Iniciar sessão ou registar-se
    • CG30
    • 4 setembro 2012

# 1

Boa tarde.
    A situação é a seguinte. Estou interessado num apartamento que está em fase de vendas por uma sociedade de construções. Contudo, soube por terceiros que a sociedade está com dívidas à banca e que já poderá ter havido alguma penhora a alguns bens.
    Já tentei confrontar o construtor com a situação mas ele diz que os apartamentos não têm qualquer problema jurídico, mas sinceramente estou de pé atrás com a situação.

Assim, qual será a forma mais fácil de tentar conseguir obter informação acerca de eventuais hipotecas / penhoras que o imóvel tenha? Nas finanças, no munícipio, no banco? alguém tem ideia onde poderei ir?

Cumprimentos.
  1.  # 2

Acho melhor ir as Finanças ai sabe-se tudo de penhoras ou dividas ao estado!!! leve os dados todos da Construções e nomes dessa firma sócios e gerentes etc.

Boa sorte e boa compra mas cuidado!!!!
  2.  # 3

Pede ao construtor uma certidão permanente do apartamento. Quase de certeza que está lá registada uma hipoteca ao banco, o que é perfeitamente normal, visto que o banco lhe emprestou o dinheiro para a construção. Se existir apenas essa hipoteca não existe problema nenhum, porque no dia da escritura o banco apresenta um distrate, que é o documento que liberta essa hipoteca.
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  3.  # 4

Colocado por: reparosAcho melhor ir as Finanças ai sabe-se tudo de penhoras ou dividas ao estado!!!

Lá está o reparos a falar do que não sabe!!!
    Concordam com este comentário: GF, Vitor Azevedo
    • CG30
    • 4 setembro 2012

# 5

Boas. Mas as dívidas da construtora não devem ser ao Estado, devem ser à Banca !!!
    O apartamento está situado em Vila Nova de Gaia. Que acham de ir à Conservatória do Registo Predial de Vila Nova de Gaia com a morada do apartamento e pedir informação? Será que eles dão essa informação sem problemas?

Cumps.
  4.  # 6

Colocado por: CG30O apartamento está situado em Vila Nova de Gaia. Que acham de ir à Conservatória do Registo Predial de Vila Nova de Gaia com a morada do apartamento e pedir informação? Será que eles dão essa informação sem problemas?

Porque é que não segue o conselho que lhe dei??...e com a morada a conservatória não lhe diz nada.
    Concordam com este comentário: Isis
    • CG30
    • 4 setembro 2012

# 7

Obrigado Picareta pela sugestão. Foi precisamente isso que fiz e é por isso que estou com dúvidas acerca da credibilidade do construtor. Pedi-lhe a certidão do apartamento e ele está constantemente a arranjar desculpas para não dar (ainda não fui à conservatória, não está pronta, etc.), daí as minhas dúvidas.
    Daí estar a pensar ir directamente á conservatória tentar saber alguma coisa. Mas já me disseram que pela morada vai ser difícil, porque eles podem pedir a identificação matricial, mas isso eu não faço ideia como obter.

Cumps.
  5.  # 8

Colocado por: CG30Obrigado Picareta pela sugestão. Foi precisamente isso que fiz e é por isso que estou com dúvidas acerca da credibilidade do construtor. Pedi-lhe a certidão do apartamento e ele está constantemente a arranjar desculpas para não dar (ainda não fui à conservatória, não está pronta, etc.), daí as minhas dúvidas.
    Daí estar a pensar ir directamente á conservatória tentar saber alguma coisa. Mas já me disseram que pela morada vai ser difícil, porque eles podem pedir a identificação matricial, mas isso eu não faço ideia como obter.

Cumps.

Ir à conservatória? em 2 minutos vai a ... http://www.predialonline.pt/PredialOnline/ , pede, faz o pagamento (6 euros para informação nao certificada), e daí a uma hora tem o código de acesso à certidão no e-mail.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    • CG30
    • 4 setembro 2012

# 9

Boas. Mas acha que consigo obter a informação online apenas com a morada do prédio?
  6.  # 10

Colocado por: CG30Boas. Mas acha que consigo obter a informação online apenas com a morada do prédio?

está na brincadeira!!!!!!
  7.  # 11

Acho que é o Picareta que tem feito esta chamada de atenção: e quando detectar rachas nas paredes, humidades, ou levantamento de tacos a quem vai pedir justificações, a quem vai pedir a activação da garantia? A um construtor falido?
    Concordam com este comentário: GF
  8.  # 12

Colocado por: A LesteAcho que é o Picareta que tem feito esta chamada de atenção: e quando detectar rachas nas paredes, humidades, ou levantamento de tacos a quem vai pedir justificações, a quem vai pedir a activação da garantia? A um construtor falido?

