Iniciar sessão ou registar-se
    • Ivo
    • 3 setembro 2012 editado

# 1

Olá,

Estou com um problema numa lâmpada circular que tenho na cozinha.

Durante algumas semanas, ela acendia sem problema e rápido, no entanto ao fim de 1 ou 2h desligava e passado uns 5m voltava a ligar ... dá ideia que desligava por aquecimento e quando arrefecia voltava a ligar.
    Agora deixou de funcionar de vez.

O que fiz:
    - Troquei o arrancador e não resolveu
    - Troquei a Lâmpada por uma nova, e não resolveu

Deixo aqui uma imagem do conjunto.

Acham que o problema é daquela caixa no meio? Aquilo é um balastro? Já deve ser antigo, pois não encontro nada à venda que se pareça!

Cumps.
      DSCF1580 (Large).JPG
  1.  # 2

Para se apagar depois do arranque.. e não sendo da lampada, o mais certo é ser o balastro, sim.
    O arrancador só serve mesmo para o arranque.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, SVM
    • SVM
    • 3 setembro 2012

# 3

Sinal de fadiga...
    mais uns meses e em principio já deita o quadro abaixo :-)

vá a uma loja de venda de material eléctrico ou electrónica ou de electrodomésticos onde façam reparações.

não é normal vender-se ao público, mas existem e não deve ser muito caro.

claro que é sempre uma boa oportunidade para trocar de equipamento de iluminação por um mais recente a seu gosto :-)
    Abraço
    • Ivo
    • 4 setembro 2012

# 4

Vou optar por alterar o sistema, e coloco uma lâmpada economizadora.

Assim quando existirem problemas é mais fácil a manutenção ... com este quase que preciso chamar um electricista para arranjar a luz da cozinha!

Obrigado pela ajuda,
    • SVM
    • 4 setembro 2012

# 5

dificilmente encontrará uma lampada economizadora que lhe dará tanto rendimento quanto essa.
    trocar o balastro é relativamente simples...
    não coloque essa hipotese completamente afastada...

Abraço
  2.  # 6

Colocado por: IvoVou optar por alterar o sistema, e coloco uma lâmpada economizadora.

Assim quando existirem problemas é mais fácil a manutenção ... com este quase que preciso chamar um electricista para arranjar a luz da cozinha!

Obrigado pela ajuda,

Acho óptima a sua decisão de acabar com essa lâmpada circular de uma vez por todas.
    Veja uma armadura fluorescente 2x36w e terá uma boa iluminação na cozinha.
  3.  # 7

balastro
    • Ivo
    • 5 setembro 2012

# 8

Temos aqui opiniões diferentes ... agora estou indeciso!

Quando custa um balastro electrónico? É que o que tenho creio ser ferromagnético, provavelmente já nem se vende e deve ter menos rendimento.

A lâmpada circular TL-E custa 10€ (e já a comprei) + X do balastro = ?
    A economizadora deverá custar uns 6 a 7€, mais casquilho ... tudo x 2 = ?

A ideia é saber o que fica mais barato no momento VS custo manutenção futura VS consumos de energia ... aguardo mais algumas opiniões, mas tenho de resolver isto rápido pois estou com uma solução de recurso com uma lâmpada incandescente.

Obrigado mais uma vez ...
  4.  # 9

Acho que resolve rapidamente o problema com uma armadura 2x36w que não é cara e serve prefeitamente como já aqui foi referido e vai resultar na prefeição ....
    • J.C
    • 5 setembro 2012

# 10

Para que complicar, uma coisa tão simples...
    Esta serve, http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=3141&productid=14132&sid=0 e pode sempre utilizar um dia, o arrancador e a lampada que já comprou.
  5.  # 11

Colocado por: pedromdfAcho óptima a sua decisão de acabar com essa lâmpada circular de uma vez por todas.

Porque não gosta das lâmpadas circulares?

Já agora, em termos de consumo, qual a melhor solução para iluminação de uma cozinha?
  6.  # 12

Olá, muito interessante fórum. É muito importante também mudar a iluminação no sistema casa e substituir lâmpadas de poupança de electricidade! Obviamente, poupar energia e dinheiro
  7.  # 13

Colocado por: Joao2013Olá, muito interessante fórum. É muito importante também mudar a iluminação no sistema casa e substituir lâmpadas de poupança de electricidade! Obviamente, poupar energia e dinheiro

Joao2013,
    já agora, como têm a iluminação na sua cozinha? tradicionais lâmpadas fluorescentes? Em relação a estas, sempre ouvi que consomem "bastante" ao arrancar, mas não sei quantificar esse "bastante"
  8.  # 14

Colocado por: IvoOlá,

Estou com um problema numa lâmpada circular que tenho na cozinha.

Durante algumas semanas, ela acendia sem problema e rápido, no entanto ao fim de 1 ou 2h desligava e passado uns 5m voltava a ligar ... dá ideia que desligava por aquecimento e quando arrefecia voltava a ligar.
    Agora deixou de funcionar de vez.

O que fiz:
    - Troquei o arrancador e não resolveu
    - Troquei a Lâmpada por uma nova, e não resolveu

Deixo aqui uma imagem do conjunto.

Acham que o problema é daquela caixa no meio? Aquilo é um balastro? Já deve ser antigo, pois não encontro nada à venda que se pareça!

Cumps.
      DSCF1580 (Large).JPG

Boas
    Se quer algo simples, sem ter de recorrer a um eletricista, retire toda a electrificação do plafon, compre 1/2 casquilhos E14 ou E27 com suporte e fixe na base do plafon, depois coloque lampâdas economizadoras, com casquilho E14 ou E27 dependendo do casquilho que vai comprar.
    Tem o seu assunto resolvido.

0.0192 seg. NEW