Iniciar sessão ou registar-se
    • nelia
    • 31 dezembro 2008 editado

     # 1

    olá parabens pelo forum excelente que tanto me ajuda a esclarecer duvidas. a minha situação é a seguinte: vivo na ilha da madeira numa zona que nem é muito hunida mas presentemente a minha casa encontra-se com diversos problemas de bolor e de tinta a empolar.a casa é de 2006 e foi pintada em junho e comecei a habitá-la em agosto.é uma moradia de 3 andares, garagem , 1º piso e sotão ( 2 quartos, WC e sala, espaço aberto de onde sai a escadaria para o 1º piso). a armação da casa é de ferro e depois o tecto é de pladur verde e por cima deste foi colocado um plástico prateado com bolhas de ar que sinceramente não sei como se desgna. o que se está a passar é que está com manchas de bolor na zona onde foi colocado as ferragens para segurar o pladur à armação do telhado. a minha duvida tambem é se se tratará de infiltrações ou de má qualidade das tintas visto ter pela casa outras razões de queixa da pintura. ah na casa de banho exigi tinta antifungos e o que é certo é q começa a aparecer agora uns pontinhos pretos enquanto nos outros quartos o tecto encontra-se em estado lastimável.
    em relação ao primeiro piso tenho várias paredes onde a tinta junto ao rodapé está a empolar e a descascar mas julgo dever-se ao facto de ter os terreiros no exterior feitos em calçada portuguesa e devido a ser colocada com areia, hoje sei que é propicia a infiltrações, logo deveria ter sido colocada uma tela e não foi. agora quem são os responsáveis? o pedreiro? o calceteiro? o pintor por não ter dado devido isolamento..... e por falar em pintor a pintura exterior foi feita com tinta de areia da cin na cor rosa e encontra-se em várias partes com manchas brancas, julgo eu dever-se ao facto de a tinta ter sido muito diluida com agua pois tive de repintar 1 parede pois foi respingada com cimento apos já estar pronta e comprei a tinta e apliquei e para alem de a cor ter ficado mais viva tal como a amostra de cor que tinha escolhido, hoje em dia encontra.se em bom estado e sem manchas. O problema é que apesar de estar no periodo da garantia não tenho como exigir reparações pois o orçamento da pintura foi feito de "boca" e o pintor não passou recibos então tenho de arranjar soluções. arrancar a calçada para colocar isolamento iria ser muito dispendioso mas preocupa-me o facto de ter humidades a passar para o interior pois o soalho da casa é todo em madeira (garapa) excepto na cozinha e na wc e tenho receio que apodreça ou mesmo o rodapé.
    desculpem o discurso tão extenso e obrigada desde já pela ajuda disponibilizada.
  1.  # 2

    ahhh esqueci-me de uma coisa quanto ao soalho: os carpinteiros fizeram caixa de ar fazendo tipo umas levadas em cimento mas não deixaram furo para o exterior será que futuramente vou ter problemas?
  2.  # 3

    A casa passou muito tempo fechada?

    A disposição da casa fica para norte, sul?

    Pode colocar uma ventilação para a rua entre a placa e o pladur, fazendo com que exista circulação de ar no interior. Normalmente quando aparece esses pontos pretos é divido a pouca circulação de ar, quando aparece manchas amarelas aí sim são infiltrações do exterior ou IS.

