Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Neste momento tenho um T2 com 62m2 situado em Benfica entre o Califa e a Estação da CP. Está num prédio c/ 2 elevadores e está em obras no valor de 22.000€ - vai ficar com tudo novo incluindo WC, cozinha e caixilharia em vidro duplo e estores térmicos eléctricos,etc
    Estou a pensar arrendar por cerca de 550€ mas tenho algumas dúvidas :
    - Devo esperar pela publicação da nova lei de arrendamento?
    - Pretendo exigir uma garantia bancária com os encargos por minha conta. Será exigir muito ou que outras garantias poderia ter?
    - Não vou mobilar mas estou disponível para o fazer em troca de um pequeno acréscimo na renda. È normal negociar isso?
    - Como vou fazer tudo legal que despeas posso por no IRS?

Ogrigado pela ajuda de quem tenha mais experiência.
  2.  # 2

Boa tarde,

Já pensou em mobilar o apartamento e arrendar a turistas? Sabia que um T2 com essa área em Benfica pode valer cerca de 50€/noite ou 300€/semana?

Se calhar não tem tempo para gerir os anúncios, fazer check-in e check-out dos hóspedes, limpar o apartamento, tratar da roupa e da louça, mas deixe esse serviço à responsabilidade de profissionais e receba apenas o seu rendimento.

Live Lisbon like a local! Os turistas adoram esta alternativa ao tradicional alojamento em quarto de hotel, muito mais personalizada e económica. O proprietário tem muito menos chatices do que num arrendamento a médio/longo prazo e obtém muito mais retorno do seu investimento.

Se o desejar, podemos experimentar este tipo de aluguer enquanto não encontra inquilino para o arrendamento a médio/longo prazo. Experimente, não tem nada a perder!

Veja os serviços e preços em www.lisbonrent.com
    Estou à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Atentamente,
    Catarina Sampaio
    T. 962 654 688 | [email protected] | www.lisbonrent.com
    • sisu
    • 1 setembro 2012

# 3

Se vai exigir garantia bancária dificilmente encontrará um inquilino uma vez que as garantias bancárias são muito dispendiosas e casas há muitas. Eu jamais faria uma garantia bancária com os custos que lhe estão associados estando tantas casas disponiveis para arrendamento. Peça caução e umas quantas rendas de avanço.
  3.  # 4

Cara Catarina Sampaio, obrigado pela sua proposta. Desconhecia este tipo de arrendamento em Lisboa embora conhecesse bem no Algarve e noutros locais túristicos. Logo que a obras estejam concluidos irei entrar em conatcto consigo.

Relativamente á garantia bancária já me informei junto aos bancos e o custo não é nada disparatado. As custas de aprovação são na ordem dos 200€ e depois 4% ao ano, neste caso cerca de 130€ / ano.
    Aliás seria eu a suportar as custas. Quanto á concessão da mesma estamos a falar de um crédito de 3.300€ que se o cliente do Banco tiver um PPR ou um depósito a prazo é concedido quase automáticamente.No fundo será o Banco que irá fazer a triagem dos inquilinos pois se alguém não merece um crédito de 3.300€ tambem não lhe entrego uma casa de 120.000€.
    E para o caso dos jovens é muito melhor para os pais colocarem um depósito a prazo desse valo em nome dos filhos, que eles nunca poderão mexer, do que ser fiador com riscos incalculáveis para eles.
  4.  # 5

Uma garantia em que o senhorio é que paga as custas e ainda por cima cobre menos de um ano de arrendamento, não dá, sendo assim, muita "garantia". No dobro desse valor já acredito que previna eventuais problemas, agora assim não vejo que lhe adiante muito, mas a Sra. é que sabe. Fiador, ou seguro de renda (parece que vão começar a aparecer bons seguros neste ramo) então...

Colocado por: CarvaiCara Catarina Sampaio, obrigado pela sua proposta. Desconhecia este tipo de arrendamento em Lisboa embora conhecesse bem no Algarve e noutros locais túristicos. Logo que a obras estejam concluidos irei entrar em conatcto consigo.

Relativamente á garantia bancária já me informei junto aos bancos e o custo não é nada disparatado. As custas de aprovação são na ordem dos 200€ e depois 4% ao ano, neste caso cerca de 130€ / ano.
    Aliás seria eu a suportar as custas. Quanto á concessão da mesma estamos a falar de um crédito de 3.300€ que se o cliente do Banco tiver um PPR ou um depósito a prazo é concedido quase automáticamente.No fundo será o Banco que irá fazer a triagem dos inquilinos pois se alguém não merece um crédito de 3.300€ tambem não lhe entrego uma casa de 120.000€.
    E para o caso dos jovens é muito melhor para os pais colocarem um depósito a prazo desse valo em nome dos filhos, que eles nunca poderão mexer, do que ser fiador com riscos incalculáveis para eles.
  5.  # 6

A questão do prazo da garantia não é problema porque 6 meses será o tempo suficiente para obter um despejo com a nova lei de arrendamento que vai entrar em vigor. Falei com um advogado e ele acha que face aos novos procedimentos é exequivel esses prazos.
    Mas as 2 maiores vantagens são :
    - O Banco é que faz a análise de crédito ao inquilo e eles têm todas as informações incluindo o Banco de Portugal. Qualquer pessoa com histórico de dívidas fica logo excluido.
    - Se o inquilino não pagar as rendas não tem só o senhorio a chatear mas tambem o próprio Banco e fica logo queimado em todo o sistema bancário.

0.0126 seg. NEW