Colocado por: imbsSe ganha menos de 1000€ por mês, às vezes menos, e quer fazer tudo com licenças e direito - mesmo não sabendo se é possível, pois pode ser sempre recusado o pedido. Eu diria que isso é uma obra demasiado cara para as vossas condições. Apostava em 'aguentarem' mais um bocado e pouparem o que conseguirem para alugarem um dia uma casa.
Viver com família é a pior coisa que pode fazer.seu lugar, era não me meter em aventuras.
Colocado por: AugstHillVamos partir do princípio que é possível a criação de mais um fogo nesse imóvel (a não ser que esteja inserido em loteamento que diga que aí só pode haver um, não deve haver problema).
Primeiro tem de saber se o sótão tem as condições mínimas de habitabilidade: O pé-direito não pode ser inferior a 2,4m em 80% do sótão, com um mínimo de 2,2m.
Depois vai ter de contratar uma equipa projectista, para a arquitectura e especialidades necessárias (e começa o €€ a sair). Depois, paga para a câmara olhar para os papéis. Depois paga para a câmara o deixar construir. Depois paga as obras, mais os técnicos que fiscalizam a obra e a segurança na obra. Depois, paga para a câmara dizer que ficou bem construído.
Acha que chega?
Colocado por: mimiNão vou juntar dinheiro para arrendar um apartamento porque chegará o dia em que o dinheiro para a renda se acaba... Prefiro juntar mais um pouco e construir o nosso cantinho.
Colocado por: mimiSe tiver que por 200/300 eur de parte todos os meses (há meses que consigo por 500, outros nada, mas é mesmo assim, porque somos poupados), prefiro fazê-lo para, um dia, poder fazer as referidas obras.
Colocado por: mimi1º passo é contactar a câmara para perguntar se posso fazer habitação no sótão, certo?
E depois? E em relação ao contador da luz e água? é que não sei o que fazer a seguir.
Colocado por: marco1tambem não precisa de tanto. o que a mimi tem de saber é o que está preconizado quer na lei quer no PDM e seu regulamento, uma vez que pretende fazer tudo legal, só tem mesmo é que contactar com um projectista ou equipe e dar inicio ao processo tendo em conta possiveis condicionantes de que já aqui fizeram referencia.
Colocado por: marco1. Não há nenhuma lei que proiba uma casa de ter duas cozinhas e várias wc. .Concordam com este comentário:Pedro Barradas