Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na minha opinião não se deve isolar a hotte. Só se alguma parede der para o exterior. Aí sim aceito que se isole muito bem, mas que fique um trabalho em condições, que não se veja ponta de lãs minerais, quer sejam as mais rascas, ou as topo de gama, na minha casa, não ia querer ter essas mantas em zonas que servem de circulação de ar que respiramos.
    As paredes ao não estarem isoladas, o pior que pode acontecer é o calor aquecer a parede e aquecer a sala... E como vê é o que queremos. Agora isolar o recuperador todo como que de um cobertor se tratasse, imagine por onde sairá o calor... pois é pela chaminé directamente para o exterior. E a ideia de isolar o recuperador para aumentar a eficácia do dito para aquecer água, também é de evitar. Consulte o site sitiodaslareiras e leia aquilo de fio a pavio que fica a perceber a lógica dos recuperadores e instalações...
  2.  # 2

Colocado por: KATIQuando se monta um recuperador, qual a chaminé melhor??????
    Uma de tubo rigido que é encaixada ou aquele tubo fléxivel?????',
    A chaminé tem 5 m de altura, qual a mais aconselhada????''
    O instalador foi lá hoje colocar o material e vi que trouxe tubo rigido no entanto tinhamos falado no flexivel aquando do orçamento, será pela altura da chaminé ou estarei a ser enganada?????

Depende... Eu em casa tenho tubo rígido, será muito melhor para limpar quando chegar a altura. Também deixei preparado para isso e o tubo vai direitinho para o exterior, não tendo nenhuma curva até ao topo. Agora se colocar um flexível, coloque um em condições e não qualquer coisa reles, senão daqui por poucos anos terá o tubo todo destruído.
    • KATI
    • 3 setembro 2012

# 3

Já dei uma olhada no site sitio das lareiras, aliás cada vez que tenho duvidas pesquiso lá, ja entendi que o tubo rigido no meu caso é melhor e também vai direitinho para o exterior. A lareira não fica em paredes exteriores da casa e tambem já decidi não forrar as paredes com lâ de rocha.
    Qual a preparação que terá de se deixar para fazer a limpeza da chaminé posteriormente???????
  3.  # 4

Colocado por: KATIJá dei uma olhada no site sitio das lareiras, aliás cada vez que tenho duvidas pesquiso lá, ja entendi que o tubo rigido no meu caso é melhor e também vai direitinho para o exterior. A lareira não fica em paredes exteriores da casa e tambem já decidi não forrar as paredes com lâ de rocha.
    Qual a preparação que terá de se deixar para fazer a limpeza da chaminé posteriormente???????

No meu caso vou ter a preocupação de deixar o topo da chaminé que se consiga desmontar, para fazer uma limpeza mais aprofundada. Mas existem umas pastilhas que se queimam e limpam a chaminé.
  4.  # 5

Colocado por: Anonimo16062021
    Mau,mau,nando...e nos tectos aplicou as ditas mantas?

Os tectos não são zonas de circulação de ar...
  5.  # 6

usei e uso uma da knauff, que é de 100mm com folha de aluminio nos 2 lados, esta tenho certeza que é indicada para os trabalhos que está a realizar amanhã posso por aqui umas fotos para ver, e sim todas as juntas devem estar bem seladas com a fita de aluminio.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Monteiro
  6.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021
    E um hotte devidamente isolado e forrado com materiais como manda a lei já é?

As hottes se bem feitas, tem que ter circulação de ar por convecção...
  7.  # 8

Colocado por: pdavidmarquesusei e uso uma da knauff, que é de 100mm com folha de aluminio nos 2 lados, esta tenho certeza que é indicada para os trabalhos que está a realizar amanhã posso por aqui umas fotos para ver, e sim todas as juntas devem estar bem seladas com a fita de aluminio.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Esta é a minha opinião e posição... Na minha casa não queria isso numa zona de circulação de ar. Até pode estar bem isolada e material de topo, mas acabará por aparecer a lã...
    Anonimo16062021 diga-me porque quer isolar a hotte?
  8.  # 9

A solução ideal é a que temos lá em casa! Aquilo funciona na perfeição, e todas deviam de ser assim, simplesmente perfeitas!!

