Iniciar sessão ou registar-se
    • sia
    • 23 agosto 2012

# 1

Comprei minha casa em 2005 e pago 400€ anuais de IMI.
    Já me disseram que o valor neste momento deveria ser mais baixo, já que a minha casa baixou muito de valor.
    Mas pelo que tenho visto nas noticias posso ter de pagar entre 200 a 3000€ por nova avaliação e até pode não baixar.
    Qual a melhor solução?
  1.  # 2

Colocado por: siaQual a melhor solução?

Mostre-nos a formula de cálculo do valor patrimonial.
  2.  # 3

Vi o assunto tratado na TV ontem.

É uma vergonha que as Finanças não actualizem automaticamente o coeficiente de vetustez para dar conta do envelhecimento da casa.

Tem que ser o contribuente a solicitar a atualização desse coeficiente.

Pelo que entendi existe uma janela de cerca de um mês para solicitar essa actualização, havendo um custo ressarcível de cerca de 200 Euros. Fora dessa janela é q o preço pode subir aos 3000 Euros. Não sei quando começa essa "janela"...
    Concordam com este comentário: sia
    • J.C
    • 23 agosto 2012

# 4

Colocado por: ParamonteVi o assunto tratado na TV ontem.

É uma vergonha que as Finanças não actualizem automaticamente o coeficiente de vetustez para dar conta do envelhecimento da casa.

Tem que ser o contribuente a solicitar a atualização desse coeficiente.

Pelo que entendi existe uma janela de cerca de um mês para solicitar essa actualização, havendo um custo ressarcível de cerca de 200 Euros. Fora dessa janela é q o preço pode subir aos 3000 Euros. Não sei quando começa essa "janela"...

Como vai sendo hábito! talvez p'ró ano!
  3.  # 5

Parece-me que a janela é um mês após o início de cada ano fiscal, mas devo estar enganado...
  4.  # 6

Penso que esses 200€ são para pedidos sobre as avaliações das casas antigas, as avaliações que estão a ser feitas actualmente, para pedidos em que o objectivo é actualização dos coeficientes se não estou em erro é isento de pagamento.
  5.  # 7

Pedi uma reavaliação de uma moradia do ano de 2000,tinha sido reavaliada em 2006 e 2009,foi feita a reavaliação,não paguei nada e baixou o valor patrimunial de 123000 para 96000.
  6.  # 8

Paramonte
    O período de um mês é o prazo que o contribuinte tem de reclamar perante a reavaliação enviada pelas finanças - este ano as finanças estão a reavaliar todos os imóveis anteriores a 2003 de acordo com o novo método de avaliação do IMI.
    Outra coisa é a actualização do imóvel (coeficiente de vetustez, valor m2) a pedido do contribuinte que, claro, não tem prazo.
    O problema é que o contribuinte na sua maioria não tem conhecimento desta situação, estando as finanças a cobrar um imposto que não é o devido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  7.  # 9

Julgo que só pode pedir uma nova avaliação após 3 anos se passarem da anterior, no caso de não haver nenhum dado novo ( ampliação, reconstrução, etc.).

É preciso estar MUITO atento aos "patamares" do coeficiente de vetustez, pois o mesmo não diminuí todos os anos mas em "patamares".
    Sugiro ainda algum cuidado na análise se houve alteração do Coeficiente de Localização da última avaliação para os dias de hoje.

Na larga maioria dos casos compensa, pois houve uma redução do preço de construção, e há grande chance de o Coeficiente de Vetustez cortar mais um pouco no valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  8.  # 10

Colocado por: Silver WolfJulgo que só pode pedir uma nova avaliação após 3 anos se passarem da anterior, no caso de não haver nenhum dado novo ( ampliação, reconstrução, etc.).

É preciso estar MUITO atento aos "patamares" do coeficiente de vetustez, pois o mesmo não diminuí todos os anos mas em "patamares".
    Sugiro ainda algum cuidado na análise se houve alteração do Coeficiente de Localização da última avaliação para os dias de hoje.