A questão era relativa ao apartamento, e foi sobre o apartamento que respondi, mas se quiser saber o "estado de saúde da empresa" tem que ver aqui: (mas tem que pagar)

https://www.racius.com/login/

ou aqui:

https://www.informadb.pt/idb/login.do
    •  
      GF
    • 5 setembro 2012 editado

# 13

Um construtor que:
    1) Está prestes a falir;
    2) Tem dívidas;
    3) Não dá uma certidão predial para se verificar os ónus existentes

Parece-me que será tudo menos de confiança. De mim não levava nem um cêntimo.
    E como disse e bem o A LESTE, mesmo que não tenha penhora nenhuma no apartamento, no dia em que houver um problema com o mesmo, agarra-se a quem?
    Cuidado com os negócios tentadores... ninguém dá nada a ninguém....
    • CG30
    • 5 setembro 2012

# 14

Bom dia. Concordo inteiramente consigo GF, mas neste momento eu já nem estou muito interessado no apartamento mas sim em avisar outros potenciais compradores. Ontem encontrei lá um casal que também está interessado num outro apartamento do mesmo prédio e até já deu parte do sinal, e tal como a mim, o construtor não lhes deu qualquer certidão do prédio. Estão a fiar-se na boa fé do construtor e eu já os avisei para estarem atentos.
    Será que com o nome da sociedade de construções, dá para ir a alguma entidade oficial saber quais os bens que eles têm registados na sociedade e se existem hipotecas / penhoras associadas aos bens? Será que isto pode ser requerido por qualquer pessoa ou só por intermédio de advogado?

Cumps.
  9.  # 15

Colocado por: GFUm construtor que:
    1) Está prestes a falir;
    2) Tem dívidas;

Se o objectivo for comprar casa a um construtor que não tenha dívidas, não compra casa.

Colocado por: GF3) Não dá uma certidão predial para se verificar os ónus existentes

Sabe se já lha pediram?

Colocado por: CG30Será que com o nome da sociedade de construções, dá para ir a alguma entidade oficial saber quais os bens que eles têm registados na sociedade e se existem hipotecas / penhoras associadas aos bens? Será que isto pode ser requerido por qualquer pessoa ou só por intermédio de advogado?

Você continua a não ler aquilo que eu escrevo.
    • CG30
    • 5 setembro 2012

# 16

Boas Picareta. Sim, os outros compradores já pediram a certidão permanente do apartamento que eles querem comprar e a resposta foi a mesma, ficou de dar a certidão no dia do pagamento do sinal e na altura disse que ainda não a tinha!!
    Por isso é que eu pergunto se há alternativa a saber informação dos imóveis por outra via porque já percebi que pelo construtor não vou conseguir nada.

Cumps.
  10.  # 17

Colocado por: CG30Boas Picareta. Sim, os outros compradores já pediram a certidão permanente do apartamento que eles querem comprar e a resposta foi a mesma, ficou de dar a certidão no dia do pagamento do sinal e na altura disse que ainda não a tinha!!

Se pediram a certidão permanente, o construtor não a entregou, e se mesmo assim pagaram sinal, não se devem queixar do construtor mas deles próprios!!!!

Colocado por: CG30Por isso é que eu pergunto se há alternativa a saber informação dos imóveis por outra via porque já percebi que pelo construtor não vou conseguir nada.

Já várias pessoas lhe responderam. Mas aqui vai novamente: Esse casal que pagou o sinal deve ter assinado um cpcv, certo? (já tenho dúvidas) se sim estão lá os dados todos do imóvel, depois É SÓ IR A UMA CONSERVATÓRIA, OU AQUI: http://www.predialonline.pt/PredialOnline/

0.0202 seg. NEW