Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde!
    estou a remodelar uma casa antiga, tenho um telhado só com telha e queria isolar por causa do calor e do frio.
    foi-me aconselhado revestir junto à telha com lã de rocha, que não faria mal à saúde, e depois com ripas de madeira a fazer o forro.
    gostava que me informassem se estou a proceder bem ou se há riscos para a saúde. já li muita coisa e confesso que estou confusa.
    será que as ripas de madeira vão deixar passar poeiras nocivas para as divisões nos dias de vento visto não haver placa entre o telhado e as mesmas?
    agradecia que me dessem uma ajuda para eu ficar mais esclarecida.
    obrigada.
    • eu
    • 4 setembro 2012

     # 2

    Se tem medo da lâ de rocha, pode usar outros materiais no isolamento...
  2.  # 3

    Não metia lá da rocha debaixo da telha no telhado, porque apodrece depois é só lixo em cima dos tectos da casa!

    Para isolamento para ai debaixo da telha e não apodrece e não se desfaz a uma tela de rolo verde de 3mm, usa-se muito no chão para flutuante faz o mesmo efeito no telhado para debaixo das telhas!!

    Já fiz esse trabalho foi duas camadas de tela e bem preza, e hoje está lá como isolamento fresco de verão e quente no inverno.
  3.  # 4

    Colocado por: Anonimo16062021
    reparos reparos,por vezes adiantava mais estar caladinho..mas ok,desabafe para ai homem


    Diga lá o que você quer pôr Anonimo16062021 diga? não sabe mais é só criticar que eu vejo certas pessoas!!!

    Ideias não têm para resolver, mas para criticar á sempre e que maneira aqui!!! obrigado
    •  
      alv
    • 4 setembro 2012

     # 5

    Vivam!
    Mais do mesmo. Declaro-me vencido!
    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    Luciete
    Comprenda uma coisa, para isolar precisa de espessura de isolamento ou seja precisa de isolamento com espessuras na casa de pelo menos 30mm, não vá em cantigas de isolantes milagrosos com espessuras diminutas, porque infelizmente ainda não atingimos essa tecnologia...
    Se reparar existem várias discussões que mencionam os isolamentos, se reparar há uma activa neste momento que se fala de espessuras de 100mm!!!
    Se quer gastar o dinheiro gaste-o bem tem várias opções, pode colocar a lã de rocha ou lã de vidro se vai fechar com ripado de madeira (o que deverá ser suficiente), pode igualmente colocar XPS ou EPS (vulgarmente conhecidos por Roofmate ou Esferovite respectivamente) que evita a dispersão das particulas que tanto teme!!!
    Aviso-a também que estou neste forum com a finalidade de aprender alguma coisa para aplicar na construção da minha moradia, e não para vender algum produto ou serviço, já agora tenho 120mm de isolamento nas paredes e 100+50 no tecto na minha moradia por isso...
    Cumprimentos
  5.  # 7

    Colocado por: reparosNão metia lá da rocha debaixo da telha no telhado, porque apodrece depois é só lixo em cima dos tectos da casa!

    Para isolamento para ai debaixo da telha e não apodrece e não se desfaz a uma tela de rolo verde de 3mm, usa-se muito no chão para flutuante faz o mesmo efeito no telhado para debaixo das telhas!!

    Já fiz esse trabalho foi duas camadas de tela e bem preza, e hoje está lá como isolamento fresco de verão e quente no inverno.
    quer dizer eu ando aqui ajudar, quem diz eu o alv, o Anonimo110722 que até concorda com a MLM para isolamento, e vem você agora aqui neste post afirmar que uma manta de espuma de 3mm faz o mesmo efeito que uma MLM de 60mm, mas isto é do calor ou tá tudo parvo? bolas mais a crise, oh reparos eu ainda aceito que você trabalhe com o hidronil agora espuma de 3mm versus MLM 60mm porra não é a mesma coisa, tenhamos tento nas teclas, a sua sorte é o alv estar de ferias, senão acredito que vai ter direito a um texto daqueles muita grande
    • J.C
    • 4 setembro 2012

     # 8

    Colocado por: pdavidmarques
    a sua sorte é o alv estar de ferias, senão acredito que vai ter direito a um texto daqueles muita grande


    No post 7, até ele desistiu! loooooooolll
    Mas parece que o reparos, tem aì um ajudante e vizinho (igual a ele) tipo...Morde e foge!
    Um tal que em Abril de 2011 era FP (Forças Policiais) passado 3 Meses era empreiteiro e (tal como o reparos) oferecia-se para todos os trabalhos!
    anedotasvisto!
    •  
      alv
    • 5 setembro 2012

     # 9

    Vivam!
    Não, infelizmente, ou felizmente, não sei, já não estou de férias.
    O sentido da minha desistência são dois, a saber: Por um lado temos escrito, todos, rios de tinta sobre o assunto, mas por vezes há alguma resistência em ler um bocado, mas isso damos de barato, porque muitas vezes a falta de tempo não o permite e aí até se ajuda, encaminhando, relembrando, etc.; Por outro vêm os nossos colegas foristas, menos cuidadosos, mais inventivos, digamos, aconselhar coisas e sistemas como se fossem poções mágicas que entretanto escaparam a todos os outros.
    Outras vezes é mesmo uma questão de paciência e por falta dela escrevemos uns disparates que até foi o meu caso com o comentário que mereceu um sonante, pelo menos para mim, discordo do Jorge Alves e que não entendi o sentido, mas, a ver no que dá.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
  6.  # 10

    Colocado por: alvVivam!
    Mais do mesmo. Declaro-me vencido!
    "Fassam" parte.
    Discordam deste comentário:jorgealves

