Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Sou novo aqui no fórum e quero deixar uma questão:
    Estou a comprar uma moradia. Pareceu-me uma boa casa. Mas à coisas que só se verificam quando se começa a habitar a casa.
    Mudei-e no último verão e tenho verificado uma serie de problemas...
    Sendo o pior, o frio que faz no interior. Tanto no Verão como no Inverno a casa tem uma temperatura mais baixa do que a que está no exterior.
    Logo, nestes dias de Inverno, posso dizer que a casa parece um frigorífico.
    Já verifiquei que as caixilharias deixam passar vento, e muito som. Apesar de ter vidros duplos.
    As paredes estão frias, logo pontes térmicas!!!

    Como resolvo este problema???

    Bruno
  2.  # 2

    Tem algum sistema de aquecimento na sua casa? O calor não aparece do nada, quanto ao verão é uma vantagem que a casa seja mais fresca.
  3.  # 3

    Pois, isso eu sei!!!
    Mas também sei que se a casa estivesse devidamente isolada, com caixilharias de boa qualidade, e já agora vidro duplo de qualidade, a casa seria confortável.
    Porque o que se passa é estar na rua com frio, e entrar em casa para um espaço onde a temperatura é mais baixa do que no exterior, para um espaço onde tenho que ligar aquecimento, sendo que quando se desliga, bastam 30 minutos para voltar a uma temperatura muito desconfortável.

    Conheço casas, onde se sente o conforto, mesmo sem um sistema de aquecimento.
    No meu caso sei que o primeiro a fazer, será a colocação de boas caixilharias com um bom vidro duplo.
    Mas será que esta solução é suficiente para resolver o desconforto que se sente em casa??

    Tenho uma outra casa, em pedra com caixilharias de alumínio e vidro simples, que isolam muito mais o vento e som do que estas caixilharias com vidro duplo, que deixam muito a desejar.

    O problema da construção em Portugal (generalizando) é a falta de aplicação das boas regras de construção, com resultados desastrosos, onde temos uma casa com uma imagem muito agradável, que quando habitada se mostra muito desconfortável. Resultado de uma má construção!!!!!!

    Respondendo ao comentário anterior:
    A casa tem lareira com recuperador na sala que garante algum conforto, digo algum, porque as perdas térmicas são tantas, que se torna difícil manter uma temperatura confortável.
    Quanto ao resto da casa, a sensação de desconforto é tanta que parece um frigorífico.
    No Verão é muito bom que a casa seja mais fresca, mas acho ridículo andar de t-shirt na rua e ter que por um casaco em casa, porque o fresco é mesmo muito fresco!!!!!

    Para terminar, posso dizer que antes morava num apartamento com paredes exteriores mais finas!!!!, com caixilharias de alumínio com vidro simples, mas que era bem mais confortável do ponto de vista térmico!!!!!

    Bruno
  4.  # 4

    Pois eu sei o que é isso, mas ainda não consegui perceber qual o problema efectivo.

    Moro numa moradia térrea com um ano e pouco, de verão é fresca ( não tão fresca como a sua ) posso dizer agradável , mas de Inverno...

    Não sei se tem algo a ver, mas a casa está 4 dias toda fechada incluindo portadas, porque a zona é bastante isolada . Talvez por isso seja mais fria! no entanto é bem fria!!

    Tenho sotão disponível mas não isolado, ou seja as telhas estão à vista e as respectivas vigas de betão, bem como o chão do sotão está em cimento, talvez isto ajude bastante ao facto da casa ser bem fria, ando a pensar isolar o sotão mas ainda não passou disso, pois tenho que analisar bem o tipo de isolamento que irei adoptar.

    Em algumas divisões da casa já apareceram pintas de bolor que eu relaciono com o facto da casa estar fria/humida e o ligar do aquecimento (ar condicionado) ainda assim acho que tal não deveria acontecer.

    Convém salientar que a casa está inserida numa zona de pinhal e perto do mar.
    •  
      alv
    • 29 dezembro 2008

