Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há coisas que eu não consigo perceber!

    Moro numa moradia térrea desde 2007 (nova), está inserida numa zona de pinhal e extremamente húmida, acontece porém que o chão flutuante estala por tudo o que é sitio, cada passo é um estalo.

    De dia até é suportável, mas imaginem de noite quando temos a criança a dormir, ou qualquer pessoa, e cada passo é um estalo, é bastante irritante.

    Não percebo se foi mal colocado ou se o material não presta ou se é normal devido ao frio.

    Alguém está a par ? Pode ser resolvido facilmente ?
  2.  # 2

    Que tipo de pavimento flutuante é? termolaminado (8m) ou estratificado (+ de 12mm)?
  3.  # 3

    Colocado por: PauloCorreiaQue tipo de pavimento flutuante é? termolaminado (8m) ou estratificado (+ de 12mm)?

    Sinceramente não sei, porquê ? É normal em qualquer dos casos?
  4.  # 4

    Veja se consegue levantar uma ponta algures e se por baixo tem uma manta geotêxtil de cor branca ou azul.

    Sendo uma vivenda nova ou não colocaram a manta ou a betonilha estará muito irregular, criando vazios sob o pavimento que quando se pisa, provocam esse barulho. A questão do tipo de pavimento é que o termolaminado sendo mais fino, mexe mais quando a base não é tão boa.

    Resolvido facilmente não pode, provavelmente terá de ser levantado e colocada uma ou mais camadas de manta ou ver outra solução para eliminar as irregularidades. Mas é daqueles problemas que só vendo
  5.  # 5

    Colocado por: PauloCorreiaVeja se consegue levantar uma ponta algures e se por baixo tem uma manta geotêxtil de cor branca ou azul.

    Sendo uma vivenda nova ou não colocaram a manta ou a betonilha estará muito irregular, criando vazios sob o pavimento que quando se pisa, provocam esse barulho. A questão do tipo de pavimento é que o termolaminado sendo mais fino, mexe mais quando a base não é tão boa.

    Resolvido facilmente não pode, provavelmente terá de ser levantado e colocada uma ou mais camadas de manta ou ver outra solução para eliminar as irregularidades. Mas é daqueles problemas que só vendo
    De facto tem essa manta de cor branca. É estranho é só agora estalar após um ano de residência.
    Aliás no quarto desde cedo começou a estalar, mas com o decorrer do tempo tem-se vindo a verificar noutras divisões da casa.
  6.  # 6

    As juntas estão boas, bem encaixadas ou estão a dar de si?
  7.  # 7

    Colocado por: PauloCorreiaAs juntas estão boas, bem encaixadas ou estão a dar de si?


    As juntas estão bem encaixadas, pelo menos não vejo folga .

    A casa e a zona é extremamente húmida, será que esta envolvência causou o "inchar" da madeira ?!? É que tenho reparado que algumas portas que abriam e fechavam bem, agora uma arrasta no chão e outra arrasta na parte de cima.

    Realmente os estalos parecem ter origem na junta onde as tábuas se encontram, mas por outro lado não vejo folga nas mesmas, será que mesmo não vendo possam estar desencaixadas o suficiente para estalar e não o suficiente para se ver as folgas ?
  8.  # 8

    Pode estar a acontecer o contrário. Devido á humidade, o pavimento inchou e "subiu". O barulho que ouve pode ser de quando pisa, ele baixa. Embora seja pouco é o suficiente para fazer barulho porque como o pavimento está sob pressão, transmite som.

    Se for, além de resolver os problemas de humidade e caso o pavimento esteja ainda em boas condições (?) terá de o levantar e cortar as peças que se encontram junto ás paredes, para criar espaço para o pavimento dilatar. Normalmente, deixa-se 8mm (a espessura do pavimento, mete-se uma tábua ao alto) entre a parede e o pavimento, para evitar estas situações.
  9.  # 9

    Colocado por: PauloCorreiaPode estar a acontecer o contrário. Devido á humidade, o pavimento inchou e "subiu". O barulho que ouve pode ser de quando pisa, ele baixa. Embora seja pouco é o suficiente para fazer barulho porque como o pavimento está sob pressão, transmite som.

    Se for, além de resolver os problemas de humidade e caso o pavimento esteja ainda em boas condições (?) terá de o levantar e cortar as peças que se encontram junto ás paredes, para criar espaço para o pavimento dilatar. Normalmente, deixa-se 8mm (a espessura do pavimento, mete-se uma tábua ao alto) entre a parede e o pavimento, para evitar estas situações.


    Pois, eu ia mais por aí!

    Por acaso já verifiquei essa folga junto a alguns rodapés que se estavam a descolar e tive que os colar outra vez. Existe uma folga só que não me parece ser da espessura da tábua.
  10.  # 10

    Colocado por: CIMENTOPor acaso já verifiquei essa folga junto a alguns rodapés que se estavam a descolar e tive que os colar outra vez. Existe uma folga só que não me parece ser da espessura da tábua.

    Se isso já está assim e é de 2007, accione as garantias e depressa
  11.  # 11

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: CIMENTOPor acaso já verifiquei essa folga junto a alguns rodapés que se estavam a descolar e tive que os colar outra vez. Existe uma folga só que não me parece ser da espessura da tábua.

    Se isso já está assim e é de 2007, accione as garantias e depressa


    Pois.

    A obra foi feita por um familiar e para evitar problemas vou resolver a situação sozinho.
  12.  # 12

    Colocado por: CIMENTOA obra foi feita por um familiar e para evitar problemas vou resolver a situação sozinho.

