É a primeira vez que aqui escrevo, embora já tenha consultado este site várias vezes pois acho que muitos conselhos e questões aqui expostas são muito úteis para ajudar a esclarecer alguns "dilemas" com que nos deparamos no dia a dia :)
Após já ter feito aqui algumas pesquisas relacionadas com "estuque", não encontrei uma situação idêntica à que vos vou expor e agradeço desde já toda a vossa disponibilidade para me ajudarem a compreender esta situação:
Moro num apartamento com cerca de 35 anos, onde as casas de banho são todas interiores, possuindo apenas uma pequena ventoinha perto da junção da parede com o tecto para fazer a ventilação. Acontece que o vizinho de baixo (cuja casa de banho é exactamento por baixo da minha) veio queixar-se que o estuque da sua casa de banho está a cair, exactamente na zona onde a minha sanita assenta, tem algumas rachas no tecto, assim como algumas partes ocas, mas não tem qualquer vestígio de infiltração, gotas a pingar ou água a escorrer. O vizinho ia contratar uma pessoa para lhe pintar o tecto da casa de banho quando se deparou com esta situação, essa mesma pessoa recusou-se a fazer o trabalho porque disse que com este problema não valia a pena fazer e que a culpa seria do vizinho de cima (eu) que deveria ter algum problema na casa de banho e que enquanto não arranjasse não valia de nada pintar o tecto.
A questão que vos ponho é será que a culpa será mesmo minha? Visto não haver vestigios de água a escorrer ou infiltração não poderá ser um problema devido á idade do prédio ou ao facto de ser uma casa de banho interior? O vizinho recusa-se a mandar o estuque abaixo para descobrir a origem do seu problema, porque diz que a culpa é minha e eu é que deverei "escavacar" a minha casa de banho primeiro...isto não me soa muito bem O que acham?
Enquanto não aparecer agua no tecto a pingar e tecto podre o estuque molhado humido, não tem que fazer obras na sua casa sim? agora se aparecer esses problemas de agua a pingar no vizinho, ai sim tem que ver a sua casa de banho, enquanto não aparecer isso deixe o vizinho falar, o pintor também tinha pouco apetite de trabalhar.
Caro Anonimo16062021 compreendo a sua resposta mas apesar de ter lá ido verificar a situação infelizmente não tirei fotos, caso lá volte brevemente poderei tentar tirar....por isso descrevi a situação o melhor que pude
Tem uma racha pequena que mal se vê, sente-se o ôco quando se bate mas não cai nada e mesmo o vizinho tendo raspado tambem não caiu nada
Rachadelas aparece em todos os tectos e paredes, tanto casas novas com antigas isso é normal e da dilatação do prédio ou casa, o oco também vai cair um dia depois ver se está molhado a laje da placa sim?
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ignis Sofia
Colocado por: Anonimo16062021 Vestígios de humidade no tecto não existem?
A parte do tecto que fica por baixo da minha sanita já tinha a tinta raspada quando la fui ver, nada de estuque molhado ou vestigios de humidade, a não ser algumas partes do tecto com bolor, pouco mas tinha....mas o bolor não será devido a ser uma casa de banho interior e não escoar tão bem a humidade/vapores dos banhos?
Apesar de muito estimar as vossas opiniões e me ajudarem a ter uma melhor noção da situação, o facto é que o meu vizinho só se irá contentar com uma avaliação feita por um rpofissional, e é do meu interesse também que esta situação se resolva a bem pois quero deixar tudo bem esclarecido para não dar azo a que pense que tenho má vontade, assim sendo que tipo de profissional acham que devo recorrer para avaliar a situação na casa do vizinho? Um canalizador? Um construtor?
Sim amiga o bolor aparece nas casas de banho por causa das aguas quente, o vapor da agua fica dentro da casa de banho depois vai para os cantos do tectos e fica escuro sim, isso não é umidade.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ignis Sofia