     # 5

    Vivam!
    E vamos continuar a lêr, perdoem a expressão, que não tem nada de pessoal, estes "tristes" relatos, porque de tristes se tratam e vamos continuar a fazer casas todas modernaças, com aqueles imensos vãos, com aqueles isolamentos XPTO pelo exterior, ..Pimba.. e cá está o resultado.
    Vamos ver se conseguimos ajudar em alguma coisa.
    Do cimento, não há dúvias que independentemente do isolamento térmico da sua envolvente exterior, necessita de tratar urgentemente, desse sótão, e claro que a melhor maneira é criar-lhe boas condições de habitabilidade. Se por acaso não fôr oportuno, ($$$) invista algum dinheiro em manta de lã de vidro que depois pode tornar a aplicar quando tratar o sótão e estenda-a sobre o pavimento com o papel kraft virado para cima para poder ter alguma acessibilidade ao sótão. Outra hipótese é colocar em toda a extensão da casa , na parte habitável um tecto falso devidamente isolado térmicamente. Quanto aos bolores eles são resulatado da condensação provocada pelo ar que depois de aquecido pelo aparelho de ar condicionado, ao tocar nas superfícies frias, em determinadas condições de humidade e temperatura atingirem o ponto de orvalho e aí tem os seus fungos e bolores acossiados á falta de ventilação que ninguém se atreve a fazer com estas temperaturas.
    Quanto ao bmsousa, deve ser mais do mesmo, mas era conveniente que nos desse mais dados, se a casa é nova, que tipo de isolamentos nas paredes coberturas e pavimentos, portanto, uma descrição da casa e sistemas usados para que possamos ajudar.
    "Fassam" parte.
  5.  # 6

    Caro bmsousa,

    Para podermos ajudar, precisamos de mais dados da casa, conforme referiu, o nosso amigo alv, incluindo a localização da casa.
    Posso lhe adiantar que uma moradia se não for devidamente isolada, é pior que um apartamento.
    Pois num apartamento tanto o piso superior como o inferior (excepto 0 R/C) são zonas aquecidas, logo as trocas de calor pelo pavimento e pelo tecto são menores.
    No seu caso não sei se é uma moradia térrea ou se tem garagem por baixo, depois a cobertura tem que ser isolada ou a lage de esteira.
    As paredes exteriores devem ser duplas? se não tiverem isolamento poderá injectar poliuretano nas mesmas.
    Quanto aos vãos se têm vidro duplo independentemente se é o melhor ou não, não me parece que seja razão para esse esfriamento da casa.
    Mas há uma coisa que não entendo, se a casa é fria no verão, quer dizer que isola o calor do exterior, o que é bom sinal. Mas ter uma temperatura interior menor que a exterior é estranho, só se for de noite.
  6.  # 7

    Colocado por: alvVivam!
    E vamos continuar a lêr, perdoem a expressão, que não tem nada de pessoal, estes "tristes" relatos, porque de tristes se tratam e vamos continuar a fazer casas todas modernaças, com aqueles imensos vãos, com aqueles isolamentos XPTO pelo exterior, ..Pimba.. e cá está o resultado.
    Vamos ver se conseguimos ajudar em alguma coisa.
    Do cimento, não há dúvias que independentemente do isolamento térmico da sua envolvente exterior, necessita de tratar urgentemente, desse sótão, e claro que a melhor maneira é criar-lhe boas condições de habitabilidade. Se por acaso não fôr oportuno, ($$$) invista algum dinheiro em manta de lã de vidro que depois pode tornar a aplicar quando tratar o sótão e estenda-a sobre o pavimento com o papel kraft virado para cima para poder ter alguma acessibilidade ao sótão. Outra hipótese é colocar em toda a extensão da casa , na parte habitável um tecto falso devidamente isolado térmicamente. Quanto aos bolores eles são resulatado da condensação provocada pelo ar que depois de aquecido pelo aparelho de ar condicionado, ao tocar nas superfícies frias, em determinadas condições de humidade e temperatura atingirem o ponto de orvalho e aí tem os seus fungos e bolores acossiados á falta de ventilação que ninguém se atreve a fazer com estas temperaturas.
    Quanto ao bmsousa, deve ser mais do mesmo, mas era conveniente que nos desse mais dados, se a casa é nova, que tipo de isolamentos nas paredes coberturas e pavimentos, portanto, uma descrição da casa e sistemas usados para que possamos ajudar.
    "Fassam" parte.
    Caro Alv obrigado pelo apoio, no entanto porque é que acha que tenho de tratar urgentemente do sotão ? para atenuar a reduzida temperatura do piso inferior ? ou para evitar outro tipo de problemas ?
    Se isolar o chão do sotão será que já vou ver melhorias consideráveis ? Que tipo de isolamento oferece a melhor prestação ?

    Um abraço
    •  
      alv
    • 30 dezembro 2008

     # 8

    Vivam!
    Apenas por questões de isolamento térmico de inverno , mas de verão, se é o que descreve, embora se suporte melhor, também melhorará. Só isso.
    "Fassam" parte
  7.  # 9

    A minha opinião é que as pessoas quando compram um renault clio sabem que este não poderá andar a 220km como um mercedes, assim como os preços serão diferentes.

