Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia.
    Dou-vos os parabéns pela utilidade deste fórum e pela qualidade da ajuda prestada.
    Pretendo adquirir uma casa com aproximadamente 70 anos, 2 pisos, pé direito de cerca de 4,5 metros, paredes de pedra com 60 cms de largura e área interior para cada um dos dois pisos de cerca de 34 m2. Está implantada em local com afloramentos calcários bastante visíveis.
    A construção não apresenta fissuras nem empenos ainda que o reboco esteja degradado em alguns locais.
    A informação que recolhi junto de engenheiros e carpinteiros experientes é algo contraditória no que se refere à necessidade de rasgar os cunhais e fundações da casa para aposição de sapatas e pilares em betão armado ou viga de aço.
    Porém, a maioria diz-me que a casa não precisa de nada além de um lintel armado e um reboco novo e forte.
    Qual é a vossa opinião?

    Bom ano e obrigado
  2.  # 2

    Pode não necessitar mas tem que ter cuidado com as paredes que vai destruir, pois esse tipo de construção tem as paredes mestras que suportam o telhado e "trancam" as paredes exteriores.

    Na miha opinião será sempre melhor colocar uma estrutura com placas e pilares, embora o custo da obra vá aumentar muito.

    Boa sorte
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida!
    O objectivo é recuperar a casa sem alterações na estrutura, por isso nao pretendemos demolir parede alguma.
    As caracteristicas da casa tambem ajudam: o piso inferior nao tem paredes divisórias e no 2º piso (madeira) existe uma parede de tabique que separa os quartos.
    Será que sem destruir paredes vale a pena colocar a estrutura com placas e pilares? Como refere os custos aumentam muito...
    • JPC
    • 31 dezembro 2008

     # 4

    Penso que depende muito do estado da alvenaria.

    Se ela se apresentar em bom estado não será necessário colocar uma estrutura de betão armado interior.
    Depende do tipo de construção, mas muitas vezes o pano de parede exterior do piso superior é ligeiramente menos espesso, o que permite a criação de um lintel perimetral que tem como função consolidar a parede de alvenaria e servir de apoio de uma laje, que se aconselha o mais leve possível. Na cobertura o princípio é o mesmo. Esta solução não garante no entanto a resistência a acções horizontais.

    Se a parede de alvenaria se encontrar em mau estado, ou não for possível determinar com exactidão o estado da mesma, é preferível criar uma estrutura interior independente e portante, de betão armado ou metálica. Neste caso aconselho a menor dimensão possível dos elementos e a sua inserção em cerca de 10cm, se possível, na parede de alvenaria. Isto tem como objectivo maximizar a área disponível.

    Cumps
  4.  # 5

    OK, muito obrigado pela ajuda.
    Ainda assim, o que pretendemos não é criar lage de betão nem no piso intermédio nem na cobertura. Tudo se manterá como está (madeira), só tem de ser novo, já que com 70 anos as vigas estão abauladas e julgo que frágeis.
    esta "opção" tem vantagens, já que é mais económica, não acrescenta peso não original à estrutura e permite preservar as fachadas e telhado original, o que nos liberta de licença camarária de acordo com a legislação.
    Já agora...
    Para proceder a esta obra de beneficiação, preciso de algum tipo de licença ou de comunicar oficialmente a minha intenção a algum órgão do concelho?
  5.  # 6

    Viva,

    Pela descrição parece que está a falar de uma casa que herdei. A idade e estrutura é em tudo semelhante, paredes em pedra cuja espessura diminui a cada piso que sobe, tabiques, etc.
    Também pretendo fazer a renovação (a longo prazo). Para já tenho apenas que recuperar o telhado. A restante estrutura está boa. Depois de falar com alguns especialistas e com a câmara, estou a pensar renovar o telhado, fazendo um lintel no topo, apenas para assegurar mais consistência. Vou manter a estrutura em madeira. O interior vai ser todo removido (não há nada estrutural) e substituído por madeira, usando uma solução OSB (http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=20) ou parecido.

    Pelo que sei, a renovação no telhado, desde que não implique fazer uma placa em betão, não obriga à submissão de projecto. Em todo caso, tem que notificar a câmara e entregar documentos como o alvará e seguros do empreiteiro que vai fazer a renovação.
  6.  # 7

    Muito obrigado Aparício.
    E em relação aos pilares? Alguma vez lhe sugeriram que os fizesse em betão ou aço abrindo para tal os cunhais da casa?
  7.  # 8

    Em relação aos pilares, andámos a ver várias soluções: betão, aço e ... madeira
    As soluções OSB combinam muito bem com pilares e linteis em madeira laminada, conforme imagem anexo.
    estrutura do soalho.
    O lintel em madeira suporta o soalho do piso 1 e apoia-se na parede do piso 0, que é uns 10cm mais grossa do que a do piso 1. Mesmo assim, vamos reforçar com uns pilares.
  8.  # 9