    Compreendendo o possível desespero de quem se repete, depois de 3horas confesso a minha incompetência de pesquisa: onde esta a famigerada discussao a explicar de uma vez por todas como se isola um telhado?
    Vi muitos bocados de info dispersa, mas sonho c um "best-off" sistematico q resuma as camadas e diferentes opcoes.
    Muito agradeco a quem possa encaminhar-me..
  7.  # 11

    Colocado por: alvVivam!
    Não, infelizmente, ou felizmente, não sei, já não estou de férias.
    O sentido da minha desistência são dois, a saber: Por um lado temos escrito, todos, rios de tinta sobre o assunto, mas por vezes há alguma resistência em ler um bocado, mas isso damos de barato, porque muitas vezes a falta de tempo não o permite e aí até se ajuda, encaminhando, relembrando, etc.; Por outro vêm os nossos colegas foristas, menos cuidadosos, mais inventivos, digamos, aconselhar coisas e sistemas como se fossem poções mágicas que entretanto escaparam a todos os outros.
    Outras vezes é mesmo uma questão de paciência e por falta dela escrevemos uns disparates que até foi o meu caso com o comentário que mereceu um sonante, pelo menos para mim, discordo do Jorge Alves e que não entendi o sentido, mas, a ver no que dá.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário:pdavidmarques


    so agora reparei que tinha andado por estas andancas e tinha descascado no alv em relacao ao seu ''dou-me por vencido'' felismente ele reconsiderou e ja voltou ao activo.
  8.  # 12

    Boa noite,

    Aproveito este tópico, uma vez que tenho uma dúvida semelhante à inicialmente colocada pela luciete.

    Estamos a fazer umas obras numa casa antiga e vamos colocar pladur por baixo dos tectos já existentes (à excepção da cozinha em que o tecto teve que vir abaixo por não se encontram em condições). Queriamos uma solução barata para funcionar como isolamento térmico. Lembramo-nos da lã de rocha mas surgiu-nos a dúvida de como deveria ser aplicada. Acima dos tectos antigos temos ripas de madeira e depois telhas. Será que a lã de rocha deve ser colocada sobre as ripas de madeira (entre o telhado e os tectos antigos) ou entre os tectos antigos e o pladur? (na cozinha não teremos o tecto antigo mas apenas pladur). Outra dúvida prende-se com a diferença entre as mantas de lã de rocha e os painéis. Os painéis ficam mais baratos, mas são aconselháveis para tectos?

    Agradeço a vossa ajuda.
  9.  # 13

    As obras estão a decorrer com grande rapidez e preciso de decidir o quanto antes qual a solução que vou utilizar. Ninguém me pode dar umas dicas? Muito obrigado!
  10.  # 14

    A solução mais barata é colocar a lã de rocha entre o pladur e o tecto, idem na cozinha mesmo sem tecto. O pladur deverá ser o hidrofugado.
    A solução mais correcta será aplicar o isolamento térmico por cima do tecto antigo e neste caso fazendo passar a manta por cima das ripas, contornando estas, caso haja um desvão (tipo sótão não utilizável) com espaço suficiente para se fazer o trabalho sem ter de se levantar o telhado..
  11.  # 15

    Colocado por: manueteixeiraA solução mais barata é colocar a lã de rocha


    Errado.
    A solução mais barata é colocar lã de vidro.
  12.  # 16

    Admitindo que coloco a lã de rocha por cima do telhado antigo, não percebi a parte de passar a mantar por cima das ripas contornado-as...

    Aquilo tem umas ripas de madeiras onde estão presos os tectos antigos, não posso simplesmente esticar a manta por todo o espaço, cobrindo totalmente as ripas? O telhado tem altura suficiente para se trabalhar por dentro sim...

    Deixo uma foto da parte sem o tecto antigo:


    Obrigado
  13.  # 17

    Pouse-a por cima desse ripado em quadriculas que se vê, deve procurar que fique sobreposta nas entregas de forma a isolar o mais possível e evitar aberturas com eventuais pequenas oscilações,

    um abraço
    • PASA
    • 29 novembro 2012

     # 18

    Isso das mantas de lã mineral apodrecerem já não é a primeira vez que ouço. Quando um aplicador de pladur se deslocou a minha casa para orçamentar a colocação do pladur com lã de rocha (tectos) também me falou que iria apodrecer com o tempo, será o Sr. Reparos?!? ou então, porque é que falam nisso, em que se baseiam?
  14.  # 19

    Antes de mais, obrigado pelas respostas. Existe assim uma probabilidade tão grande de a lã vir a apodrecer?
    •  
      alv
    • 29 novembro 2012 editado

     # 20

    Vivam!

    Caramba deixemos-nos de inventar.
    Ribeirinho, usem manta de lã de vidro com papel kraft simplesmente pousada sobre esse barrotame, com dois cuidados: Use o papel kraft virado para o interior da zona a aquecer e sobreponha muito bem as emendas. Se fizer tecto falso com estrutura metálica abaixo dessa madeira toda, aí aplique a manta directamente sobre a estrutura de suporte das PGL, sempre com os mesmos cuidados.
    Pode usar à vontade MLV de 80mm e fica muito bem servido.
    Quanto a preços, cada um fala do que sabe, mas supondo que sei do assunto a MLV com papel kraft é ainda a solução mais eficiente e mais económica. Apodrecimento da lãs, sejam elas de vidro ou de rocha, se bem colocadas, nunca vi e ando por aqui à alguns anos a fazer e desfazer coisas dessas.
    "Fassam" parte.
 
0.0209 seg. NEW