Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

doisarquitectos,

1ªaumentar os vãos não ficaria fora de escala... de todo... até iria mais ao encontro da abertura do telheiro...Depende do que quer para a casa...
    2ª o facto de a casa não ter terreno, implicaria que as aberturas desses vãos fosse em pisos superiores e não ao nivel do piso térreo, mas isto tudo são apenas ideias para que o ricardo não fique preso a apenas uma. Penso que me entendeu.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 22

Boa tarde,

a casa é pitoresca e pode resultar num desafio interessante. Tenho algumas duvidas sobre se o granito deve mesmo estar à vista, mas isso só pode ser confirmado depois de um estudo mais aprofundado do Lugar e da história da casa. Pode ser que este seja um dos casos em que mais vale olhar mais para a frente (futuro) e menos para trás (passado).

Boa sorte e divirta-se,

Rodrigo
  3.  # 23

Bom dia a todos,

Vou deixar umas fotos das casas em redor , umas por restaurar e outras ja restauradas , apesar de que as que la estao restauradas nao estao "aquilo" que eu quero fazer ...
      1 (Custom).JPG
  4.  # 24

mais uma
      2 (Custom).JPG
  5.  # 25

agora uma que se identifica com o que quero fazer ...
      6 (Custom).JPG
  6.  # 26

mais uma
      4 (Custom).JPG
  7.  # 27

a foto de cima nao e bem o que quero , mas sim a penultima foto ..

agora deixo umas do que nao quero fazer ... pois foi mantida a pedra mas tudo o resto nao se enquadra .. (na minha opiniao) ...
      7 (Custom).JPG
  8.  # 28

outra
      8 (Custom).JPG
  9.  # 29

a camara lá da zona deve andar a dormir, enfim.

ricardo, esses 100 anos devem estar mesmo lá em "baixo", mas sim penso que a sua pretensão é muito válida, "descascar a coisa" ao "essencial" e depois a preceito e cirurgicamente acrescente-lhe elementos ( funcionais e construtivos) mais contemporâneos.
    Concordam com este comentário: zedasilva, dutilleul, two-rok, Picareta, adarq
  10.  # 30

Boas ,

Sim a camara nao esta muito preocupada com o que se faz la ... nota se pelas obras feitas ...

as fotos que coloquei sao ao pe da minha casa, mas se dermos la uma voltinha na vila ha casas que estao autenticas aberracoes (na minha opiniao) , e nenhuma daquelas obras de certeza que foi projectada ou licenciada .. pois quando eu falei com familiares la ,a dizer que queria fazer projecto e licenciamento, disseram logo :

Para que ?
    Aqui nao e preciso nada disso !
    Tenho ai um conhecido que faz isso barato!

Foram estas algumas das respostas dadas ...

A casa com que mais me referencio , é a da 3ª foto , e mesmo assim , os corrimoes em ferro nao acho que la fiquem muito bem ...
  11.  # 31

ricardo,

Não entendeu o que o marco1 quis dizer...
    Não existe grande coerencia por parte da câmara em querer manter uma leitura homogénea nas fachadas. Muito menos na preservação das mesmas.
    Quero com isto dizer que, para umas casas os vaos são de aluminio, outras de madeira, outras casas nem são de pedra mas tem o revestimento de pedra.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  12.  # 32

adarq

penso que é isso e muitos outros elementos dissonantes com as caracteristicas daquele "rustico" que convinha acarinhar de forma coerente valorizando todo o conjunto.
    penso tambem que o ricardo pelo que já disse está com a sensibilidade certa e desejo-lhe uma boa obra.
    Concordam com este comentário: dutilleul, adarq, Rodrigo Cruz
  13.  # 33

Boas,

Sim , o que quero fazer nao é o que esta feito na maioria das casas ... Aquilo é a zona mais antiga da vila e como tal acho que se devia tentar preservar ao maximo as fachadas e a arquitectura da zona.

Eu quero tentar ao maximo manter as linhas originais da casa , o que tambem poderá nao ser tao facil como eu penso.. Mas dentro do possivel, será o que farei ..
  14.  # 34

Sim, mas cabe ao Arquitecto que seleccionar tratar desse trabalho, pois é o único com formação e habilitação para tal.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 35

Senão corre o risco de acontecer o que aconteceu nas outras casas.
  16.  # 36

Colocado por: adarqSim, mas cabe ao Arquitecto que seleccionar tratar desse trabalho, pois é o único com formação e habilitação para tal.

caro adarq
    Basta ter acrescentado uma palavra e a sua fase teria ficado perfeita :))))
    ...cabe ao Arquitecto que seleccionar tratar desse trabalho, pois é o único com mais formação e habilitação para tal.
    Concordam com este comentário: two-rok
  17.  # 37

pois, visto as coisas como é a realidade de hoje, atrevo-me a concordar consigo.
    Embora os Arquitectos sejam os únicos e somente os únicos com formação e habilitação para fazer arquitectura.
  18.  # 38

Boas ,

Sim terá que ser quem tratar do projecto que verá a melhor forma de manter a "traça" original da casa ..
  19.  # 39

Colocado por: adarq
    Embora os Arquitectos sejam os únicos e somente os únicos com formação e habilitação para fazer arquitectura.

Isso é só daqui a 2 anos, tenha calma : )))
    Concordam com este comentário: two-rok, adarq
  20.  # 40

Ricardo,

Com os elementos que tem, comunique com um Arquitecto.
    Tem uma casa que ficará de certa forma mais interessante do que já está, já para não falar do desafio que será fazer esse projecto.

Boa Sorte.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

0.0252 seg. NEW