Montei recentemente um candeeiro que dá para 2 lâmpadas( utilizo lâmpadas fluorescentes compactas). A instalação aparentemente ficou bem feita, mas tenho notado, após a luz estar a funcionar durante uns 10 minutos que a luz das lâmpadas começa a ficar tremida(como se faltasse a corrente). As lâmpadas são novas e estão bem enroscasdas...não sei o que poderá ser. Ao fazer a instalação eléctrica, deparei-me com o seguinte cenário: na instalação da casa, presente no tecto, estavam 2 fios castanhos, um azul e outro verde/amarelo. Já o candeeiro tinha: 2 fios castanhos e dois fios azuis. Aproveitei o terminal já ligado aos fios da instalção do tecto e liguei castanhos com castanhos, liguei o azul/verde ao parafuso que havia na base do candeeiro e como só havia um fio azul na instalação do tecto, dividi metade de cada fio azul do candeeiro e enfiei-os no terminal do tecto correspondente ao neutro. Será que fiz bem? O que poderá estar a causar a luz trémula?
Os 2 castanhos tanto no tecto como no candeeiro são duas fases independentes, ou sejam, tem uma tecla de interruptor a controlar cada "castanho" (uma vez que o seu candeeiro tem as duas fases, permite optar por ligar só umas das lâmpadas de cada vez ou as duas ao mesmo tempo). Em relação à montagem, está correcto.
Qual é a marca das lâmpadas? Comprou-as no AKI (ou equivalente), da marca deles ou comprou de marca conhecida (género Osram/Phillips)?
Já há algum tempo que deixei de comprar lâmpadas de branca branca (sobretudo as fluorescentes). Duram menos tempo e a qualidade da luz deixa muito a desejar; prefiro comprar só Osram (em relação às outras marcas castanhas consigo melhor preço).