Iniciar sessão ou registar-se
    • RFAO
    • 18 agosto 2012 editado

# 1

Viva perdoem-me eventualmente a minha ignorância, mas tenho assistido a um crescente e ridículo aumento dos spreads dos bancos Portugueses.

A minha questão vai no sentido e porque não pedir um empréstimo a um banco estrangeiro?? Por exemplo na Alemanha os maus clientes pagam spreads de 1.5%!!!!! Mesmo com esse " mau" spread, é cerca de 1/5 do praticado em Portugal.

Devem haver alguns impostos adicionais para esse tipo de transacção, mas alguém sabe como se faz ou se é possível...Em todos os outros bens é possível dentro do espaço Europeu, pelo que isso também deve ser possível. Sei que as estradas, alguns empreendimentos públicos e outros são feitos recorrendo aos bancos estrangeiros, mas o pequeno consumidor não faço ideia...

Obrigado
  1.  # 2

Os maus clientes também têm que apresentar fichas de salários, ter conta aonde se deposita o salário, aberta naquele banco e também são muito criteriosos.
    Se os bancos portugueses não emprestam a quem trabalha em Portugal, duvido que algum banco noutro pais o faça.
    Eles só emprestam quando têm a certeza que quem pede vai poder pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFAO
    • RFAO
    • 18 agosto 2012

# 3

Colocado por: JacintaEles só emprestam quando têm a certeza que quem pede vai poder pagar.

Mas então não há nenhum problema em pedir consultas em bancos estrangeiros? Ou seja não qualquer nenhum entrave a pedir um emprestimo num banco estrangeiro desde que seja dentro da EU.
    Domiciliaria lá o salário sem problemas..
    • dato
    • 18 agosto 2012

# 4

existem mts bancos estrangeiros em Portugal..geralmente são os que dao melhores spreads(mais baixos)
    o risco é diferente em cada país, por isso as taxas diferentes

é como alguém ter 200mil euros no banco e lá ir pedir 50mil e ate lhes dão um spread baixíssimo, como alguém com trabalho a termo e com 1000euros no banco ir pedir empréstimo para a casa... imaginem a resposta do banco
  2.  # 5

A DB, assim como qualquer outro banco estrangeiro em Portugal deve funcionar neste aspecto como o Santander, o Millenium ou a CGD.
    Se o agregado familiar receber mensalmente 1.000 euros, muito dificilmente irão dar crédito.
    Imaginando que ficariam a pagar 400 euros durante 20 anos, ficariam com 600 para os outros gastos da casa, para o comer e para os transportes.
    Se ainda por cima, um deles (ou os dois) tiverem um contrato a termo que não ira ser renovado, que garantias terá o banco que lhe vão pagar sempre?
    O negócio deles é dinheiro, não casas.
    O melhor, por enquanto, é não pensarem nisso.
  3.  # 6

Quem arrenda uma casa pode sempre sair quando não tem possibilidades de continuar a pagar, mas quem compra, se deixa a casa, perde-a, assim como o dinheiro que investiu.
    Quando era mais jovem e pagava renda ao senhorio dizia sempre: "logo que possa, compro. Pago uma renda, mas não ao senhorio", foi o que fiz, mas apenas quando comecei a ter possibilidades de o fazer sem risco.
    Concordam com este comentário: prrrc
  4.  # 7

Pedir emprestimo no estrangeiro nem pense , as filiais dos bancos estrangeiros em Portugal sao completamente independentes , por a caso sou cliente do Credito agricola aqui em França, e em Portugal, fiz essa pergunta ao meu consilheiro aqui em França, e disse me o seguinte, nao pode fazer aqui um credito em França para comprar em Portugal tem de se dirigir a nossa filial em Setubal, evidentemente isto hé para particulares, porque o mundo da finança, ha muito tempo que esse problema nao existe, ha a Europa para os grandes , mas para a populaçao, estao se tramando!
    •  
      GF
    • 18 agosto 2012