Na larga maioria dos casos compensa, pois houve uma redução do preço de construção, e há grande chance de o Coeficiente de Vetustez cortar mais um pouco no valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

Mas a alteração para um novo patamar do coeficiente de vetustez não é considerado um dado novo?

É que no meu caso só em que estou a ser cobrado como um prédio novo e ele tem 8 anos, ou seja devia estar a pagar sobre 0,9, mas como ele faz 9 anos em abril do próximo ano se pedir este ano já não vou beneficiar do coeficente de 9 anos que é 0,85. Se só pedir em abril vou ter de pagar como se o prédio fosse novo.

Mas porque raio é que quando os gajos fazem a emissão do IMI, não recalculam o coeficiente é tão simples, é mesmo para roubar o zé povinho que raiva.

Será que não se pode pedir a um provedor qualquer que analise esta situação?
  9.  # 11

As regras são assim.

Eu costumo dizer que as finanças não existem para serem justas, existem para cobrar impostos.

Só olhando para os patamares é que lhe poderia dar uma opinião (é uma questão matemática), entre a melhor altura de pedir a reavaliação.

O mal está no desconhecimento. Quem compra casa nova em mais de 90% das vezes compensa pedir reavaliação logo ao 3º ano para aproveitar o "desconto" do Cv.
  10.  # 12

Silver Wolf: você parece ser profissional na área, se sim tem contacto mande por messagem privada
  11.  # 13

Colocado por: Silver WolfAs regras são assim.

Eu costumo dizer que as finanças não existem para serem justas, existem para cobrar impostos.

Só olhando para os patamares é que lhe poderia dar uma opinião (é uma questão matemática), entre a melhor altura de pedir a reavaliação.

O mal está no desconhecimento. Quem compra casa nova em mais de 90% das vezes compensa pedir reavaliação logo ao 3º ano para aproveitar o "desconto" do Cv.

Já fiz as continhas e percebi que vai dar ao mesmo pedir este ano a reavaliação e beneficiar de 8 anos ou pagar em 2013 ainda sem reavaliações e para o ano pedir e ter já os 9 anos de isenção.

Agora gostava de saber é se a licença de utilização for de janeiro e pedir reavaliação no dia a seguir vou beneficiar em 2013 dos 9 anos.
  12.  # 14

Em principio sim.
    Geralmente a licença de utilização é posterior à comunicação às finanças da conclusão do prédio.

No entanto convém verificar.
  13.  # 15

Gostava apenas de vos deixar este link.

https://sites.google.com/site/valorimi/home

Espero que vos seja suficientemente claro. No entanto, posso avançar desde já que, quer em reavaliações como em reclamações dos prédios urbanos agora avaliados, devido à evolução de alguns dos parâmetros da fórmula de cálculo original, o valor tributário do imóvel poderá ser hoje alvo de rectificação, baixando o valor das respectivas contribuições.
    No entanto, só valerá a pena reclamar se existir uma forte probabilidade de ver o valor tributário ser diminuído em relação à determinação inicial da ATA, visto que, se se mantiver o valor ou este for superior, caberá sempre ao contribuinte o pagamento do custo processual.
  14.  # 16

Não sei se é geral, mas há repartições de finanças que registam reclamações, devidamente fundamentadas, para internamente com o perito reverem a avaliação. Sem pagar qualquer "caução".
    Isto é para os casos de haver enganos dos avaliadores, ou do contribuinte ter informações que eram desconhecidas ao avaliador sendo por isso induzido em erro.

Se o após essa análise o contribuinte continuar a reclamar da avaliação, aí sim, terá de se avançar com uma 2ª avaliação. Mas atenção, não basta o valor da 2º avaliação ser inferior. Tem de ser muito inferior...
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  15.  # 17

Quase todas estão a fazer isso, face aos poucos elementos que os peritos têm para fazer as avaliações.

0.0203 seg. NEW