    Se colocar umas fotos do exterior e plantas poderemos ajudar melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelia
    • nelia
    • 31 dezembro 2008 editado

     # 4

    tanks pela resposta tão rápida! a casa nunca esteve fechada, desde que ficou pronta comecei a habita-la. fica situada na zona oeste da ilha e a frente da casa fica voltada para o mar. vou tentar colocar umas fotos q exemplificam melhor a situação.
    •  
      alv
    • 1 janeiro 2009

     # 5

    Vivam!
    Aqui está um bom exemplo de patologias nos sistemas de construção com Pladur, duma má aplicação ou se houve de um péssimo dimensionamento ou acompanhamento de obra por parte do projectista, se o houve.
    É este tipo de coisa que eu tento combater ou melhor, informar para que não aconteça. Falo, claro em relação ao tecto, porque em relação ás paredes haverá por aqui quem perceba mais do assunto e de como resolvê-lo do que eu; Nesse particular das paredes apenas posso opinar sobre a causa e resolver o mau aspecto, escondendo-o atrás de um revestimento com um qualquer sistema de gesso laminado, mas isso, não resolve o problema, apenas o esconde.
    Quanto ao tecto, aí sim, suponho ter que dizer.
    O que se vê pelas fotos são linha perfeitamente definidas la localização da estrutura metálica de suporte do Pladur, marcadas pontualmente pela perfuração dos parafusos. Este tipo de patologia só poderá querer dizer que o isolamento, ou não existe de todo (o mais natural), ou a existir é insuficiente e claramente existe condensação nesses pontos que estão mais frios.
    É que ao aquecer a casa , não estando o tecto isolado, em determinadas condições de temperatura e humidade, o ponto de orvalho atinge-se a diferenciais entre a temperatura da superfície e a do ar relativamente baixos.
    Tendo o gráfico do ponto de orvalho, verá (estou a dar valors de cor) que para temperaturas do ar de cerca de 18º, com humidade relativa de cerca de 70% bastam cerca de 4º de diferença, querendo dizer com isto que se tiver a casa por volta dos 18º de temperatura do ar e a tal HR de 70%, não é dificil ter abaixo dos 12º na superfície do tecto, e claro um pouquito menos nas superfícies do pladur em contacto com a estrutura metálica. É nesses pontos que vai existir mais condensação e é exactamente nesses pontos que ao existir, ela tem mais dificuldade em evaporar quando as coisas melhoram em termos de humidade e temperatura e a humidade se evapora da superficie do paldur.
    Ora se nesses pontos ela demora mais a evaporar, e se aparece com mais facilidade, é exactamente aí que parmanece mais tempo húmido, logo, vão-se desenvolver aí os fungos e bolores que são constituintes da fibra de celulose que compõe a face de cartão da placa de pladur. Esses fungos e bolores são perfeitamente inofensivos em termos de sáude e salubridade, embora inestéticos e ninguém gosta de os ver quanto mais ter em casa e sesultão de "regarmos" com água, resultante da condensação, uma cultura microscópica que existe em todas as superfícies e que fruto dessa rega crescem como qualquer erva daninha.
    Como resolver: Fácil para quem está aqui confortávelmente sentado á lareira com 22º de temperatura com um computador em cima dos joelhos: Isolar, isolar, isolar. Para si que está aí e tem de o fazer é que já não é tão fácil, mas vamos tentar ajudar.
    A primeira coisa a fazer é verificar quais os espaços disponiveis entre o tecto e a superfície da laje. se existe isolamento, qual, o que e que espessura, se existe algum sobe a laje, debaixo da telha, mesmo se existe laje ou se a cobertura é um sistema de vara e ripa. Portanto retire um projector aqui e eli e espreite. Levante uma telha e inforne-nos com é que a coisa está construída que depois tentaremos dar soluções, sempre deste lado, sempre fáceis para nós e dificeis para si, mas é assim e nada podemos fazer senão mandar palpites.
    Bom Ano.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelia
    • nelia
    • 2 janeiro 2009 editado

     # 6

    Em relação ao tecto apenas existe a placa de pladur e por cima deste um plástico prateado com bolhas de ar que não sei como se designa, as ferragens de suporte do pladur, as ferragens de suporte das telhas e as telhas. E sim sem duvida alguma as manchas ficam nos locais dos parafusos que fixam o pladur.
    •  
      alv
    • 2 janeiro 2009

