Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Boas

Assim sendo as coisas serão um pouco diferentes, embora continue a achar que pode ser curto. Não se esqueça que a demolição tem custos, e certas coisas terão de ser já completamente executadas (estrutura, por ex.). Se numa obra a construir de raiz já é difícil prever um custo por m2 em recuperações torna-se ainda mais complicado. Penso que a única maneira de prever o custo é mesmo fazer o projecto e pedir orçamentos.
    Quanto aos painéis solares são mesmo obrigatórios, salvo raras excepções: se situado numa zona histórica, se for um edifício classificado ou se, em virtude da sua localização ou à presença de obstáculos, não houver suficiente exposição solar. Estas excepções têm de ser devidamente justificadas.

cumps
    José Cardoso
    • lobito
    • 26 janeiro 2010 editado

# 62

Mmmmmm.... Essa de "começam a ver-se indícios de bicho da madeira" e por isso tem de se deitar tudo abaixo e substituir por 3 placas não me convence.

Eu vou começar a recuperar esta casa:

https://forumdacasa.com/discussion/8171/recuperacao-opinem-e-podem-ate-descambar/#Item_45

Isto é o tecto da loja, que é também o soalho do andar de habitação como se vê. Não tenciono de modo nenhum deitar tudo abaixo. O soalho será tratado, o bicho morto, e só não fica assim mesmo por uma questão de isolamento térmico e acústico. Mas vai servir de suporte ao que eu decidir pôr-lhe em cima.

Eu cá chamava outro arquitecto.
      _MG_0880.JPG
      IMG_14522.JPG
  2.  # 63

Quanto aos painéis solares, há outra coisa: sei que as obras de renovação estão isentas em certas circunstâncias, que têm a ver com o montante ou percentagem de área ou qualquer coisa. Talvez algum dos profissionais saiba apontar a legislação aplicável?
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2010

# 64

Colocado por: lobitoQuanto aos painéis solares, há outra coisa: sei que as obras de renovação estão isentas em certas circunstâncias, que têm a ver com o montante ou percentagem de área ou qualquer coisa. Talvez algum dos profissionais saiba apontar a legislação aplicável?

https://forumdacasa.com/discussion/7639/paineis-solares-obrigatorio-ou-nao/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  3.  # 65

Mas eu acho que isto é outra coisa, provavelmente relacionada com a isenção de projecto de licenciamento: até um certo nível de obras não é obrigatório fazer isto, aquilo ou aquleoutro desde que não se faça x, y ou z.
  4.  # 66

5.  # 67

Boas

Quanto aos painéis solares, há outra coisa: sei que as obras de renovação estão isentas em certas circunstâncias, que têm a ver com o montante ou percentagem de área ou qualquer coisa.

Estão isentas as pequenas remodelações:

Decreto-Lei n.o 80/2006
    de 4 de Abril

Artigo 2.o
    Âmbito de aplicação

5—O presente Regulamento também é aplicável às grandes intervenções de remodelação ou de alteração na envolvente ou nas instalações de preparação de águas
    quentes sanitárias dos edifícios de habitação e dos edifícios de serviços sem sistemas de climatização centralizados já existentes, independentemente de serem ou
    não, nos termos de legislação específica, sujeitos a licenciamento ou autorização no território nacional, com excepção das situações previstas no n.o 9.
    6—Por grande remodelação ou alteração entendem-se as intervenções na envolvente ou nas instalações cujo custo seja superior a 25% do valor do edifício, calculado com base num valor de referência Cref por metro quadrado e por tipologia de edifício definido anualmente em portaria conjunta dos ministros responsáveis pelas áreas da economia, das obras públicas, do ambiente, do ordenamento do território e habitação, publicada no mês de Outubro e válida para o ano civil seguinte.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 68

Colocado por: j cardoso
    Por grande remodelação ou alteração entendem-se as intervenções na envolvente ou nas instalações cujo custo seja superior a 25% do valor do edifício
    , calculado com base num valor de referência Cref por metro quadrado e por tipologia de edifício definido anualmente em portaria conjunta dos ministros responsáveis pelas áreas da economia, das obras públicas, do ambiente, do ordenamento do território e habitação, publicada no mês de Outubro e válida para o ano civil seguinte.

cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:lobito

Dá para saber, sem muito trabalho, o que é que isto quer dizer?
  7.  # 69

Boas

Quer dizer que se o custo da remodelação for inferior a 25% do valor do edifício, a remodelação está isenta do cumprimento do RCCTE (e portanto do sistema solar).
    O custo do edifício, função da sua tipologia, é calculado com base num valor/m2 definido anualmente em portaria. Para 2010 o valor terá sido publicado em Outubro passado.
    Editado: penso que é isto

cumps
    José Cardoso
  8.  # 70

Obrigadíssima! E já agora, o que é que se costuma considerar nestas circunstâncias: a área bruta, a área útil?
  9.  # 71

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: PauloCorreialink corrigido
    Reabilitação Amiga do Patrimonio,

não dá o link
    é este?
    http://www.aveirodomus.pt/workshop/3%20Reabilitacao/4%20Vitor%20Coias.pdf

Sim é esse, um excelente trabalho de um dos engenheiros portugueses que mais se preocupam com a reabitação com qualidade.
  10.  # 72

Boas

e costuma considerar nestas circunstâncias: a área bruta, a área útil?

Área bruta

cumps
    José Cardoso
  11.  # 73

Colocado por: lobitoObrigadíssima! E já agora, o que é que se costuma considerar nestas circunstâncias: a área bruta, a área útil?

área bruta.
  12.  # 74

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: PauloCorreialink corrigido
    Reabilitação Amiga do Patrimonio,

não dá o link
    é este?
    http://www.aveirodomus.pt/workshop/3%20Reabilitacao/4%20Vitor%20Coias.pdf

Sim é esse, um excelente trabalho de um dos engenheiros portugueses que mais se preocupam com a reabitação com qualidade.

já o saquei :) dei uma olhada parece realmente bom.
  13.  # 75

Portanto, grosso modo, o zeca escapa à obrigação de painéis solares se fizer umas obras de valor inferior a 33.000-26.000€, conforme a zona onde se encontra a casa. Isto se tiver de fazer um projecto de licenciamento, presumo.
  14.  # 76

Ou é a dobrar, considerando que a casa tem 180m2+180m2?

0.0279 seg. NEW