    Um aluminio de boa qualidade custa aproximadamente 3 vezes mais que esses na sua casa, assim como forrar todas as pontes térmicas, isolamento na caixa de ar de melhor qualidade, etc. Tudo isto tem que se reflectir no preço final da moradia/apartamento.

    Se quem lhe vendeu a casa, disse que eram materiais e acabamentos de primeira e o preço foi por esses materiais nesse caso o amigo foi enganad.
    Se quem lhe vendeu a casa, disse que eram acabamentos normais e o preço correspondeu a esse tipo de acabamentos nesse caso o amigo não foi enganado.


    Exemplo:

    Eu moro num apartamento construido por mim, e a minha sala é virada para o lado norte, esta divisão no verão é optima mas no inverso é fria. Claro se tivesse colocado um pano de tijolo 11 e outro de 15 mas manta da Danosa ou espuma projectada e um aluminio realmente bom estaria o problema em parte resolvido, mas neste caso os custos subiriam muito e os preços seriam outros.

    Percebe o que digo?

    Eu tenho no algarve 14 apartamentos à venda de optima qualidade, em que quando se fecha tudo não se ouve o som da avenida e o apartamento acabado de fazer tem uma temperatura de 16 graus mas os preços são mais caros. Ao lado um outro construtora fez uma construção tipo do meu apartamento onde habito e vende por menos 50000,00€. Não se pode comparar nem na qualidade nem nos preços.
  8.  # 10

    Alv

    com aqueles isolamentos XPTO pelo exterior


    A casa não deve ter isolamento pelo exterior... deve ter a solução tipica de paineis de wallmate empurrados para dentro de duas paredes de tijolo.



    Coisas da Casa
    •  
      alv
    • 31 dezembro 2008 editado

     # 11

    Vivam!
    Caríssimo AdrianoP: Realmente, o que nos andam por aí a vender na térmica é exactamente isso, i. é, isolamento entre paredes para tirar partido da Inércia, mas se ler os meus post´s sobre o assunto, a conclusão a que chego, é que anda meio mundo a enganar o outro meio.
    O que quero dizer, e repetindo-me, é que para casa normais, sem grandes áreas de envidraçados, consequentemente sem grandes ganhos térmicos devido aos envidraçados, na realidade o RCCTE valoriza o facto de haver inércia térmica, i. é, que as paredes interiores sejam maciças para que se possam aproveitar quase na totalidade todos os ganhos internos de inverno. Isto é um facto, mas esquecem que a energia dispendida para aquecer uma casa com inércia é muito maior que uma casa sem inércia, i. é, com o isolamento pelo interior em que o dito cujo RCCTE não valoriza, e muito bem, não permite aproveitar todos os ganhos internos.
    De verão é exactamente o contrário, mas a relação entre o que se gasta a mais em energia de verão para arrefecer a casa é incomparávelmente menos que o que se economiza na mesma energia de inverno no aquecimento da mesma casa.
    Parece complicado mas não é. É tudo uma questão de "contas".
    "Fassam" parte.
    • AC
    • 31 dezembro 2008

     # 12

    Boas a todos.
    Efectivamente na compra de uma casa, apartamento ou qualquer outro espaço construído para ser vivido, existem sempre toda uma série de patologias ou defeitos que só nos apercebemos efectivamente após o início da utilização dos mesmos, como disse o bmsousa. Daí que muitas vezes e quando em caso de dúvida, existirem algumas "excursões" ao dito imóvel.
    Assim, e isto é apenas um alerta para futuros compradores, por vezes é preferível abrir um pouco os cordões à bolsa e pagar a visita de um arquitecto ou engenheiro ao imóvel para fazer uma avaliação correcta do real estado do imóvel pois afinal trata-se de um grande investimento e a longo prazo onde na grande maioria das vezes investimos quase (ou todas) as nossas economias. Por isso, é sempre bom ter alguém que perceba e defenda os nossos interesses ao nosso lado.
    Digo isto não numa perspectiva de "puxar a brasa à minha sardinha", dado que sou arquitecto mas como referi acima, para alertar os mais incautos para os muitos aldrabões que por aí andam. Situações em que pedem preços exorbitantes para uma determinada zona, justificando-os com uma escolha de materiais algo dúbia mas que na óptica deles é de primeiríssima qualidade; ou por exemplo, dizendo ter vidros duplos quando na realidade, o que interessa no caso da existência de vidro duplo é a colocação do mesmo com espessura diferenciada entre o lado exterior e interior para assim proporcionar um melhor isolamento acústico; Enfim, toda uma série de pequenas coisas que quando se sabe é fácil lá chegar mas como se costuma dizer, ninguém tem que saber tudo e muito menos se nasce ensinado, abrindo assim espaço para algumas falhas de observação na compra do imóvel.
    Posto isto, caro bmsousa, o melhor conselho que lhe posso dar, é chamar alguém que conheça que perceba (se não conhece, contratar) e pedir para fazer uma avaliação correcta do imóvel onde poderá até mesmo pedir responsabilidades ao construtor pela construção defeituosa.
    Atentamente
    AC
  9.  # 13

    Boas

    Aproveito este tópico para falar da minha casa fria.