     # 7

    Vivam!
    Bingo, só não acerto na lotaria; Falta de isolamento térmico, o que tem não é suficiente.
    "Maldita" bolhas de ar e outra coisas semelhantes que andam para aí a ser vendidas com sendo o mesmo que XPS de 30 ou MLV de 60. Nada mais errado, mas sobre isso já falámos muito.
    Para ajudar, trata-se de saber como é a sua cobertura?, Laje, vara e ripa, estrutura metálica?
    "Fassam" parte
  3.  # 8

    Colocado por: alvVivam!
    Bingo, só não acerto na lotaria; Falta de isolamento térmico, o que tem não é suficiente.
    "Maldita" bolhas de ar e outra coisas semelhantes que andam para aí a ser vendidas com sendo o mesmo que XPS de 30 ou MLV de 60. Nada mais errado, mas sobre isso já falámos muito.
    Para ajudar, trata-se de saber como é a sua cobertura?, Laje, vara e ripa, estrutura metálica?
    "Fassam" parte


    A cobertura é de estrutura metálica. Já agora o que significa XPS?
    •  
      alv
    • 2 janeiro 2009

     # 9

    Vivam!
    XPS significa poliestireno extrudido, aquelas placas, normalmente azuis, normalmente denominadas roofmate, parecidas com esferovite (EPS)
    "Fassam " parte
  4.  # 10

    ahhh já estou a ver o que é! e não n levou nada disso. agora estou é a "ver" que o caso vai ser complicado de resolver... mesmo que quisesse colocar a lã de vidro agora é complicado: se for pelo exterior não dá por causa dos telhões não dá pa mexer no telhado para colocá-la convenientemente e pelo interior muito menos teria de desmanchar tudo... uiii nem quero pensar!
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2009

     # 11

    Vivam!
    Realmente parece que o problema está encontrado, isto relativamente á cobertura.
    A solução não é simpática, mas é simples.
    "Basta" retirar o pladur do interior, mantendo a estrutura e colocar isolamento, muito isolamneto.
    Se já tem a película termoreflectora, deve deixá-la, podendo dispensar o XPS e "basta" colocar uma boa manta de isolamento, mas isolamento que funcione e recolocar o tecto.
    Pode utilizar uma manta de lã de vidro de 80mm ou duas de 60mm que não é muito caro, na ordem de 2 a 3 € por m2 e por manta. O problema é se não tem espaço suficiente para colocar o isolamentto e aí terá de alterar a estrutura metálica de suporte do tecto, dando-lhe um pouco mais de espaço por forma a caber o isolamento.
    Por complicado que pareça, resolver o seu problema do isolamento interior da habitação é brincadeira de criança, comparando-o com o isolar aquela humidade de infiltração das paredes.
    Quanto a resultados, acredite que vai notar a diferença em tudo; No conforto, na economia com o aquecimento e sobretudo, vai transformar-lhe a casa numa casa acondicionada tanto de Inverno como de Verão.
    Tenho resolvido esse tipo de problema de má execução, normalmente feita por "patos bravos" que estão fartos de fazer assim por verem fazer, ou por não terem projectistas á altura, e sempre com enorme sucesso.
    "Fassam" parte.
  5.  # 12

