Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Estou há cerca de 5 meses na minha casa nova, onde tenho o aquecimento de àguas sanitárias por intermédio de um esquentador.
    Para o caso, é um Junkers/Vulcano KME de 14 litros, ventilado.

A alimentação de água à casa provém de duas formas: ou água da rede, ou proveniente de um furo artesanal, com motor.
    Após a ligação à casa, andámos a limpar os vários filtros das torneiras e esquentador, e, como é normal, tinham areia e algumas pedritas...

Bom, quanto ao esquentador, acontece que, desde início, o mesmo só liga quando se abre a torneira de água quente no seu máximo, pelo que, nos banhos, é complicado regular a água quente/morna... mas fomos aprendendo a gerir esta situação, uma vez que a maior parte dos banhos são de banheira.

Contudo, nos duches é complicado regular a água morna, pois a reduzirmos a àgua quente, o esquentador apaga-se.
    Creio que isto é motivado pela pouca pressão na água, pois noto que quando o motor (exterior da água) se liga, a pressão da água aumenta e o esquentador funciona bem.

Mas, ainda assim, tem estado tudo a trabalhar mais ou menos bem...

Até que, agora, algo se passa... mesmo sem torneira nenhuma aberta, o motor está sempre a arrancar, e, devido a isso, o esquentador também está sempre a arrancar!
    Ou seja, liga o ignitor, liga por 1 segundo o gás, liga a ventilação, e depois... desliga-se, porque não há consumo de água em lado nenhum...
    O que faço, por exemplo, durante a noite, é ir fechar a torneira de água do esquentador, para que não esteja ali a gastar gás desnecessariamente, nem sempre a activar o ignitor (pois pode avariar algo com tantos arranques tão curtos!).

Mas isto, concerteza, será algum problema no motor. só que, mesmo assim, é o esquentador quem está a "sofrer"...
    E agora, não sei se é derivado a isto, só consigo activar o esquentador nas torneiras de maior caudal (banheira/duche), sendo que nas torneiras de lavatórios, não consigo fazer com que o esquentador arranque!

Já estive a ver o pressostato do motor e está regulado entre 2 (ligar) e 4 bar (desligar), quando o manual do esquentador diz que a partir de 1,15bar (salvo erro) ele liga...

Alguém me saberá dar uma ajuda sobre estas situações?
    - esquentador sempre a arrancar quando o motor liga
    - impossibilidade de ter água morna, senão oesquentador desliga
    - impossibilidade de activar o esquentador nas torneiras de menor caudal (lavatórios)

Obrigado desde já
    •  
      FD
    • 17 agosto 2012

# 2

É novo o esquentador? Foi montado por um técnico?
    Se sim, eu activava a garantia...
  2.  # 3

Sim, é novo. Não foi é montado por nenhum técnico, foi por mim e pelo meu pai, tipo, plug n' play...

Quer dizer, quem ligou as bichas da água e do gás foi o "electricista/canalizador/técnico", nós fixámo-lo na parede e ligámos a tubagem de exaustão..

Eu coloquei o tópico para tentar esclarecer se seria algum problema do esquentador mesmo, para assim chamar a garantia, ou se o problema está na "periferia" (rede água, motor...)
  3.  # 4

Treladocao

Pelos sintomas, o problema pode estar na tubagem. Se tem troços de tubagem que não estão a ser ainda utilizados, logo com ar, estes podem estar a fazer de "balão", e a activar o fluxostato do esquentador quando a pressão aumenta a jusante, ou seja quando o motor liga.

A solução será purgar essa tubagem.

O grupo hidropressor também deverá ser revisto.

Ps: Não entendo nada de esquentadores, estou afazer apenas um raciocínio lógico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treladocao
  4.  # 5

não estará a membrana do autoclave rota?
    abra uma torneira de água fria até ouvir o motor a arrancar, depois feche e veja se o motor pára logo, ou se fica aos arranques, ou se fica a trabalhar até chegar á pressão certa e pára.
  5.  # 6

e com a água da rede» como é que se porta?
  6.  # 7

Colocado por: Monteiro...
    A solução será purgar essa tubagem.
    ...

