Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa a tarde,

Estou prestes a adquirir um terreno, inserido num loteamento, e a minha ideia é contruir uma moradia estilo contemporâreo com 2 pisos. Antes de contactar um arquitecto gostava de ter noção se as divisões que pretendo 'cabem' nos metros quadrados que tenho pensados para a moradia (por uma questão de preço).

Claro que as divisões podem ter tamanhos distintos e não é fácil responder a esta questão, mas o que pretendo é uma ideia, uma opinião...

Para as divisões terem àreas razoáveis, quantos m2 preciso no total para conseguir colocar o seguinte:

Piso 0:
    Cozinha
    Despensa e Lavandaria
    Sala de jantar e sala de estar
    wc
    Escritório

Piso1:
    Suite com um closed razoável
    2 quartos
    wc

A àrea de implementação do terreno é de 168m2 e o dobro para àrea de construção.

Obrigada
  2.  # 2

com menos de 200 m2 consegue "por" tudo e com áreas razoáveis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W.
  3.  # 3

336 m2 chega e sobra para o que pretende desde que não queira uma sala com 100 m2 por exemplo.

Para essa compartimentação e acrescentando áreas de circulação, consegue até com 200 m2 de área bruta de construção ( medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores ).

www.gabineteop.com
  4.  # 4

Boa tarde flor,

Consegue colocar os espaços na área que pretende, embora deva considerar também os espaços de circulação.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

Obrigada, a minha ideia era não ultrapassar os 180m2. Sendo assim se calhar não estou a pensar muito mal :)

Como plano B, também por uma questão de custos, está fazer apenas 1 piso mas tenho receio que os 168m2 sejam curtos, até porque gostava de de uma moradia em L, e roubaria m2 à mancha de construção...
  6.  # 6

Eu diria que, com áreas SUFICIENTES consegue encaixar tudo (paredes incluídas) em cerca de 200m2 (100+100).

Os caros arquitectos que responderam anteriormente que não se esqueçam das áreas de ESCADAS e de HALLs/circulação.
  7.  # 7

Já foi referenciado ilustre Luis =)
  8.  # 8

Flor24,

Aconselho a consultar um arquitecto para questioná-lo sobre essas abordagens e para solucionarem as questões em aberto. Quanto a custos de cosntrução, considere uns 750 a 800 euros/m².

Onde se situa o lote?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 9

adarq

O proximo passo é mesmo consultar um arquitecto. O lote situa-se no Alto Alentejo, Distrito de Portalegre.

Onde posso ter certeza do preço praticado por m2?

Obrigada
    • adarq
    • 7 setembro 2012 editado

# 10

POderá saber os custos na execução dos projectos de execução, cadernos de encargos, mapas de quantidades, medições e orçamentos. Mas isso é numa fase mais avançada no projecto.
    No entanto poderá obter uma estimativa, consoante a area bruta de ocnstrução.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 11

o arquitecto escolhido por si concerteza lhe dará uma perspectiva.
    repare que com a mesma área posso projectar uma casa com o preço de 600 €/ m2 e 1200€ € / m2 ( ou mais ), tudo depende do tipo de casa que vai querer e do seu plafond.
  11.  # 12

Tem razão Marco1, é tudo muito relativo a esse nivel, depende de muitos factores. Vou ter de procurar soluções tendo em conta o orçamento disponível. mas nºao quero nada de muito luxuoso, apenas confortável e com aréas razoáveis.
  12.  # 13

Colocado por: Flor24mas nºao quero nada de muito luxuoso

Todos dizem isso, mas durante a obra todos fazem (ou tentam fazer) o contrário...
  13.  # 14

Colocado por: PBarata Todos dizem isso, mas durante a obra todos fazem (ou tentam fazer) o contrário...
    ... querem QUARTOS individuais com 35m2 no qual apenas metem uma cama-single, uma mesa de cabeceira, uma cómoda/escrivaninha, e um armário/roupeiro....
    Gastam o dobro a climatizar e a limpar a casa, e ainda se admiram de a avaliação do IMI ser um valor enorme!
  14.  # 15

Nada disso Luis K. W., as dimensões que tenho pensadas para os quartos estão entre os 14 e os 19 m2, no máximo.

Se o orçamente esticasse não digo que não gostasse de àreas maiores.

0.0169 seg. NEW