    Caro Rui C Marques.
    Comecei há cerca de um mês a remodelação de uma casa parecida com essa.
    2 pisos + sotão, cerca de 65m2, paredes mestras com (mais de) 60cm, mas um pouco mais antiga. Eu tinha estimado 150 anos, mas durante as demolições descobrimos moedas de 1750.
    Neste caso o dono de obra optou pela reconstrução completa do interior (o IPPAR obriga a manter a chachada, digo, fachada), com uma estrutura completa (sapatas, pilares, vigas de bordadura e lages) em betão armado, paredes em tijolo, telhado em lage aligeirada.
    No fundo, vai ficar uma casa com fundações, interior e telhado moderno, mas com uma fachada centenária.

    E fizemos precisamente isso: abrimos os cunhais para «embutir» os pilares em betão armado (mas antes dos pilares, abrimos e fizemos as respectivas fundações).
    É uma operação que deve ser feita com alguma cautela (se não quisermos provocar a derrocada das paredes).

    O seu caso é diferente. Pretende apenas «recuperar» a casa, para o que necessitará «apenas» de uns carpinteiros, de uns pedreiros, de uns estucadores, de uns pintores, de uns electricistas, de uns canalizadores e, provavelmente, de uns serralheiros e de uns vidraceiros. Hmm... tem a certeza que não vale mais a pena reconstruir a casa toda? Ainda por cima, com um pé direito de 4,5m (tem a certeza?!?) podia meter 3 pisos no lugar de 2.

    De qualquer maneira:
    - um lintel é sempre uma boa ideia. Mas tem de ser convenientemente armado para evitar que as paredes se comecem a afastar (por causa do impulso provocado pelo peso do telhado);
    - o «reboco forte» é como o embrulho de uma prenda. Não melhora a prenda, mas protege-a durante mais tempo;
    - ponha uma boa impermeabilização (onduline) e isolamento térmico (roofmate) no telhado.

    Boa sorte,
    Luis
    Lisboa-Portugal
  9.  # 10

    O meu problema é realmente em relação a esse reforço.
    Seria muitíssimo confortável em termos financeiros e de tempo que não fosse necessário reforçar a estrutura do edifício.

    Que tipo de indícios é que se podem observar nas paredes que me levem a pensar que é melhor erguer esses pilares?

    De qualquer modo, abrir os cunhais da casa é estar a fragilizar a estrutura. Estamos a falar de pedregulhos enormes, aparelhados e montados como um lego.
    Se não for possível abrir os roços com um disco diamante, têm de ser retirados e isso sim assusta-me.

    Não há mais opiniões?
  10.  # 11

    Hehe...
    Enquanto fiz este último post, voçes os dois, amavalmente, colocaram os vossos e responderam-me à questão.
    Obrigado Aparício e Obrigado Luís.
    Em relação à sua casa, bem, deve ser mesmo muito bonita. Fachadas do séc. XVIII, mantêm alguns elementos barrocos?
    A "minha" é bem mais recente. 1939.

    O lintel é essencial e vai ser armado, impedindo que as paredes abram. ainda assim, o telhado será construído com sistema de "bocas-de-lobo" que, como um chapéu, fazem com que o peso se exerça só na vertical e não lateralmente, impedindo que as paredes cedam e abram.

    Não sei que faça sinceramente.
  11.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.- um lintel é sempre uma boa ideia. Mas tem de ser convenientemente armado para evitar que as paredes se comecem a afastar (por causa do impulso provocado pelo peso do telhado);

    Um lintel de coroamento só é boa ideia caso seja realmente necessário, porque faz disparar os custos em muito. Não se trata só de fazer uma viga de betão armado, o tecto do ultimo piso terá de ser mudado, as cimalhas da fachadas terão de der refeitas

    Uma opção destas apenas se deverá executar, caso as paredes de alvenaria estejam mesmo em muito mau estado e a abrir muito, servindo o lintél para consolidar tudo. Caso não estejam em tão mau estado, existem soluções muito mais económicas, como um perfil metálico tipo um L100x100x10m, chumbado á parede e que recebe todo o peso do telhado e para evitar a abertura das paredes pode-se recorrer á colocação de tirantes em inox.

    Colocado por: Rui Costa Marques
    Que tipo de indícios é que se podem observar nas paredes que me levem a pensar que é melhor erguer esses pilares?

    A colocação de uma estrutura pelo interior apenas se justifica, caso se faça a demolição integral do miolo. Existem soluções de rebocos armados com sistemas anti sismicos tipo Richtengard que reforçam as paredes com custos muito mais simpáticos. Como não o pretende fazer, não entre na paranóia de reforçar tudo.