Vou verificar isto... é que tenho para lá várias torneiras que não uso (por enquanto)

Colocado por: fernandoFerreiranão estará a membrana do autoclave rota?
    abra uma torneira de água fria até ouvir o motor a arrancar, depois feche e veja se o motor pára logo, ou se fica aos arranques, ou se fica a trabalhar até chegar á pressão certa e pára.

Não sei o que será o autoclave... vou indagar.
    Mas o teste das torneiras que diz, já efectuei... o motor arranca, chega à pressão certa, e pára. Mas, depois, sem nada aberto, volta a arrancar mais um curto tempo, e assim sucessivamente.

Colocado por: fernandoFerreirae com a água da rede» como é que se porta?

Tirando a parte do motor, com a água da rede, o esquentador comporta-se igual: só liga com a água quente aberta ao máximo nas torneiras de maior caudal...

Colocado por: TROLHA...desconfio que "este" não tem membrana.

Pois não sei, vou indagar..
  7.  # 8

Trolha, é um motor do tipo "balão", acho que é isso que chamam...
  8.  # 9

pode ser a membrana que tá dentro do balão que tá rota
  9.  # 10

Olá, certifique-se que entre o esquentador e a 1ª curva do tubo de exaustão tem no minimo 30 Cm de distância, se sim então simplesmente dê uma limpesa nos mesmos ou no caso de ter tb exaustor veja se não é o dito cujo que ao puxar manda o ( vento para trás )
    Concordam com este comentário: Armanda Nunes
  10.  # 11

Colocado por: Prumo&Esquadrocertifique-se que entre o esquentador e a 1ª curva do tubo de exaustão tem no minimo 30 Cm de distância, se sim então simplesmente dê uma limpesa nos mesmos

e isso faz com que o motor de abastecimento de água trabalhe sozinho??? fonix...

Colocado por: Prumo&Esquadroou no caso de ter tb exaustor veja se não é o dito cujo que ao puxar manda o ( vento para trás )

o esquentador é ventilado
  11.  # 12

depois de ler tudo quase que aposto que sei qual o problema!! a valvula de retenção da bomba de agua esta digamos kaput o que faz com que a bomba trabalhe de tempos a tempos e ao trabalhar alguma agua passa pelo esquentador o que faz com que arranque!
  12.  # 13

Colocado por: TROLHA...
    uma foto do sistema que tem lá em casa é o suficiente...

É este o motor.
    É velho, pois está lá há bastantes anos (a casa esteve somente alvorada e rebocada cerca de 9 anos).

E quanto à situação do esquentador só activar com as torneiras de maior caudal ligadas?
    Só hoje de tarde vou testar as hipóteses aqui lançadas.
      Imagem3269.jpg
  13.  # 14

Então? Qual foi o resultado??
  14.  # 15

Colocado por: MonteiroEntão? Qual foi o resultado??

O resultado ainda é desconhecido...
    Após purgar a tubagem como sugerido (abrir todas as torneiras para tirar o ar), o comportamento manteve-se.

Estou a aguardar a visita a casa do "electricista/canalizador/técnico" que fez as redes de águas e gás, e ligou o esquentador, para que me diga o porquê deste comportamento resultante do trabalho que fez...
  15.  # 16

amigo valvula retenção esta kaput!!!!
  16.  # 17

RESOLVIDO

Bem, super simples:
    - o balão do motor tinha falta de ar (ou ar a mais? é isto?), foi só ver essa questão do ar.
    A membrana ainda estava boa, ao que disseram.

Agora o esquentador já trabalha bem.

Obrigado a todos pelas sugestões.

0.0175 seg. NEW