Iniciar sessão ou registar-se
    • mimi
    • 13 setembro 2012

# 1

Olá :) Antes de mais, parabéns por este fórum. É rico em informação para quem, como eu, está a dar os primeiros passos neste mundo de remodelar, etc... Resolvi criar este tópico porque vi muitos tópicos no fórum sobre "como aproveitar sótão, etc." mas não vi nenhum de alguém que realmente quisesse torná-lo num apartamento independente do resto da casa. Vou explicar o que pretendo para que vocês, experientes e entendidos, me digam se é possível e por onde devo ir.

Casei recentemte e ainda não temos o nosso cantinho. Eu trabalho numa situação precária havendo meses que não recebo nada (estou a recibos verdes) e o meu marido ganha o ordenado mínimo. Os meus sogros têm uma casa grande com um sótão grande e desaproveitado. Como eles têm muito espaço que nem utilizam em casa ofreceram-nos a possibilidade de ficar com o sótão e de construir-mos lá o nosso apartamento. Nós ficám,os contentes porque isso seria uma grande ajuda para quem tem que sobreviver com menos de 1000 eur/mÊs (quando não são 500).

Mas nós não sabemos bem por onde começar e queríamos fazer tudo certo e com calma. Para começar, teremos que criar umas escadas exteriores para o sótão para que este seja indepoendente da casa e tenhamos privacidade. que tipo de autorização/licença tenho que pedir? e para remodelar o sótão por dentro tornando-o uma habitação?
    Para colocar contador de água e luz independentes, tenho que ter uma licença especial? Quanto podemos planear gastar em licenças para poder começar a construir e ter tudo legalizado?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 2

Se ganha menos de 1000€ por mês, às vezes menos, e quer fazer tudo com licenças e direito - mesmo não sabendo se é possível, pois pode ser sempre recusado o pedido. Eu diria que isso é uma obra demasiado cara para as vossas condições. Apostava em 'aguentarem' mais um bocado e pouparem o que conseguirem para alugarem um dia uma casa.

Viver com família é a pior coisa que pode fazer.
    Se um dia se chatearem, como fica o seu € investido numa coisa que não é sua?
    Iriam escriturar esse sotão como uma nova casa?

Parece-me algo de complicado de fazer para quem dispõe de pouco €.

Eu apontaria só em licenças entre 3mil e 7mil€. Não conheço as circunstâncias, a casa, a câmara e nem sou entendida no assunto, apenas leio muito o fórum.

De qualquer forma, não desanime. Mas o que faria no seu lugar, era não me meter em aventuras.
  1.  # 3

Antes de mais deve consultar o dep de urbanismo da sua câmara no sentido de saber se é legalmente possível constituir 2 fogos independentes nessa zona
    Concordam com este comentário: marco1, AugstHill
  2.  # 4

Vamos partir do princípio que é possível a criação de mais um fogo nesse imóvel (a não ser que esteja inserido em loteamento que diga que aí só pode haver um, não deve haver problema).
    Primeiro tem de saber se o sótão tem as condições mínimas de habitabilidade: O pé-direito não pode ser inferior a 2,4m em 80% do sótão, com um mínimo de 2,2m.
    Depois vai ter de contratar uma equipa projectista, para a arquitectura e especialidades necessárias (e começa o €€ a sair). Depois, paga para a câmara olhar para os papéis. Depois paga para a câmara o deixar construir. Depois paga as obras, mais os técnicos que fiscalizam a obra e a segurança na obra. Depois, paga para a câmara dizer que ficou bem construído.
    Acha que chega?
    • mimi
    • 13 setembro 2012

# 5

Colocado por: imbsSe ganha menos de 1000€ por mês, às vezes menos, e quer fazer tudo com licenças e direito - mesmo não sabendo se é possível, pois pode ser sempre recusado o pedido. Eu diria que isso é uma obra demasiado cara para as vossas condições. Apostava em 'aguentarem' mais um bocado e pouparem o que conseguirem para alugarem um dia uma casa.

Viver com família é a pior coisa que pode fazer.seu lugar, era não me meter em aventuras.

Nós já vivemos com eles na mesma casa há 3 anos e nunca houve problemas. Mas queremos a nossa privacidade e eles estão dispostos a apoiar-nos. Não vamos viver COM eles mas deixar de viver com eles. É diferente.

Em relação a juntar dinheiro para depois poder arrendar uma casa não me parece fazer muito sentido... Se tiver que por 200/300 eur de parte todos os meses (há meses que consigo por 500, outros nada, mas é mesmo assim, porque somos poupados), prefiro fazê-lo para, um dia, poder fazer as referidas obras. Até porque muita coisa é o meu sogro que vai fazer e estou mais preocupada com as licenças. Não vou juntar dinheiro para arrendar um apartamento porque chegará o dia em que o dinheiro para a renda se acaba... Prefiro juntar mais um pouco e construir o nosso cantinho.

