vai fazer para manter a agua limpa?
  10.  # 11

hfviegas a minha casa não é muito longe e não seria complicado edificar uma churrasqueira, com respectivo arrumo (para ter por ex. quadro eléctrico e máquinas da piscina) e uma casa de banho (usando o poço e neste caso, uma futura fossa). Porque (e corrijam-me se estiver errado) acredito que a maior despesa seria saneamento/águas.

A ideia é colocar contador da luz mas evitar contador da água (essencialmente porque implica mais despesas).
    Tudo isto é apenas uma ideia que estou a tentar explorar e perceber se é viável.

0.0107 seg. NEW