Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Precisava de ligar um frigorifico, placa vitroceramica, termoacumulador e forno na cozinha, contudo ao fazer umas puxadas da ficha não sei se o disjuntor tem capacidade ou não para aguentar a corrente caso estejam todos os electrodomesticos ligados.
    Do que estive a ver dos disjuntores, o da cozinha é o número 4, que tem a descrição C16 (que penso ser relativo à amperimetragem )

    Agradeço em avanço pela vossa disponibilidade.
    Cumpz
      IMAG0973.jpg
  2.  # 2

    "Puxada da fixa" para ligar isso tudo???

    Você quer pregar fogo á casa ou quer ficar sem eletricidade?
  3.  # 3

    placa vitroceramica e forno, na mesma "ficha"?

    vai correr mal.
  4.  # 4

    Colocado por: ultrahipermega"Puxada da fixa" para ligar isso tudo???

    Você quer pregar fogo á casa ou quer ficar sem eletricidade?


    Nem uma coisa nem outra, por isso é que estou a perguntar antes de fazer alguma coisa.
    Uma puxada é para o forno, placa e exaustor. Outra puxada em outra tomada é para o termoacumulador e outra tomada é para o frigorifico. Contudo estão ligadas todas ao mesmo disjuntor. (Penso que me tinha explicado mal)
  5.  # 5

    Então, todos os circuitos da cozinha encontram-se ligados a um único disjuntor de 16A, certo?

    Tem um belo problema, em novas instalações, existe um único disjuntor por aparelho e nem pense em ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo, porque esse disjuntor dispara imediatamente.

    Chame um eletricista, é o melhor...
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, ultrahipermega
  6.  # 6

    Tem de fazer uma puxada directa do quadro e com disjuntor de 25A para o forno e outra igual para a placa.
    Tem de fazer uma directa para o frigorifico e exaustor com disjuntor de 16A
    Tem de fazer outra directa para o termoacomulador (a amperagem vai depender da resistência que ele tiver) com 16A deve chegar.
  7.  # 7

    Colocado por: ultrahipermegaTem de fazer uma puxada directa do quadro e com disjuntor de 25A para o forno e outra igual para a placa.
    Tem de fazer uma directa para o frigorifico e exaustor com disjuntor de 16A
    Tem de fazer outra directa para o termoacomulador (a amperagem vai depender da resistência que ele tiver) com 16A deve chegar.


    A casa foi remodelada, quadro e disjuntores novos, mas não tem um por "electrodomestico". Não testei se o que lá está "4 - Cozinha" é mesmo referente a tudo da cozinha ou não. Tenho de testar para ver.

    Vou tentar então tratar do assunto com um profissional. Dir-vos-ei como ficou no final assim que estiver feito.
    Cumpz
  8.  # 8

    o que mostra ai na foto por norma quando feito por um profissional, isso mal chegava para a cozinha (depende dos electrodomesticos que lá tem) ora você tem isso para a casa toda.
  9.  # 9

    Esqueça tem que modificar tudo e criar circuitos novos e claro verificar a potencia contratada ,pois com estes equipamentos todos é disparo na certa é o problema de muitas maquinas e vitroceramica ,então esqueça pois só para isso é necessario muita potençia e parece me ser algo que não tem?????
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  10.  # 10

    Alimentação do termoacumulador deve ser individual, com uma protecção de 30mA, e caso não tenha auxilio solar, é conveniente ter uma linha de 4mm.
    O forno caso seja possível, alimentar com uma linha de 4mm, protecção de 20A .
    A placa, pode ser alimentada pela linha do forno, havendo um inversor da posição forno/placa.
    O ideal para a placa e forno, será um enfiamento a 4mm.
    O frigorífico não é relevante.

    Chama-se a atenção no caso de a alimentação da EDP ser monofásica, ter em conta a potência contratada uma vez que ira sobrecarregar o disjuntor diferencial da companhia, podendo ser necessário pedir um aumento de potência á companhia.

    Em caso de ser trifásico, a situação é diferente, tendo que respeitar um equilíbrio de fases.

    Em caso de duvidas, não hesite em nos contactar!

    Inforssilva.blogspot
    Facebook
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  11.  # 11

    Colocado por: JEstevao

    Nem uma coisa nem outra, por isso é que estou a perguntar antes de fazer alguma coisa.
    Uma puxada é para o forno, placa e exaustor. Outra puxada em outra tomada é para o termoacumulador e outra tomada é para o frigorifico. Contudo estão ligadas todas ao mesmo disjuntor. (Penso que me tinha explicado mal)


    Esse "disjuntor" que fala, penso estar a referir-se ao primeiro elemento da foto. Esse elemento parece-me a mim um interruptor diferencial com uma sensibilidade de 300mA e corrente nominal de 40A.

    Porque se refere apenas ao termoacumulador + frigorífico como estando ambos ligado ás tomadas que pertence a um só circuito da cozinha (disjuntor), apenas precisa de confirmar que os consumos de ambos não excede o suportado pelo disjuntor.

    Cumps
    Concordam com este comentário: JEstevao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  12.  # 12

    Bom dia a todos,

    Ao contrário do que o quadro indicava, há mais que um disjuntor para a cozinha.
    Desta forma, ficou o termoacumulador ligado a um disjuntor e a placa e o forno a outro.

    Não houve nenhum disjuntor a disparar até hoje, mantendo sempre tudo ligado e sem problemas.

    Obrigado pela explicação.
    Cumpz
 
0.0167 seg. NEW