    Colocado por: alvVivam!
    Realmente parece que o problema está encontrado, isto relativamente á cobertura.
    A solução não é simpática, mas é simples.
    "Basta" retirar o pladur do interior, mantendo a estrutura e colocar isolamento, muito isolamneto.
    Se já tem a película termoreflectora, deve deixá-la, podendo dispensar o XPS e "basta" colocar uma boa manta de isolamento, mas isolamento que funcione e recolocar o tecto.
    Pode utilizar uma manta de lã de vidro de 80mm ou duas de 60mm que não é muito caro, na ordem de 2 a 3 € por m2 e por manta. O problema é se não tem espaço suficiente para colocar o isolamentto e aí terá de alterar a estrutura metálica de suporte do tecto, dando-lhe um pouco mais de espaço por forma a caber o isolamento.
    Por complicado que pareça, resolver o seu problema do isolamento interior da habitação é brincadeira de criança, comparando-o com o isolar aquela humidade de infiltração das paredes.
    Quanto a resultados, acredite que vai notar a diferença em tudo; No conforto, na economia com o aquecimento e sobretudo, vai transformar-lhe a casa numa casa acondicionada tanto de Inverno como de Verão.
    Tenho resolvido esse tipo de problema de má execução, normalmente feita por "patos bravos" que estão fartos de fazer assim por verem fazer, ou por não terem projectistas á altura, e sempre com enorme sucesso.
    "Fassam" parte.


    até parece fácil mas não estou mesmo a ver partir a massa e desmontar o tecto todo... ai que poeirada que trabalheira... o meu tecto tem 2 águas furtadas tem vários recantos e pareece-me que mesmo não tem espaço para a colocação da manta... será que com um bom aditivo antifungos e boa tinta não resolveria parte do problema? pelo menos estéticamente falando. quanto a aquecimento não utilizo. relembro que vivo na ilha da madeira e portanto as temperaturas aqui são amenas tanto de inverno como de verão.
    obrigada pela disponibilidade e ajuda prestada.
  6.  # 13

    bem estou a ver que não resolve!
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2009

     # 14

    Já apareceu outra vez?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelia
  7.  # 15

    Colocado por: FDJá apareceu outra vez?


    nunca desapareceu... está é cada vez pior! nem lhe mexi pois estou a aguardar que os construtores venham cá a casa ver e se justificarem...
    • nelia
    • 19 fevereiro 2009

     # 16

    bem eu gostaria que alguem experiente nestes assusntos de pladur me esclarecesse. finalmente veio cá a casa o construtor que após ver o estado vergonhoso que se encontra o tecto do meu sótão disse que se trata de falta de isolamento. devo lixar, dar isolamento correcto, voltar a pintar que não vou ter mais problemas.... será que é mesmo assim? agradecia que alguem me desse algumas dicas. obrigada
    •  
      alv
    • 19 fevereiro 2009

     # 17

    Vivam!
    O seu construtor tem razão !!!!!!
    Falta isolamento, mas térmico, o resto é tanga.
    Não vá em cantigas, mas é uma opinião sem ver o local, mas se é como descreve então não tenho dúvidas. Espere por outras opiniões aqui no forum, mas como já disse leve a casa alguém que perceba do assunto para que lhe dê a opinião aí no local.
    "Fassam" parte.
  8.  # 18

    um plástico prateado com bolhas de ar que não sei como se designa


    Pode designar-se de SpaceReflex ou algum produto semelhante. É pena que o marketing seja tão forte e o produto tão fraco...


    Coisas da Casa
    • nelia
    • 24 fevereiro 2011

     # 19

    passado tanto tempo e continuo com o mesmo problema . bolor no tecto! gastei dinheiro em tinta e impermeabilizante p o pladur e voltou a ficar igual .... o constrututr veio novamente a casa e deste vez diz q o problema é das telhas q são muito porosas e deixam passar muita humidade por isso devo dar um produto hidrofugante no telhado e no próximo inverno de certeza que não terei mais problemas... será que é mesmo assim? ajudem-me a garantia da obra acaba este ano, que devo fazer? ah as telhas que tenho são j: Coelho as rosa claro.
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2011

     # 20

    Vivam!

    nelia, obrigada pelo feedback. Embora não sendo boas noticias, é bom ter respostas.
    Quanto ao seu problema, falta de isolamento capaz, você pintou, impermeabilizou, e o diabo a setera, mas não isolou, suponho.
    No que reli, fizemos-lhe ver que o fundamental seria isolar e nada..
    Vou reler melhor.
    "Fassam" parte.
 
0.0234 seg. NEW