Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Estou a procura de uma solução para aquecimento de uma casa com 2 pisos (construção quadrada 10mx10m com bom isolamento) e corredor no meio. Cada piso possui 5 divisões.
    Tenho radiadores instalados mas com caldeira a gasóleo. Estou a ponderar entre ar condicionado e caldeira de pellets.
    Minha questão é:
    1. Se instalar uma máquina no corredor de, p.ex. 18000btus, será possível aquecer as várias divisões da casa que estão interlidadas por esse corredor?

    2. Pensei tb numa solução de colocar um ar condicionado de condutas no corredor, visto que a interligação para as várias divisões é muito fácil e pequena. Mas um instalador disse que não iria funcionar, pois com as portas fechadas do quarto, o ar não circulará. Por isso disse que seria melhor instalar splits um no corredor e outro no quarto e que os 2 ligados aquecerão outras divisões.
    Entretanto essa solução (2 ac em cima e 2 ac em baixo) eleva o custo total da instalação para quase 4.000€ que é o custo de uma boa caldeira a pellets que aquecerá toda a casa, incluindo casas de banho.

    Obrigado e vamos a discussão.....
  2.  # 2

    se precisa de somente aquecimento, creio que fica mais economico a caldeira a pellets aproveitando a instalacao existente,

    no entanto a solucao de condutas tambem pode ser uma boa solucao se for bem dimensionada e pelos valores apresentados, nao creio que isso seja possivel,

    o argumento apresentado pelo instalador so afecta o rendimento se nao tiver alguma folga em relacao ao pavimento e se nao tiver retorno directo nas divisoes,
    • MAS
    • 15 setembro 2012

     # 3

    Colocado por: jorgealvescaldeira a pellets


    Não haverá um termo português para expressar pellets? São aglomerados de madeira não são?
    • eu
    • 15 setembro 2012

     # 4

    Colocado por: curioso44Se instalar uma máquina no corredor de, p.ex. 18000btus, será possível aquecer as várias divisões da casa que estão interlidadas por esse corredor?

    Se o isolamento é bom, essa máquina consegue aquecer ligeiramente toda a casa, mas demora algum tempo...
  3.  # 5

    Bom dia senhor Jorge Alves,

    gostava ter informaçoes para instalar o sistema completo de Ac , pode me ajudar ?????
  4.  # 6

    pode dispor,
    diga as suas duvidas que se puder auxilio.
  5.  # 7

    Conclusão final sobre minha questão no início deste post depois de adquirido 1 maquina split daikin. (Zona norte com temperatura média de 10ºC no inverno)
    12.000btus aquece bem r/c conforme minha necessidade (ajustado para 18ºc pois entro e saio varias vezes para o quintal e é bom não possuir muita amplitude termica, poderia aquecer mais, mas obviamente com consumo superior) 1 sala, 1 quarto, 1 cozinha, 1 hall e 1 wc, tudo com as portas abertas e área de 100m2, com o ventilador em nivel 3 para melhor distribuição do calor e sistema ligado 24 horas, consumindo 0,5wh x 24h x 0,10euros (bi-horário) = 1,2 euros/dia = 36 euros/mes. (coloca + 10 euros para aquecer aguas sanitárias por resistencia no painel solar quando necessário)

    Consumo gasóleo seria de mais de 180 euros por mês (aquecimento do ambiente com aquecimento aguas sanitárias).
    Conclusão : Estou satisfeito com esta solução em relação ao gasóleo.

    Economia anual em torno dos = 180 - (36+10) = 134 x 4 meses = +/- 500 euros. Abate do investimento em 2 anos.
    • eu
    • 6 janeiro 2013

     # 8

    Colocado por: curioso440,5wh x 24h x 0,10euros (bi-horário)

    24 horas a 10 cêntimos?
  6.  # 9

    Colocado por: eu24 horas a 10 cêntimos?

    as contas aparentemente estam bem feitas, 0,5 Kw\hr a multiplicar pelas 24 horas do dia ao custo de 10 cêntimos o KW, o problema é que o Kw\hr no período de vazio é a 0,0833, porque em hora cheia é a 0,1551, aqui as medias enganam muito.
 
0.0148 seg. NEW