Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Estou quase a finalizar o negócio de um terreno para construir uma casinha, no entanto agora tenho uma dúvida.

Como posso pedir um projecto de uma casa se não sei aquilo que vou gastar?

Pelo que tenho lido primeiro pede-se o projecto e depois os orçamentos aos empreiteiros, no entanto os orçamentos em relação a esse projecto podem não ir de encontro às minhas possibilidades...

Como posso resolver esse assunto?

Alguns pormenores de acabamentos serão feitos por mim, apesar de não entender nade de construção, mas sou curioso e costumo fazer de tudo um pouco.
  2.  # 2

quando pedir o projecto / estudo prévio, diga ao Arquitecto quanto pode gastar. assim ele faz o projecto à medida da Carteira.
    • tiagot
    • 29 agosto 2012 editado

# 3

Viva, maxell,

Durante a execução do projecto, a equipa projectista deverá fornecer-lhe um mapa de medições e estimativas gerais do custo da obra que devem ir sendo cada vez mais detalhadas antes de ir consultar empreiteiros.
    Assim terá sempre consigo medições exactas (que serão fornecidas de modo igual a todos os empreiteiros que consultar) e uma estimativa orçamental base para comparar.
    Mas tudo depende do que estiver incluído nos trabalhos definidos no contrato que assinar com a equipa projectista/arquitecto. No meio da poupança que toda a gente adora fazer nos projectos, as medições e estimativas orçamentais são demasiadas vezes dispensadas...e depois as estimativas a "olho" dão nos casos que se vêem por todo lado de derrapagens impossíveis de controlar e obras abandonadas a meio...
    Vai ver que no final terá um controlo muito mais eficaz da sua obra...e vai evitar pagar facturas com materiais em quantidade suficiente para construir o bairro inteiro.

De qualquer modo... de certeza que terá um limite máximo. É uma questão de referir esse limite à sua equipa projectista e de tentarem em conjunto encontrar o ponto de equilíbrio entre aquilo que pode gastar e o que pretende construir no futuro.

Até porque será impossível dar-lhe um orçamento se não fornecer um projecto. O que estariam a orçamentar ?

Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: ntqf, Rodrigo Cruz, DBR - Construção, rodrigues1985
  3.  # 4

Ok, entendo. assim já entendo como se faz.

Obrigado aos dois.

Cumprimentos
  4.  # 5

Maxell,

Além disso há ateliers como o nosso que pode lançar um concurso de empreitada, em que os empreiteiros tem de responder a parametros previamente estabelecidos por nós, caso contrário arrisca-se a ter um orçamento num unica folha A4 sem pormenorização nenhuma.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 6

Colocado por: maxellComo posso pedir um projecto de uma casa se não sei aquilo que vou gastar?

Pelo que tenho lido primeiro pede-se o projecto e depois os orçamentos aos empreiteiros, no entanto os orçamentos em relação a esse projecto podem não ir de encontro às minhas possibilidades...

Qualquer uma das soluções apresentadas têm um pequeno senão: è preciso contratar primeiro o gabinete ou arquitecto, isto é, quer avançe ou não, terá sempre de gastar dinheiro.

Dou-lhe uma fórmula empirica para saber se têm condições para avançar ou não: Orçmento disponível / 1000€ = Área que pode construir

Imagine que têm ou pode gastar: 250.000€ / 1000€ = 250m2

NOTA: Antes começem a bater, lembrem-se que o valor que falamos e que já é consensual, anda na casa 750€ + IVA = 922€/m2.

O restante serve para custos de projeto, taxas de ligação e despesas no cabeleleiro a disfarçar os cabelos brancos.

Depois de saber esta reposta, saberá se pode avançar ou não e nessa altura, sim, contratar um arquiteto e começar o processo.
    • KATI
    • 31 agosto 2012

# 7

Também concordo com as contas do colega, mas a diferença de 1000€ para 922€ só dará para tudo isso, dependendo do desaterro (cuidado pode sair muito dispendioso).

E deverá ter em atenção que ha arquitectos que lhe darão uma resposta à medida do que quer houvir, por isso, não fale demais, ouça.

A minha casa com todos os custos inerentes a terrenos, licenças etc etc mobilada no essencial, com electrodomesticos, ficou em 892€/m2 há 7 anos atras

E sim tambem precisava de um valente subsidio para os cabelos brancos.
  6.  # 8

Colocado por: KATIcustos inerentes a terrenos

Que custos são estes?
  7.  # 9

Ok, estou a ver que as o opiniões são de grosso modo iguais, no entanto o terreno já tenho por isso não conta nem entra nos custos.

