Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho a minha habitação concluída a algum tempo, ainda não vivo lá porque não tenho a licença de utilização, todo o processo foi entregue e não tenho nenhum documento em falta para que me passem a licença de utilização, penso que devido ao motivo de férias ainda não ma deram, estou a pagar o saneamento há três meses gostaria de saber se o tenho que continuar a pagar ou se só tenho que pagar depois de obter a licença de utilização.
  2.  # 2

    Colocado por: Cristiano Freitasestou a pagar o saneamento há três meses

    Como? tem contador de água?

    Já foi à câmara saber porque é que ainda não passaram a licença de utilização?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristiano Freitas
  3.  # 3

    Caro Cristiano,

    não imagina a quantidade de casas neste país que são habitadas sem autorização de utilização. Se a casa tem condições habite-a, peça ao seu gabinete de projetos que trate da licença de utilização.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristiano Freitas
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    Como? tem contador de água?

    Já foi à câmara saber porque é que ainda não passaram a licença de utilização?


    Ainda não tenho contador de agua porque ainda não o vieram colocar, já fui várias vezes a câmara, têm sempre uma desculpa a ultima foi dizerem que faltava a certidão permanente, mentira porque eu a tinha entregado, talvez a tenham perdido, enfim estamos em Portugal...
  5.  # 5

    Colocado por: doisarquitectosCaro Cristiano,

    não imagina a quantidade de casas neste país que são habitadas sem autorização de utilização. Se a casa tem condições habite-a, peça ao seu gabinete de projetos que trate da licença de utilização.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cristiano Freitas


    O gabinete tratou o que tenha a tratar, depois do processo concluído entreguei o processo na câmara, de momento continuo a aguardar licença.
  6.  # 6

    Dê-lhes o código da certidão permanente e já não lhe podem dizer que tem esse elemento em falta.

    www.gabineteop.com
  7.  # 7

    Colocado por: Cristiano Freitasjá fui várias vezes a câmara, têm sempre uma desculpa a ultima foi dizerem que faltava a certidão permanente, mentira porque eu a tinha entregado, talvez a tenham perdido, enfim estamos em Portugal...

    E então!!! falta ou não falta? se falta a câmara tem que lhe enviar um ofício a solicitar a certidão!!!...não pode deixar este assunto indefinido, tem que mandar um murro na mesa e perguntar: Falta ou não a certidão permanente????
    Tem algum documento que comprove que entregou a certidão?

    Colocado por: Cristiano FreitasAinda não tenho contador de agua porque ainda não o vieram colocar

    Então como é que paga o saneamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristiano Freitas
  8.  # 8

    Colocado por: Gabinete OPDê-lhes o código da certidão permanente e já não lhe podem dizer que tem esse elemento em falta.

    www.gabineteop.com


    Isso já eu tinha entregado inicialmente, depois de entregar de novo já lá vai quase duas semanas.
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    E então!!! falta ou não falta? se falta a câmara tem que lhe enviar um ofício a solicitar a certidão!!!...não pode deixar este assunto indefinido, tem que mandar um murro na mesa e perguntar:Falta ou não a certidão permanente????
    Tem algum documento que comprove que entregou a certidão?


    Então como é que paga o saneamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cristiano Freitas


    Em mão não tenho comprovativo, mas deixei la escrito na folha que temos que preencher sempre que entregamos lá algo, e a factura dezanove euros e uns cêntimos que se paga sempre que se entrega papeis referentes a um processo.
  10.  # 10

    Colocado por: Cristiano Freitas

    O gabinete tratou o que tenha a tratar, depois do processo concluído entreguei o processo na câmara, de momento continuo a aguardar licença.
    Discordam deste comentário:alvesdias-arquitecto


    Não sabendo os termos em que foi adjudicado o trabalho ao gabinete de projectos, normalmente (pelo menos é este o nosso procedimento), o gabinete de projecto trata de todo o processo até a licença de utilização.
    De qualquer forma o seu caso não é o único, existem muito clientes que depois do projecto aprovado na câmara "ficam com o menino nas mãos".

    De qualquer forma, como já foi dito, você pode habitar a casa sem a licença de utilização, desde que tenha as condições para tal.

    Relativamente aos documentos em falta é fácil de perceber onde está a falha, quando se entrega um processo na câmara o técnico do atendimento confere os documento entregues, ou seja, se você entregou ta registado na câmara e na sua cópia (se é que lhe deram a cópia).

    Qual é a câmara em questão?

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho - Alves Dias arquitetos
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu ainda não tenho a licença de utilização e tenho contador de agua.-))
    E já lá vão três anos que a casa esta habitada::


    Isso até é giro viver numa casa sem alvará de licença de utilização, até o momento de haver acidentes graves.
    Por exemplo, no caso de uma explosão de gás em que há vítimas, há direito a alguma indemnização? afinal de contas habitavam a casa sem estar em condições para tal....
    • Gex
    • 25 agosto 2012

     # 12

    Colocado por: Anonimo16062021
    Gás?Não uso disso..


    Já me arrependi de não ter tomado também essa opção...
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021Gás?Não uso disso..


    Falei no gás do mesmo modo que poderia ter falado numa electrocussão, inundação, incêndio, etc, etc.

    Qualquer casa sem alvará de licença de utilização é porque não está concluída e ponto final.
    Quem vive numa nessa circunstância é porque efectivamente tem pressa em mudar-se e a documentação tarda, ou é porque é um chico esperto que só pensa em fugir ao impostos.
  13.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021Inundação,incêndio?
    Tenho seguro que cobre tudo isso:


    Está mas é a pagar o seguro para nada. Se um dia precisar, o seguro não pagará nada por vive numa habitação que nunca foi dada como habitável.
  14.  # 15

    Colocado por: alvesdias-arquitecto

    Não sabendo os termos em que foi adjudicado o trabalho ao gabinete de projectos, normalmente (pelo menos é este o nosso procedimento), o gabinete de projecto trata de todo o processo até a licença de utilização.
    De qualquer forma o seu caso não é o único, existem muito clientes que depois do projecto aprovado na câmara "ficam com o menino nas mãos".

    De qualquer forma, como já foi dito, você pode habitar a casa sem a licença de utilização, desde que tenha as condições para tal.

    Relativamente aos documentos em falta é fácil de perceber onde está a falha, quando se entrega um processo na câmara o técnico do atendimento confere os documento entregues, ou seja, se você entregou ta registado na câmara e na sua cópia (se é que lhe deram a cópia).

    Qual é a câmara em questão?

    Cumprimentos
    Márcio Carvalho -Alves Dias arquitetos


    É a câmara de Penafiel, enfim já nem tenho comentários para descrever a falta de responsabilidade de parte deles.
  15.  # 16

    Pelos vistos não sou o único, já tratei diversas obras na câmara do Porto não tenho nada a apontar, neste caso que ainda por cima é a minha casa acontece isto...
  16.  # 17

    Finalmente tenho o problema resolvido e a licença de utilização em mão, obrigado a todos pelas respostas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
 
0.0254 seg. NEW