# 8

Ora nem mais jesus mendes... é mesmo isso
  5.  # 9

É a "livre" circulação de bens e serviços na europa.
  6.  # 10

Nao deveria mas nao hé...
    • RFAO
    • 20 agosto 2012

# 11

Colocado por: danobregaÉ a "livre" circulação de bens e serviços na europa.

pois de livre circulação não tem nada...enfim... há a Europa dos grandes e a dos pequeninos...
    lolol
    •  
      FD
    • 20 agosto 2012 editado

# 12

Legalmente "acho" que não há qualquer restrição em contratar um empréstimo no estrangeiro para financiar a compra de um bem localmente.
    A questão é que não há interessados (bancos) em fazer isso e há alguns "problemas" logísticos e legais (que legislação é que vai ser aplicada?).

Mais informações: O crédito hipotecário na UE.

Aliás, se não se falar em hipoteca, a possibilidade de contratar crédito transfronteiras já está legislada: http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/protection_of_consumers/co0001_pt.htm
    • RFAO
    • 20 agosto 2012

# 13

Colocado por: FDLegalmente "acho" que não há qualquer restrição em contratar um empréstimo no estrangeiro para financiar a compra de um bem localmente.
    A questão é que não há interessados (bancos) em fazer isso e há alguns "problemas" logísticos e legais (que legislação é que vai ser aplicada?).

Mais informações:O crédito hipotecário na UE.

Aliás, se não se falar em hipoteca, a possibilidade de contratar crédito transfronteiras já está legislada:http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/protection_of_consumers/co0001_pt.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RFAO

Grande ajuda ...

Muito obrigado
  7.  # 14

Legalmente eles (os bancos) nao podem impedir de fazer esse tipo de emprestimo em aplicaçao com os acordos da UE, nao podem ma fazem no, atravez de imensos obstacolos internos para obter esse tipo de emprestimo, a unica soluçao hé, se alguem diigentar esse tipo de empretimo e nao for aceite, hé dirigir se para o tribunal da Uniao Europeia! mas isso hé um facto de demorar bastante tempo, e caso o banco seja condenado por descriminiçao, entao fara jurisprudençia
    • RFAO
    • 20 agosto 2012

# 15

Colocado por: de jesus mendesLegalmente eles (os bancos) nao podem impedir de fazer esse tipo de emprestimo em aplicaçao com os acordos da UE, nao podem ma fazem no, atravez de imensos obstacolos internos para obter esse tipo de emprestimo, a unica soluçao hé, se alguem diigentar esse tipo de empretimo e nao for aceite, hé dirigir se para o tribunal da Uniao Europeia! mas isso hé um facto de demorar bastante tempo, e caso o banco seja condenado por descriminiçao, entao fara jurisprudençia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RFAO

Então o melhor é tentar... mas sem esperanças...lololololol
  8.  # 16

Ja agora pode tentar lol, no entanto esta conversa tambem me sabe muito, vou aqui falar com o meu responsavel financeiro no Credito Agricola e expor lhe o problema que quero fazer aqui um emprestimo para comprar em Portugal , vamos la a ver como hé que ele se vai desengalfulhar do assunto, depois eu contarei
    • RFAO
    • 20 agosto 2012

# 17

fantástico de jesus mendes

Muito obrigado

Já agora, o contrário ir a um banco estrangeiro perguntar se é possivel emprestar em Portugal... ;) Isso seria fantástico...;)

Muito obrigado

RFO
  9.  # 18

Tenho um cliente que vive em França, trabalha no Luxemburgo e pediu credito em França a um Banco Francês para construir aqui no Minho e foi lhe concedido. O banco nao sei como fez mas penso que avaliou o local onde ia ser feito a moradia. Pelo menos sei que foi assim.

cumps
  10.  # 19

É preciso ser residente nun país para se poder obter empréstimo nnum banco desse país, não interessa se a casa vai ser construída na china ou na suécia
    Concordam com este comentário: minhodesign, anadesousa

0.0171 seg. NEW