Colocado por: AugstHillVamos partir do princípio que é possível a criação de mais um fogo nesse imóvel (a não ser que esteja inserido em loteamento que diga que aí só pode haver um, não deve haver problema).
    Primeiro tem de saber se o sótão tem as condições mínimas de habitabilidade: O pé-direito não pode ser inferior a 2,4m em 80% do sótão, com um mínimo de 2,2m.
    Depois vai ter de contratar uma equipa projectista, para a arquitectura e especialidades necessárias (e começa o €€ a sair). Depois, paga para a câmara olhar para os papéis. Depois paga para a câmara o deixar construir. Depois paga as obras, mais os técnicos que fiscalizam a obra e a segurança na obra. Depois, paga para a câmara dizer que ficou bem construído.
    Acha que chega?

Se é assim, então deve dar. O Sótão tem cerca de 170m2 e o pé direito é de 2,80m na maior parte do sótão. creio que a parte mais baixa tem 2,20m. Isto é, dá para andar em pé por todo o sótão... Para nós até é grande demais e não precisamos de tanto espaço. A nossa ideia era só aproveitar metade para construir o apartamento e a outra metade ficava para os sogros. Não precisamos de tanto espaço assim.

Mas pelo que me estão a dizer, mais vale construir tudo à socapa que é o que se costuma fazer, não é? Eu não quero fazer isso (apesar de conhecer um casal amigo que o fez e está traqnquilo).
  3.  # 6

Mimi,
    Permita-me só uma questão... os seus sogros quantos filhos têm?
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 7

Colocado por: mimiNão vou juntar dinheiro para arrendar um apartamento porque chegará o dia em que o dinheiro para a renda se acaba... Prefiro juntar mais um pouco e construir o nosso cantinho.

Eu também tenho casa própria e mesmo sem perceber bem porquê, aversão ao facto de alugar, parece que estou a pagar por uma coisa que nunca vai ser minha, mas repare: mesmo com uma casa vossa, terá sempre despesas nomeadamente o imi e o seguro.

Colocado por: mimiSe tiver que por 200/300 eur de parte todos os meses (há meses que consigo por 500, outros nada, mas é mesmo assim, porque somos poupados), prefiro fazê-lo para, um dia, poder fazer as referidas obras.

Então comece a poupar, pois quando começar terá um tempo máximo para acabar as obras, e a menos que recorra a crédito, tudo tem de ser pago atempadamente e a pronto pagamento.

Não me leve a mal, desde sexta-feira que estou bastante péssimista...e só me dá para ter além dos pés no chão, o corpo todo e bem rente!
    • dato
    • 13 setembro 2012

# 8

esse sotão é enorme(altura), dá perfeitamente para um apartamento
    • mimi
    • 13 setembro 2012

# 9

Os meus sogros têm dois filhos (mas a situação das partilhas e afins está toda definida no testamento) . Foram eles que tiveram intenção de nos ajudar.

imbs, não levo a mal. Eu coloquei um tópico num fórum público, tenho que me sujeitar. Além disso, o/a imbs não me faltou ao respeito em momento nenhum, por isso, tudo bem :) Eu não sou uma pessoa de natureza muito optimista e tendo em conta os tempos que atravessamos, esta parece ser a solução mais viável para nós. Só gostava, realmente, de ter umas dicas em relação aos passos a tomar (qual a ordem deles) e os custos envolvidos, mais ou menos, em licenças para saber quanto posso contar poupar, mais ou menos... A nossa intenção era começar as obras daqui a 3 anos (no mínimo). Penso que até lá, se as condições actuais se mantiverem, conseguiremos juntar dinheiro para as licenças e mais algum (pouco) para começar as obras mas aí, como já disse, temos ajudas.

Nós somos realmente poupados - nunca saimos para passear nem tiramos férias, nunca vamos ao café, não temos vícios (tabaco, etc.), raramentre compramos roupa e poupamos muito na conta do supermercado. Se não fosse assim, não conseguiriamos sobreviver com o ordenado do meu marido nos meses que não recebo.

Então, pelo que já percebi:
    1º passo é contactar a câmara para perguntar se posso fazer habitação no sótão, certo?
    E depois? E em relação ao contador da luz e água? é que não sei o que fazer a seguir.

dato - sim, o sótão é grande e alto que chegue. Nós, apesar dos sogros nos dizerem para ficar com o sótão todo, queriamos mesmo era apreoveitar apenas uns 80m2. Para nós os dois chega e sobra, fica mais barato e dá menos trabalho para limpar, lol. Somos muito práticos e habituados a viver em espaços bem mais pequenos, por isso, o espaço não será problema :)
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 10

Colocado por: mimi1º passo é contactar a câmara para perguntar se posso fazer habitação no sótão, certo?
    E depois? E em relação ao contador da luz e água? é que não sei o que fazer a seguir.