Estive a ver no banco e para construção é necessário:
    1- Projecto de construção aprovado;
    2- Caderno de encargos; (quem o fornece? O atelier do projecto? O empreiteiro?
    3- Memória descritiva; (isso é o quê?)
    4- Licença de construção;

Alguém me ajude.

Obrigado
  8.  # 10

projecto; caderno de encargos e memoria descritiva é tudo da conta do gabinete de projectos
  9.  # 11

Boas,

o Caderno de Encargos é fornecido pelo atelier, e deve estar presente para os orçamentos.
    a memória descritiva deverá fazer parte desse caderno, não é mais que a descrição dos trabalhos [que deverá ser completada com os desenhos]

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  10.  # 12

maxell,

O aconselhável, será dirigir-se a um gabinete de projectos e expor as suas questões, mas devo já dizer que se está a pensar construir num terreno que já é seu o primeiro passo será:

- Efectuar um Levantamento topográfico ligado à rede geodésica Nacional (poderá contactar um topógrafo, ou então o Arquitecto que contactar terá certamente contactos de topógrafos);
    - Ir à Câmara Municipal, ao departamento de urbanismo e solicitar as plantas de localização, ordenamento e condicionantes (Estas informações são benéficas para a análise construtiva com o Arquitecto que seleccionar);
    - Com estas duas informações acima mencionadas e com as suas dúvidas, ideias e certezas, contacte um ou mais arquitectos e solicite uma proposta de honorários, bem como portfólios e trabalhos realizados.
    A partir da fase de selecção do arquitecto verá os seus problemas a serem transformados em desafios interessantes, que será construir a sua casa.

ONde se localiza o terreno?
    Tem ideia do que pretende construir?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 13

Colocado por: maxellOk, estou a ver que as o opiniões são de grosso modo iguais, no entanto o terreno já tenho por isso não conta nem entra nos custos.

Estive a ver no banco e para construção é necessário:
    1- Projecto de construção aprovado;
    2- Caderno de encargos; (quem o fornece? O atelier do projecto? O empreiteiro?
    3- Memória descritiva; (isso é o quê?)
    4- Licença de construção;

Alguém me ajude.

Obrigado

Falta ai o 5 - um milagre
  12.  # 14

Colocado por: danobrega

Falta ai o 5 - um milagre

Não percebi....
  13.  # 15

Colocado por: adarqmaxell,

O aconselhável, será dirigir-se a um gabinete de projectos e expor as suas questões, mas devo já dizer que se está a pensar construir num terreno que já é seu o primeiro passo será:

- Efectuar um Levantamento topográfico ligado à rede geodésica Nacional (poderá contactar um topógrafo, ou então o Arquitecto que contactar terá certamente contactos de topógrafos);
    - Ir à Câmara Municipal, ao departamento de urbanismo e solicitar as plantas de localização, ordenamento e condicionantes (Estas informações são benéficas para a análise construtiva com o Arquitecto que seleccionar);
    - Com estas duas informações acima mencionadas e com as suas dúvidas, ideias e certezas, contacte um ou mais arquitectos e solicite uma proposta de honorários, bem como portfólios e trabalhos realizados.
    A partir da fase de selecção do arquitecto verá os seus problemas a serem transformados em desafios interessantes, que será construir a sua casa.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Colocado por: adarqmaxell,

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Muito obrigado, este forum tem-me ajudado muito.

O terreno fica nos arredores de Mirandela. Trás-os-Montes.
    Queria uma casa pequena, só rés-do-chão, até mais coisa menos coisa 130m2, com uma suite, mais dois quartos, um wc completo, despensa e sala cozinha juntas.
    O terreno é grande tem cerca de 5000m2.

Cumprimentos
  14.  # 16

Penso que o conselho que lhe dei anteriormente é o ponto de partida para começar a construir a sua casa.
    Embora o arquitecto que seleccionar lhe forneça mais instruções sobre como proceder, tanto para construir com rigor, bem como construir se ter desperdício económico.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 17

Colocado por: maxellNão percebi....

Está difícil dos bancos concederem crédito. :\
  16.  # 18

Colocado por: danobrega

Está difícil dos bancos concederem crédito. :\

AAAHHHH já entendi..

Tem uma certa razão.
  17.  # 19

Quem faz o levantamento topográfico?
  18.  # 20

Quem faz o Levantamento topográfico é um Topógrafo.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

0.0146 seg. NEW