Iniciar sessão ou registar-se
    • mirc
    • 18 agosto 2012 editado

     # 1

    Boa noite

    Antes de mais quero felicitar-vos por este espaço.

    Venho pedir a quem me puder , um esclarecimento.

    Vou dar inicio a um processo de divorcio, estamos a seguir o mutuo consentimento. Queriamos fazer as coisas sem prejudicar ninguem e evitando despesas.

    O nosso problema é a casa ( em relação a despesas que possamos ter).

    Partindo do pressuposto que fico com a casa e compenso a parte dele, que encargos ainda terei de enfrentar perante o banco?

    Alguem que tenha passado por isto e me possa dizer?

    A situação é recente e so para a semana vamos começar a tratard as coisas, não tenho a minima noção de custos nem em termos de conservatoria , nem de nada ....

    Se alguem por aqui souber e quiser partilhar agradeço muitooo


    obrigada desde ja
  1.  # 2

    Acho que para alem de "comprar" a parte dele ficara a pagar o resto da divida ao banco, Talvez seja melhor vender em conjunto e comprar outra em separado.
    Exemplo: comprou por 100, deve ao banco 80, o valor actual da casa dada a situação do pais vale 90. Tera que pagar 10 ao seu companheiro mais os 80 que deve ao banco. Alguem que me corrija se tiver errado.
    Concordam com este comentário: pedromdf
  2.  # 3

    Será difícil que o banco aceite a redução da responsabilidade da dívida de duas para uma só pessoa.
    Concordam com este comentário: Isis, Erga Omnes
  3.  # 4

    Colocado por: pedromdfSerá difícil que o banco aceite a redução da responsabilidade da dívida de duas para uma só pessoa.

    ....e se aceitar o spred.....upa, upa.
  4.  # 5

    Pode comprar a parte da sua ex-cara metade mas creio que tem de ser feito outro credito caso nao tenha o dinheiro disponivel para essa mesma compra.conheço quem o fez e ficou com as duas prestaçoes e dois creditos a pagar... Agora se fosse comigo iria em primeiro lugar ao banco ver quais as possibilidades de ficar como unica parte responsavel desse credito ...quanto a eventuais despesas eles podem informar de acordo com as soluçoes.(gastos, alteraçao de spread...etç)
    boa sorte.
  5.  # 6

    Se compraram a casa por 100 e quiser compensar o seu futuro ex deverá fazer muito bem as contas, ou arrisca-se a fazer um péssimo negócio.
    Se, por exemplo, a casa já só vale 80 só deverá compensar o seu futuro ex em 80% de metade do que está pago.

    O problema vai ser o Banco. O mais certo, e SE autorizar, é subir-lhe o spread...
    Concordam com este comentário: orozcodesign
    •  
      FD
    • 20 agosto 2012 editado

     # 7

    Escrevi isto em tempos sobre um caso parecido, aqui aplica-se o mesmo (com as devidas diferenças de género):

    -> vai ao banco indagar a possibilidade de ela ser exonerada do actual crédito (ou seja, "sair" do crédito);
    -> o banco vai analisar a sua situação financeira e fará um estudo para saber se pode ou não suportar o crédito pela totalidade, posteriormente deverá dar-lhe uma resposta se a sua ex pode ou não ser exonerada;
    -> o banco responde não ou apresenta condições desfavoráveis/insuportáveis? A única alternativa é vender a casa. Vende-se a casa, paga-se ao banco, pagam-se eventuais despesas existentes (comissão imobiliária, etc.), divide-se o que restar pelos dois, seja ganho, seja dívida;
    -> o banco responde sim? Faz uma escritura de compra da quota da sua ex + mútuo (empréstimo), paga os impostos, paga os registos e tem a casa para si. Custos? Depende muito do valor da casa mas, não espere menos de 1.000€ a 2.000€.

    Normalmente, os bancos não gostam nada destas situações e costumam agravar as condições (sobem spread, etc.) se chegarem a aprovar o novo crédito.
    Na prática, para o banco e para o estado, é como se fosse comprar a casa novamente, apesar de já lá viver. Pagará tudo e passará por todo o processo que envolve comprar uma casa, só que em vez de pagar sobre 100%, pagará sobre 50%.

    https://forumdacasa.com/discussion/12682/separacao-de-novo/
  6.  # 8

    Já é um bom começo que queiram fazer as coisas a bem.

    Se realmente quer ficar com a casa primeiro vai ter de falar com o banco para ver se é possível retirar a sua
    futura ex-mulher do crédito e também que você consiga pagar o empréstimo sozinho.
    Se o banco concordar será necessário que o mesmo passe um documento a autorizar isso para depois usar no registo civil.
    O spread não é alterado (pelo menos no meu caso não subiu, que na altura era de 0,6%), apenas foi retirado o nome da minha ex do empréstimo.

    Agora nas conservatórias do registo civil(começou a ser feito nessa altura) já é possivel tratar do divórcio e da casa tudo ao mesmo tempo.

    As contas a fazer ao que tem de dar podem ser feitas assim:

    Ex.

    valor do empréstimo - 100.000€

    Valor em dívida - 80.000€

    Imagine que conseguia vender a casa pelos 100.000€:

    100.000-80.000= 20.000€

    20.000/2= 10.000€ valor a receber por cada um de vocês após a venda

    Este seria o valor que teria de dar à sua ex. Claro que poderia ser menos ou mais que isto consoante o que acordassem entre vocês.
    Não teria de dar metade do valor da casa uma vez que metade da divída também é dela.

    Estas apenas servem para você ter uma ideia.A casa em si não é um bem 100% vosso uma vez que existe uma divída associada.

    A partir do momento em que haja acordo podem seguir com as coisas.

    Se bem me recordo no registo civil paguei cerca de 800€(divórcio/casa) mas esse valor deve variar consoante o valor da casa.
    •  
      FD
    • 22 agosto 2012

     # 9

    Colocado por: fsilva80O spread não é alterado (pelo menos no meu caso não subiu, que na altura era de 0,6%), apenas foi retirado o nome da minha ex do empréstimo.

    Isto varia muito... mas, no actual contexto em que os bancos andam sedentos por juros mais elevados, duvido muito que não mexam no spread.
  7.  # 10

    e ainda a acrescer que os bancos estão a subavaliar as casas!
  8.  # 11

    Colocado por: fsilva80

    Se bem me recordo no registo civil paguei cerca de 800€(divórcio/casa) mas esse valor deve variar consoante o valor da casa.


    Tire-me só uma dúvida, não é necessário pagar novamente IMT pois não?
  9.  # 12

    não. Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hfviegas
 
0.0147 seg. NEW