Eu não sei se vou dizer as palavras certas mas:

Ia à câmara e tentava falar com o responsável pela área urbanística?!, tentava marcar uma reunião, expôr as dúvidas e no final pedia um Pedido de Informação Prévia.
    A seguir contactava um gabinete de projectos, contava a história e a reunião que teve na câmara. Pedia ajuda para fazer o Pedido de Informação Prévia, o que é isto? Você faz as perguntas à câmara e a resposta deles é válida por um x tempo - um ano acho. Ou seja, não basta dizerem-lhe ao balcão, sim sim, pode construir.

Aqui no fórum só terá umas luzes, e eventuais ajudas mas pontuais. É de que zona do país?
    Quando falar com um gabinete de projectos/arquitecto é importante que sejam pessoas que se saibam mexer e que já trabalhem com a câmara em questão, para saberem como funcionam as coisas.

Boa sorte.
    • mimi
    • 13 setembro 2012

# 11

De Leiria. Obrigada pela ajuda/orientações. Vou à câmara e levo tudo escrito num papel para não me esquecer de perguntar nada. :)
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 12

Outra coisa:

Não se fie nas respostas que lhe dão verbalmente, nem nas respostas da primeira pessoa que encontrar. Tudo por escrito, tudo sustentado.
  4.  # 13

imbs

tambem não precisa de tanto. o que a mimi tem de saber é o que está preconizado quer na lei quer no PDM e seu regulamento, uma vez que pretende fazer tudo legal, só tem mesmo é que contactar com um projectista ou equipe e dar inicio ao processo tendo em conta possiveis condicionantes de que já aqui fizeram referencia.
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 14

Colocado por: marco1tambem não precisa de tanto. o que a mimi tem de saber é o que está preconizado quer na lei quer no PDM e seu regulamento, uma vez que pretende fazer tudo legal, só tem mesmo é que contactar com um projectista ou equipe e dar inicio ao processo tendo em conta possiveis condicionantes de que já aqui fizeram referencia.

Ok, acredito que seja um andar muito à frente, mas isto para quem não está habituado...que é o meu caso por exemplo, e para quem não quer gastar para já (muitos) €'s, que é o caso da mimi, penso que seja o mais indicado.
    Digooooo eu!
  5.  # 15

pois precisamente para não andar a gastar € á toa é que pode ser tão simples como na camara perguntar ao técnico ( camara) da zona quais as condicionantes da zona e isso nem precisa de ser por escrito, está no PDM e seu regulamento ou em caso de ser loteamento, está no alvará do mesmo. No fundo na camara só precisa de perguntar se é permitido a habitação passar a ser bifamiliar e se esse sotão está legal com essas dimensões actuais, pois é costume por vezes subir-se a cobertura na fase de construção para alem do que está em projecto aprovado. Depois em caso afirmativo terá que contactar uma equipe de projecto que "desenhe" tudo de acordo com o PDM, RGEU, etc... e meter a aprovação na camara.
    Mas tambem pode haver outra hipotese que não será considerar a moradia bifamiliar mas sim proceder a uma ampliação da moradia unifamiliar, utilização do sotão para espaço habitável. Não há nenhuma lei que proiba uma casa de ter duas cozinhas e várias wc. Só que neste caso essa "casa" no sotão não seria em termos fiscais e outros uma entidade independente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 16

O marco tem razão a questão é mesmo tornar o sótão independente ao nível de abastecimento de águas luz e gás mas creio que isso tb é mais ou menos possível.
  7.  # 17

Colocado por: marco1. Não há nenhuma lei que proiba uma casa de ter duas cozinhas e várias wc. .
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Existem câmaras que levantam alguns problemas em moradias unifamiliares com dois acessos independentes e 2 cozinhas em 2 pisos, mas também existem formas de dar a volta à questão.

www.gabineteop.com
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 18

pronto marco1, ganhou-me pela razão de quem sabe.

Obrigada
  8.  # 19

não imbs

eu não quero ganhar nada, apenas sinto necessidade de vez em quanto tentar desmistificar certas dificuldades. as coisas estão regulamentadas e escritas, muitas vezes não é preciso andar com PIPs para aqui e para acolá.
    •  
      imbs
    • 13 setembro 2012

# 20

Eu sei que não quer ganhar nada! Mas o marco1 tenta desmistificar uma coisa... que é mística! Já me pus a tentar ler um PDM e olhe que não foi fácil...

É verdade que a informação está ao alcance, mas interpretá-la por vezes requer uma ajudinha.

0.0192 seg. NEW