    Pode sempre ver se a verticalidade das paredes, se apresentam rachas e em caso afirmativo, onde e em que direcção. mas mais vale contratar um gabinete de projectos com experiência nesse tipo de obras.

    Lembre-se sempre quando fala com empreiteiros (e eu sou) que as soluções que lhe apresentam, são as que interessam ao empreiteiro e não necessáriamente a que mais lhe convém.

    Colocado por: Rui Costa MarquesPorém, a maioria diz-me que a casa não precisa de nada além de um lintel armado e um reboco novo e forte.

    O reboco forte até me arrepia. Pergunte a quem lhe aconselha isso, se é reboco de cimento ou de cal. Se lhe responderem que é um reboco de cimento, fuja deles ou dê-lhes 2 palmadas. Paredes de alvenaria de pedra são rebocadas com rebocos de cal "fracos" nunca com rebocos fortes de cimento cinzento.

    Colocado por: Rui Costa MarquesTudo se manterá como está (madeira), só tem de ser novo, já que com 70 anos as vigas estão abauladas e julgo que frágeis.
    Você gosta mesmo de gastar dinheiro :). primeiro verifica-se o estado da madeira e a causa do abaulamento e depois vê-se o que se faz. Você ainda arrisca a mandar para o lixo madeira de excelente qualidade e colocar madeira de qualidade muito inferior

    Caso as vigas estejam abauladas, mas em condições, podem sempre ser escoradas com uma viga inferior e o pavimento ser nivelado, assoalhando com placas de OSB, MDF ou aglomerado, sendo niveladas com recursos a calços de madeira. Muito mais barato com o senão de ter 2 ou 3 vigas no tecto inferior. è que me parece que não está a ver o custo de substituir a estrutura de um pavimento e acima de tudo os trabalhos acessórios que implicam

    Colocado por: Rui Costa MarquesDe qualquer modo, abrir os cunhais da casa é estar a fragilizar a estrutura. Estamos a falar de pedregulhos enormes, aparelhados e montados como um lego.
    Se não for possível abrir os roços com um disco diamante, têm de ser retirados e isso sim assusta-me.

    Mais vale mandar o prédio abaixo. Quer reforçar? Veja esta solução http://www.tecnocrete.pt/richtergard.htm
  12.  # 13

    Ola boa noite e bom ano novo.
    Agradeço o contributo de todos.
    Paulo Correia:
    Agradeço em particular o seu comentário.
    Na realidade existem algumas coisas que ainda não estão definidas e a questão das madeiras é uma delas.
    Hoje estive a ver com atenção e parecem-me estar infestadas... porém, só em breve estarei com o carpinteiro e decidirei.
    Aproveitei também para tomar mais atenção às rachas no reboco e a outros pormenores que coloco em anexo e que gostava que comentasse. São fotos genéricas e outras mais pormenorizadas da casa: buracos no reboco (o maior), beirado e necessidade de lintel (?), racha no chão interior e na cantaria, tirante e cinta.
    frente
    lado
    buraco no reboco
    beirado
    chão
    cantaria rachada
    cinta
    tirante

    Aproveito ainda para perguntar o que acham dessa parte de trás : lagar antigo cujo telhado caiu recentemente:
    tras


    Um abraço e obrigado
  13.  # 14

    Olá a todos.
    Peço desculpa mas as fotos não ficaram.
    aí vão algumas:









  14.  # 15

    Caro Rui

    Afinal os 4,5m não eram de pé-direito, mas sim a altura dos dois pisos somados! :-)

    Quer a minha opinião?
    . se a casa tem 70 anos, eu nasci ontem (ou está muito envelhecida para a idade).
    . deite tudo abaixo e faça-a de novo, desde as fundações.
    . desde as fundações porque, com sorte, quando estiver a escavá-las poderá encontrar valiosíssimas moedas visigóticas que lhe paguem a obra.

    Boa sorte
    Luís
    Lisboa-Portugal
  15.  # 16

    Caro Luís,
    Na realidade não sei que diga em relação à demolição.
    A casa tem potencial para reconstrução e as paredes não apresentam rachas para além do que se refere aos estragos do reboco.
    Pode ser que as fotografias não façam jus à realidade, tal como acontece sempre.

    Deitar abaixo? Não me parece.

    O piso inferior pode ser mais antigo, mas o piso superior foi construído no início dos anos 30.
    Quem trabalhou na obra está vivo para contar.
    Ela está desabitada há mais de 20 anos e por isso degradou-se muito.
    Neste momento só queremos uma casa antiga, reconstruída, sólida e que mantenha a traça original. Não se trata de equipá-la com tecnologia moderna, aspirador central, chão radiante e tudo o resto.

    Mais algum comentário?