    Pois, família e amigos, livrem-me deles que eu livro-me dos meus inimigos

    Mas se tem humidades sob o pavimento flutuante, ou mete uma nova manta com plástico e/ou mete uma tela asfáltica de 3kg/m2 encostada topo a topo, para evitar as humidades ascendentes.
  13.  # 13

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: CIMENTOA obra foi feita por um familiar e para evitar problemas vou resolver a situação sozinho.

    Pois, família e amigos, livrem-me deles que eu livro-me dos meus inimigos

    Mas se tem humidades sob o pavimento flutuante, ou mete uma nova manta com plástico e/ou mete uma tela asfáltica de 3kg/m2 encostada topo a topo, para evitar as humidades ascendentes.


    A casa está feita em cima de uma caixa de ar, pensei que fosse suficiente para evitar as hunidades ascendentes.

    Tem ideia de valores, para tal obra ? +-132m^2
  14.  # 14

    Se a caixa de ar não tem isolamento termico... pode ocorrer condensação na laje de pavimento e alterar a % de humidade do flutuante, originando o problema
  15.  # 15

    Colocado por: CIMENTOA casa está feita em cima de uma caixa de ar, pensei que fosse suficiente para evitar as hunidades ascendentes.

    A minha observação deve-se ao facto de ter dito mais acima que:
    A casa e a zona é extremamente húmida,


    E como disse ainda que estava a inchar,
    É que tenho reparado que algumas portas que abriam e fechavam bem, agora uma arrasta no chão e outra arrasta na parte de cima.


    Dai que antes de avançar, convém perceber qual a causa, se humidades que incharam o pavimento ou outra causa, má qualidade do pavimento. Muitos pavimentos de baixo custo da AC3 e mesmo AC4 com preços maravilha, passado uns meses, dão nisto. Porque senão, arrisca-se a estar a gastar dinheiro num reassentamento e o problema ser do pavimento, e quando voltar a acontecer o mesmo, volta a gastar dinheiro.

    Se tiver um desumidificador, use-a e ver se melhora, para despistar se é humidade aérea.
    Nas zonas onde arrasta, coloque uma régua no chão e veja se o chão levantou ou foi a porta que descaiu. Se o pavimento levantou, vai ver uma barriga sob a régua.

    Quanto á mão de obra, pode considerar 7.5€/m2 para o assentamento e 0.50€ para a espuma. Um pavimento AC4 considere 17€/m2 e um AC3 entre os 8 e os 10€/m2. Se houver humidades, compre um com base em HDF (hidrófuga).
  16.  # 16

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: CIMENTOA casa está feita em cima de uma caixa de ar, pensei que fosse suficiente para evitar as hunidades ascendentes.

    A minha observação deve-se ao facto de ter dito mais acima que:
    A casa e a zona é extremamente húmida,


    E como disse ainda que estava a inchar,
    É que tenho reparado que algumas portas que abriam e fechavam bem, agora uma arrasta no chão e outra arrasta na parte de cima.


    Dai que antes de avançar, convém perceber qual a causa, se humidades que incharam o pavimento ou outra causa, má qualidade do pavimento. Muitos pavimentos de baixo custo da AC3 e mesmo AC4 com preços maravilha, passado uns meses, dão nisto. Porque senão, arrisca-se a estar a gastar dinheiro num reassentamento e o problema ser do pavimento, e quando voltar a acontecer o mesmo, volta a gastar dinheiro.

    Se tiver um desumidificador, use-a e ver se melhora, para despistar se é humidade aérea.
    Nas zonas onde arrasta, coloque uma régua no chão e veja se o chão levantou ou foi a porta que descaiu. Se o pavimento levantou, vai ver uma barriga sob a régua.

    Quanto á mão de obra, pode considerar 7.5€/m2 para o assentamento e 0.50€ para a espuma. Um pavimento AC4 considere 17€/m2 e um AC3 entre os 8 e os 10€/m2. Se houver humidades, compre um com base em HDF (hidrófuga).


    Ok.

    Parece que vou ter que aguentar os estalos, pelo menos durante algum tempo!

    É mesmo necessário substituir o pavimento ? O levantamento e reforço do isolamento não chega ?
  17.  # 17

    Colocado por: CIMENTOÉ mesmo necessário substituir o pavimento ? O levantamento e reforço do isolamento não chega ?


    Depende se ele foi afectado pela humidade ou não, mas isso só vendo, até porque pode dar-se o caso de ele ser de má qualidade.
    Se o encaixe for do tipo macho-fêmea, e tiver sido colado, ao tirá-lo, pode dar cabo de algumas juntas e ter de substituir essas placas, o que é sempre chato, porque as novas são parecidas, não iguais. Se o encaixe for do tipo click, não há problema
  18.  # 18

    Obrigado a todos pelo vosso apoio, principalmente ao Sr. Paulo Correia que me esclareceu as diversas dúvidas desde o inicio do tópico.

    Por enquanto vou aguardar mais um tempo (€€) e depois então decido o que fazer.
  19.  # 19

    Mas já agora, podias adiantar-nos se a caixa de ar sobre a placa esta ventilada?

    Eu creio que essa caixa de ar não tem ventilação e o problema esta na humidade ascendente gerada pela condensação.
  20.  # 20

    Colocado por: 2970713Mas já agora, podias adiantar-nos se a caixa de ar sobre a placa esta ventilada?

    Eu creio que essa caixa de ar não tem ventilação e o problema esta na humidade ascendente gerada pela condensação.


    Como é que se vê se tem ventilação ? Eu acho que não tem.

    Nas paredes exteriores existem um tubos pequenos junto ao solo, mas julgo que sejam para drenar eventuais condensações da caixa de ar da parede, certo?

    Quanto à humidade ascendente, não se deveria manifestar nas paredes ? Por acaso até tenho em algumas paredes, junto ao rodapé cuja tinta está como que estalada, na altura o construtor disse que eram as paredes a secar.
 
0.0275 seg. NEW