    Moradia nova térrea (240m2) + aproveitamento de sótão (80m2). Paredes duplas tijolo 20 + 3cm wallmate + 3 cm caixa de ar + tijolo 11. O telhado feito em laje com roofmate 4 cm por cima + telha. A casa tem por baixo uma caixa de ar +/- 60 cm. Tenho piso radiante (ainda não funciona), que levou placas tipo esferovite para isolar o chão. Caixilharia PVC Kommerling eurofutur 70 cm, vidor c/ planistar 6 + 16 +5.
    Moradia habitada à 2 meses. Zona de Cantanhede.

    Nos dias de frio (-3/-4 ºC), a temperatura da casa anda normalmente nos 12ºC, ao fim da tarde >17H acendo a lareira e dois aquecedores na zona dos quartos, a sala atinge os 18ºC e os quartos 15/16ºC. Ao ir para a cama (23/24h), desligo tudo. De manhã (6h30) está tudo a 12ºC. Eu sei que tenho pouco aquecimento mas mesmo assim acho a casa demasiado fria (já entrei em casas não habitadas e não me parecem tão frias) .

    Acompanhei a obra de perto e a nível de isolamento foi tudo aplicado como deve ser


    A CASA É FRIA POR SER NOVA??
  10.  # 14

    MJPEREIRAS

    o seu caso é na realidade interessante averiguar os porquês. Uma das razões poderá ser a existência do sotão ou seja o r/c não estar isolado do sotão e como tal o isolamento térmico "estar" lá muito em cima. Outra das razões poderá ser que visto ter uma caixa de ar por baixo do r/c e não ter levado ai isolamento térmico.
    É que segundo as suas paredes exteriores e caixilharia não "devia" ter uma casa fria.
  11.  # 15

    Colocado por: marco1MJPEREIRAS

    Outra das razões poderá ser que visto ter uma caixa de ar por baixo do r/c e não ter levado ai isolamento térmico.


    As placas tipo esferovite com 3/4cm para o piso radiante, não fazem esse efeito?
  12.  # 16

    Tb. acho estranho. Vivo no Minho, onde as temperaturas são mais baixas, habito a minha casa tb. há dois meses e mesmo com aquecimento desligado a temperatura interior nunca desceu dos 16º.
    Tem caixas de estores em betão?
    Pontes térmicas através dos pilares e das vigas? Estes estão isolados?
    wallmate encostado à parede interior ou à exterior?
    Caixilharia de correr?
  13.  # 17

    As caixas de estores são em material tipo o wallmate, e tenho a caixilharia na direcção do isolamento, a caixa de estores tem acesso só pelo exterior.
    Pontes térmicas nos pilares e vigas - pareceu-me a mim e ao eng resp. bem feito. Foi feito primeiro o pano exterior da casa toda em tijolo de 20 com os pilares também com 20cm *40cm de maneira que as placas do isolamento fossem sempre corridas sem emendas.
    o walmate penso que ficou encostado à parede interior.
    caixilharia de abrir c/ oscilobatente.
  14.  # 18

    Colocado por: lsobral habito a minha casa tb. há dois meses e mesmo com aquecimento desligado a temperatura interior nunca desceu dos 16º.


    Era o que eu pensava que iria acontecer
  15.  # 19

    MJPEREIRAS

    aparentemente ou há ai alguma ponte térmica algures no "sistema" todo ou então é aquilo que lhe disse sobre o sotão e talvez tambem aliado a uma pouca exposição solar da casa.
    Em relação ao isolamento térmico da laje do r/c penso que para o piso radiante tem de estar acima da laje mas para um bom comportamento do isolamento térmico per si devia estar abaixo da laje.
  16.  # 20

    A exposição solar é boa a moradia é isolada sem nada a fazer sombra.
    O isolamento para o piso radiante ficou em cima da laje.
    Em relação ao sótão já me esquecia, o sótão está aberto para a sala tipo varanda interior, mas para lhe ser sincero acho o sótão mais quente e confortável.
 
0.0231 seg. NEW