Iniciar sessão ou registar-se
    • Vonda
    • 17 agosto 2012 editado

     # 1

    Bom dia
    Estou com uma dúvida e penso que me podem ajudar...
    Já tenho um Credito Habitação (CH) para casa própria permanente. Agora vou comprar uma casa para arrendar.
    Se fizer CH secundária para esta nova casa, o valor da escritura sobe substancialmente bem como a mensalidade.
    Para poupar esses trocos estou a pensar pedir outro CH permanente e só regularizar a situação nas finanças mantendo a morada fiscal na primeira casa.

    Quando o segundo CH der entrada nas finanças como é que as finanças irão proceder quanto à morada fiscal
    Mudam para a nova e terei que alterar para a antiga ou fico com duas moradas fiscais até regularizar a situação?
    As finanças avisam os bancos que têm duas moradas fiscais da mesmo pessoa?
    Há algum cruzamento entre bancos para saberem se há mais que uma CH permanente?

    Desculpem o "bombardeamente" de perguntas
    Obrigado
  1.  # 2

    Mudam para a nova e terei que alterar para a antiga ou fico com duas moradas fiscais até regularizar a situação?
    NÃO. Cada pessoa apenas tem 1 morada fiscal.

    Não tem de fazer nada. Faz o credito, compra a casa e pronto. Em principio não tem de mudar a morada fiscal. Os bancos não pedem (não pediam) esse tipo de comprovativo.
    Atenção que se fizer isto, não pode pedir a isenção do IMI (não sei se se aplica no seu caso).

    Se o banco pedir, muda a morada fiscal e passado uns meses volta a mudar para a 1ª casa....

    já agora ajude-me também...
    É que fazer um crédito para comprar uma casa para arrendar, não é grande negócio. Salvo o facto de voce ter encontrado uma casa para comprar muito baratinha...
    Ou então sou eu que faço mal as contas. Não quer explicar as suas contas?
    Concordam com este comentário: FD
  2.  # 3

    PBarata obrigado pela resposta...

    Percebo a sua duvida e se me ficasse pelas simulações que se fazem pela net e que dão 5 ou 6% de spread não compraria casa
    A oportunidade de compra da nova casa surgiu devido ao
    1) preço do imóvel,
    2) protocolo construtor <-> banco

    Quanto à segunda habitação mesmo que ficasse como morada fiscal não teria isenção de IMI porque a partir de 2012 só há isenção para imóveis avaliados até ~140 000€

    Quanto à sua sugestão "se o banco pedir, muda a morada fiscal e passado uns meses volta a mudar para a 1ª casa...."
    não sei se será viável pelo facto da primeira ter isenção IMI.
    Assim que mudar a morada para a mais recente para ter comprovativo para entregar ao banco deixo de ter isenção do IMI da primeira, confirma?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 17 agosto 2012 editado

     # 4

    Concordo com o PBarata.

    Atenção é que na central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal aparecerão os dois créditos.
    E é possível que, se algum dos bancos for especialmente fiscalizador, veja que existem dois créditos para HPP...

    Ou seja, se quiser arrisque mas, prepare-se para poder pagar um crédito como habitação secundária na eventualidade de ser "apanhada".
    Não faça as coisas à tangente...

    Sobre a central de responsabilidades de crédito leia: http://www.bportugal.pt/pt-PT/PublicacoeseIntervencoes/Banco/CadernosdoBanco/Biblioteca%20de%20Tumbnails/Central%20de%20Responsabilidades%20de%20Cr%C3%A9dito.pdf

    Do que sei, e se não me estou a esquecer de nada, as finanças não transmitem qualquer informação aos bancos. Já o contrário, acontece bastante.
    Concordam com este comentário: PBarata
  3.  # 5

    Do que sei, e se não me estou a esquecer de nada, as finanças não transmitem qualquer informação aos bancos. Já o contrário, acontece bastante.


    Off-topic: sugiro uma pesquisa no site do BDP sobre a legislação contra o branqueamento de capitais - se todos tivéssemos noção do que se passa nas nossas costas.. .
    • Vonda
    • 17 agosto 2012 editado

     # 6

    Obrigado pelo link...
    Numa rápida leitura e sobre habitação própria permanente cheguei à conclusão que essa informação é rapidamente cruzada pelos bancos se estiverem preocupados com isso
    "Qual é a informação centralizada que o Banco de Portugal divulga regularmente pelas entidades participantes?
    Valor do saldo de responsabilidades de crédito, detalhado de acordo com o nível de responsabilidade, situação do crédito, prazo original do crédito, prazo residual do crédito, produto fi nanceiro, classe do crédito vencido (quando aplicável), tipo e valor da garantia e prestação mensal;"


    Estive a comparar com detalhe a mensalidade d CH propria com a secundária e reparei q a diferença de valores relaciona-se com Imposto Selo.
    Será que este Imposto Selo é proveito pro banco ou não se vão chatear com isso

    Sobre o Anti Money Laundering é uma preocupação crescente mas a informação segue sempre Banco -> Finanças/BdP e nunca ao contrário.
    Os bancos para além de ter que informar essas duas instituições e da obrigação de avisar a policia(!!) na suspeita de alguma situação não tem responsabilidade em detectar casos dessa natureza... penso eu de que! ;)
 
0.0132 seg. NEW