Colocado por: oLLA minha powerbox (da zon, cinzenta) consome em standby 6,7W
1 ano? vamos ver apenas para a box:
6.7w de stand-by e vamos assumir que com a tomada gasta mesmo 0w. Assim, mesmo para exagerar vamos assumir que nunca usa a box e que esta um ano inteiro em stand-by. Quanto é que isso custa?
6.7W/h = 0.0067kW/h x 24h = 0.1608kWh por dia x 365 = 58.692kWh consumidos num ano. Vamos supor 13centimos por kW/h.. num ano, a box em standby o ano inteiro custa 7.62 Eur.
A dita tomada custa 29.7 Eur, demora 3.89 anos para amortizar esse investimento, ou seja, para que a vantagem seja zero. Apenas no final do ano seguinte (2016), iria ter 7.62 Eur de "lucro" :)
Isto é o tempo acumulado de stand-by vs. desligado completamente. Sempre que ligar os equipamentos por 1h, atrasa este amortização em 1h também.
No meu caso em que todas noites desligo a box no botão (fica a gastar 0.9w) e o standby é em tarifa bi-horaria, o custo anual é de 51c para ter a box ligada, ou seja 58 anos para amortizar o raio da tomada :)
O preço actual do custo do kwh na EDP (tarifa regulada) é de 0,1393+IVA (não esquecer que o IVA actual vale 23%).
Uma multi-tomada de 6 fichas não seria por mim utilizada para ligar só uma powerbox, se a compra-se claro. De qualquer modo para mim a solução parece-me válida como um investimento de futuro para poupança de energia e para protecção dos equipamentos contra picos de tensão (que se nos acontecer aí a tomada fica automaticamente paga). Mas cada caso é um caso.