É curiosa a facilidade, com que se criam paradigmas com coisas tão simples.

Modelos de instalação de recuperador aqc:

1º modelo: O recuperador é isolado,o tubo de chaminé é isolada, o espaço entre a chaminé de alvenaria e o tubo não é vedado, a hote não leva grelhas mas sim uma porta de visita estanque.
    Vantagens: Todos os gases gerados dentro da hote saem para o exterior por convecção, as salas não cheiram a fumo, tinta queimada e a circulação de agulhas é reduzida.
    Desvantagens: Perda de calor para o exterior.

2º modelo: O recuperador não é isolado, o tubo de chaminé muito menos, o espaço entre a chaminé de alvenaria e o tubo é vedada, a hote leva grelhas de ventilação por onde sai ar quentinho.
    Vantagens: Todo o calor fica dentro de casa.
    Desvantagens: Não tem!

3º modelo: É igual que o n.º 2, com a diferença no tubo de chaminé, que não sai para o exterior.
    Vantagens: Todo o calor, mas mesmo todo, fica dentro de casa.
    Desvantagens: Não tem, ideal para queima de lenha de cânhamo.

O que tenho cá em casa, é o n.º 3, e neste momento está aceso, não se nota?

Monteiro.
    • KATI
    • 6 setembro 2012

# 10

Monteiro

Explique essa de a chaminé não sair para o exterior, por favor??
    • KATI
    • 6 setembro 2012

# 11

Tenho uma chaminé que acaba direita normal, e tem um chapeu com este formato

http://www.custojusto.pt/Aveiro/Jardim-Bricolage/Chapeu+de+chamine-5631510.htm

Apesar de viver numa zona de vento terrivel, a chaminé sempre fumou bem, temo que entre agua no inverno porque ao desmontar o recuperador velho que tinha em casa a chaminé de tubo flexivel duplo, estava com uma cor como se fosse ferrugem, penso que será de entrar agua da chuva.

Como poderei resolver o problema de modo a que a chaminé continue a dar para limpar.
  9.  # 12

ola muito boa tarde a todos os foristas...
    Eu estou a construir uma moradia e todas as vezes que tenhos duvidas dou aqui um "salto" e leio o que vocês escrevem, assim eu fico mais "conhecedor" visto que a minha profissão nada tem a haver com construção. Por isso o meu muito obrigado a todos os foristas que partilham a informação.
    Também estou interessado em saber se devo ou não isolar o recuperador, porque estou na fase de colocar as chaminés e tenho de saber também o tamanho do tal tudo que aqui tambem falaram! Será que é de 300 mm de aluminio?! ou pode ser um rijo de 200 mm!?
    Obrigado a todos e abraços.
  10.  # 13

Colocado por: KATIMonteiro

Explique essa de a chaminé não sair para o exterior, por favor??

Peço desculpa, apenas estava a ser irónico perante as certezas aqui postadas.
  11.  # 14

Boas, há problema do tubo se encontrar assim junto ao alum. Da placa de lã de Rocha???
      20220129_2009522.jpg
      20220129_2010062.jpg
      20220129_2014332.jpg
  12.  # 15

Boa noite comprei um recuperados não ventilado 3 faces não sei qual
    O revestimento devo colocar e onde pois queria instalar uma tv por cima do mesmo
    Alguém me pode ajudar
      0C5EA327-D436-4CC5-B6B3-51EC8340281C.jpeg
  13.  # 16

Colocado por: KucuxumuzuBoas, há problema do tubo se encontrar assim junto ao alum. Da placa de lã de Rocha???
      20220129_2009522.jpg
      20220129_2010062.jpg
      20220129_2014332.jpg

O problema é ter a lã de rocha. não leu nada para trás? Convem ler.
    Concordam com este comentário: dom123

0.0205 seg. NEW