Na minha casa tenho no vão de escadas um enorme vidro duplo com caixilhos de alumínio com 2 MT por 1,40 MT. Como tenho aquecimento central com radiadores, sinto sempre muito frio na zona das escadas q me parece q é devido ao vidro não conseguir isolar correctamente. Existe alguma solução para este problema. Já pensei mandar instalar maisum vidro duplo da parte de fora pois existe muito espaço para tal, mas não sei se isso me ficaria muito caro...
se tiver um vidro duplo tradicional a solução passa por substituir-lo por um vidro duplo com uma baixa transmissão térmica (valor U). Um vidro duplo tradicional tem uma transmissão de 2,8 (caixa de 12mm), um vidro duplo c/ capa de baixa emissividade poderá ter até 1,1 (caixa de 16mm e gás argon).
Poderá encontrar numa vidraria ou serralharia local os seguintes vidros
Planitherm - vidro da saint-gobain de isolamento térmico Planistar - vidro da saint-gobain de isolamento térmico e controle solar
Climaguard - vidro da Guardian Glass de isolamento térmico GuardianSun - vidro da Guardian Glass de isolamento térmico e controle solar
Estes vidro têm de ser montados sempre em vidro duplo a composição seria por exemplo "Vidro duplo composto por Climaguard de 6mm + Caixa de 16mm c/ gás Argon + vidro Incolor de 4mm"
Os vidros de isolamento térmico e controle solar têm dupla função, baixar a transmissão térmica por condução reduzindo as perdas e ganhos de energia. Além disso não deixam passar o calor por incidência directa solar (em determinada %)
A solução que descreve acho que será mais cara (vidro + caixilho) e terá outro problemas - condensação entre os vidros e dificuldades de limpeza entre os vidros