    Obrigado
    Rui
  16.  # 17

    Pelas fotografias não consigo avançar uma opinião definitiva, mas dado não existirem rachas aparentes e as cantarias dos vãos estarem intactas, leva-me a supor que as paredes estejam em estado razoável de conservação, podendo apresentar alguma desagregação, mas não parece ser grave. Julgo que um reboco armado conforme o link que lhe deixei acima, consolidará essas paredes.

    No caso das paredes interiores, poderá usar a mesma técnica para consolidar e depois forrar com pladur. Essas paredes deverão estar dmasiado salitradas, para que um reboco se aguente lá muito tempo

    A questão do lintél de coroamento é com as fotografias mais pacifico, porque não existe nenhuma cimalha exterior e é portanto de fácil execução, mas a sua necessidade só vendo no local. A estrutura de madeira da cobertura é que deverá ter pouca ou nenhuma hipóteses de salvação. Aquela 1ª fotografia mostra-a já abatida num dos rincões, Só vendo no local. mas o recursos a lintéis de betão parece-me sempre uma solução fácil, para quem nada mais conhece que o betão e o tijolo.

    Bolas, vamos começar a recuperar um antigo convento que já só têm as paredes ao alto e 1 terá de ser demolida e não vamos usar betão.

    As soluções mais adequadas só vendo no local, porque neste tipo de obra, cada caso é um caso. Ou arranja um empreiterio habituado a mexer nesse tipo de construção ou um projectista também habituado. Nem uma coisa nem outra são fáceis de encontrar.
  17.  # 18

    Obrigado Paulo Correia
    Na realidade as fotografias são sempre diferentes das coisas ao vivo.
    Concordamos consigo relativamente ao betão. Não deve ser utilizado indiscriminadamente sem necessidade.
    Vimos o site da Tecnocrete e vai cessar actividade.
    Conhece outra empresa que comecialize o richtergard? A aplicação é feita por técnicos especializados ou por nós? Tem ideia do preço /m2?
    Face ao que viu, acha que o perfil metálico, como sugere acima, é suficiente em vez do lintel em betão?
    Muito obrigado pela ajuda
  18.  # 19

    Colocado por: Rui Costa MarquesVimos o site da Tecnocrete e vai cessar actividade.Conhece outra empresa que comecialize o richtergard?

    A BIU comercializa também esse tipo de solução. São rebocos armados e existem diversas soluções no mercado

    Colocado por: Rui Costa MarquesA aplicação é feita por técnicos especializados ou por nós?

    A aplicação é feita por alguém com bom senso e que não se ponha a aldrabar esse tipo de sistema, que é o que acontece na maior parte das vezes. A maioria dos empreiteiros só sabe fazer o mesmo. Se ler a ficha técnica do sistema percebe, porque os artistas compram a rede, mas não os acessórios e depois aplicam mal

    Colocado por: Rui Costa MarquesFace ao que viu, acha que o perfil metálico, como sugere acima, é suficiente em vez do lintel em betão?

    Essa só vendo no local ponde dependerá de estado do coroamento. Não parece estar mal, mas este tipo de edifícios engana muito. Poderá ser necessário refazer os últimos 30 cm de parede, com alvenaria nova, mas já vi essa solução aplicada em paredes com bastante pior aspecto. Mas o perfil têm de ser metalizado e chumbado á parede com chumbadores afastados a 50cm entre si

    Repare que as soluções que lhe apresentei, não são necessáriamente a melhor solução para si, são apenas soluções que terão de se estudadas no local e servem para você, fazer perguntas inocentes e perceber se que o está a aconselhar, avaliou diversas soluções e escolheu a melhor ou apenas se limitou a aconselhar aquela que está habituado a fazer. Isto é válido para empreiteiros e projectistas

    Colocado por: Rui Costa MarquesTem ideia do preço /m2?

    Hoje não tenho acesso, mas fiz recentemente um preço, só durante a semana lhe poderei dizer algo, mas será algo á volta de 30€/m2, mas só confirmando.

    Curiosidade: A casa é onde?
  19.  # 20

    Pelo que vejo.. aconselho a recuperação, conforme o Paulo Correia indica.
    Não utilize rebocos à base de cimento, sempre à base de cal.. para essas alvenarias.
    Todas as lajes, incluindo a cobertura deverão ser em Madeira ou em LSF.
    As divisórias interiores, pelo menos no piso 1, deverão ser leves (em "PLADUR")
    As tintas deverão ser o mais respiráveis possíveis, por forma a deixar os sias da parede migrarem ( vão sempre existir), recomendo, tintas de cal; tintas de silicato, ou as tintas hidrosilicónicas)

    contacte um Tecnico sensível às questões do património edificado (seja ele classificado ou não) que leh faça um projecto para o seu caso e especifique um caderno de encargos para a obra.
    "ignore", as observações do Luis K.W... são de fugir... demolir... abrir roços em cunhais e colocar uma estrutura porticada... que barbaridade...

    Boa sorte
 
0.0252 seg. NEW