Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou com um colega a criar um tipo de habitação económica. O nosso objectivo é que o preço de revenda não ultrapasse os 30mil €, sendo no entanto certo que o custo fixo dela não ultrapasse os 20mil €. Diferenciamo-nos das casas modulares por fazermos o projeto por medida e enquadrado com a sua envolvente.
    Neste momento estamos a criar neste momento um T2 com 72m2 que segundo as nossas contas ronda os 25000€, ou seja está acima do que pretendemos.

Temos conhecimento de revendedores de casas modulares por esses valores, mas nós achamos que podemos vingar neste mercado, precisamente pela personalização de cada habitação.

A minha vinda cá prende-se com o seguinte:
    As soluções que iremos adoptar tem de ser tão ou mais confortáveis que as soluções convencionais existentes, no entanto a custos reduzidos.
    Nesse aspeto acreditamos que a redução da mão de obra irá fazer diminuir o valor final da habitação. Assim em vez do tradicional pladur para paredes e tectos interiores, gostaria de saber se conhecem algum material que possa fazer esse revestimento, sem ter depois de levar com alguma aplicação em cima. Logicamente que estariamos a falar de um produto cujo valor aplicado nunca poderia ser superior a 10€, mas enquanto menos melhor.

Agradeço as vossas opiniões.
    • eu
    • 15 setembro 2012 editado

# 2

Não se preocupe, por este andar, qualquer dia a mão de obra custa 1€ a hora e compensa instalar pladur.
  2.  # 3

Lol...

Sim, mas o nosso objectivo não passa só pelo redução de mão de obra, mas também pela redução do tempo de montagem. Como é lógico, uma está diretamente ligada à outra.
  3.  # 4

paulocst, qual é o revestimento que utilizaram nesse T2 com 72m2 que vos custou apenas 25 mil (cerca de 350 por m2). Assim de repente, acho sinceramente que, por esses valores, a qualidade deixará muito a desejar......
  4.  # 5

boas
    estou curioso quanto ao resultado final da construção.
    isto é quase como fazer uma omolete de fiambre por 0,30€, só pode levar 1 ovo, uma colher de farinha e o cheiro do fiambre.
    abraço.
  5.  # 6

raulschone

discordarconcordaragradecer# 4citarmensagem privada
    paulocst, qual é o revestimento que utilizaram nesse T2 com 72m2 que vos custou apenas 25 mil (cerca de 350 por m2). Assim de repente, acho sinceramente que, por esses valores, a qualidade deixará muito a desejar......

O revestimento?! Qual deles?! O que pretende saber ao certo?
  6.  # 7

Uma vez vim num documentário qualquer um tipo de construção que eles diziam ser muito em conta e sem sacrificar qualidade. Já não me lembrava do nome, mas pesquisei um cadito e se bem me recordo era isto: ICF Insulated Contrete Forms.

Metem-se umas formas de esferovite, enche-se com betão e já está. Não sei como isto se compara com o nosso tipo de construção. Não percebo muito do assunto.
    Mas na medida em que se consegue fazer por exemplo uma cave num dia.. parece-me eficaz.

Há alguns videos no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ycSA8l6l820
  7.  # 8

hangas

Uma vez vim num documentário qualquer um tipo de construção que eles diziam ser muito em conta e sem sacrificar qualidade. Já não me lembrava do nome, mas pesquisei um cadito e se bem me recordo era isto: ICF Insulated Contrete Forms.

Metem-se umas formas de esferovite, enche-se com betão e já está. Não sei como isto se compara com o nosso tipo de construção. Não percebo muito do assunto.
    Mas na medida em que se consegue fazer por exemplo uma cave num dia.. parece-me eficaz.

Sim verdade, embora o nosso objecto passo por não utilizar betão. (apenas nas fundações).
    Toda a estrutura é em Light Steel Frame, poupando assim no peso e no custo.
  8.  # 9

antonio almeida

boas
    estou curioso quanto ao resultado final da construção.
    isto é quase como fazer uma omolete de fiambre por 0,30€, só pode levar 1 ovo, uma colher de farinha e o cheiro do fiambre.
    abraço.

De facto é verdade, mas se realmente queremos que a nossa construção mude, temos de ser comedidos e eficazes.
    Já foram tempos que se faziam omeletes com 3 ovos, agora fazemos só com o essencial. ;-)
    Mantém-te por cá, daqui a uns dias já deverei ter uns 3D para verem como poderá ficar. Espero daqui a uns meses mostrar fotografias.
  9.  # 10

O revestimento?! Qual deles?! O que pretende saber ao certo?

Esqueça.......irei aguardar uns dias pelo 3D (em teoria acredito em tudo) pelo que só daqui a uns meses quando mostrar fotografias ( a esperança é sempre a última a...) voltarei a este tópico (caso ainda exista já que nasceu há poucos minutos)....
    De qualquer forma desejo-lhe muita sorte (mesmo assim dúvido que chegue)
  10.  # 11

Um projecto tão arrojado, parece o resultado de uma conversa de mesa de café entre dois amigos. Então só para a semana é têm um 3D para mostrar?

A resposta ao revestimento já deveria estar na ponta da língua, o que revela que este anúncio é completamente extemporâneo e denuncia um projecto sem pernas para andar.

Espero sinceramente que esta minha análise esteja, ela sim, completamente errada!!!
  11.  # 12

pedromdf

Um projecto tão arrojado, parece o resultado de uma conversa de mesa de café entre dois amigos. Então só para a semana é têm um 3D para mostrar?

A resposta ao revestimento já deveria estar na ponta da língua, o que revela que este anúncio é completamente extemporâneo e denuncia um projecto sem pernas para andar.

Espero sinceramente que esta minha análise esteja, ela sim, completamente errada!!!

Caro Pedro,
    Infelizmente o nosso país está cheio de gente que a única coisa que sabe fazer é criticar. Abri este tópico porque de facto pensei que os assiduidores quisessem participar numa conversa criativa. Já vi que não é o seu caso. No entanto vou tomar a liberdade de lhe responder, por achar que está com uma ideia errada.
    Quando eu perguntei do revestimento, efectivamente gostaria de saber se o que me estão a perguntar, é o revestimento da cobertura, do tecto, das paredes exteriores das interiores, da cozinha, etc, etc, etc... Daí perguntar.
    Realmente este projeto começou numa mesa de café, e ainda bem que assim começou. Mas pergunto onde começaram as grandes invenções do século, e onde está o mal em ter uma ideia de negocio na mesa de um café?!
    Relativamente à seriedade deste projeto acho que lhe merece o mesmo respeito que outro qualquer, estamos a criar, e como tal temos algumas indefinições, motivo pelo qual não tenho ainda 3D definitivos. Até poderia postar uns renders simulatórios, mas não seriam os definitivos da solução. Até porque existem ainda algumas alterações a serem feitas, de forma a conseguir enquadrar a moradia no DL 163/2006.

O certo aqui é que ainda ninguém apresentou numa solução ao nosso problema, isto porque é mais facil criticar do que apresentar soluções.
    Concordam com este comentário: prrrc
    • dato
    • 15 setembro 2012

# 13

se pouparem nos acabamentos, claro q se constrói por 350€ por m2... até menos

n esperem é mt qualidade de vida nessa moradia, mas tb se virem prédios com 20, 30 anos, qt custaria construir hoje? é q vejo mt coisa mt, mas mt fraquinha
  12.  # 14

Dato nesse aspeto tens razão.
    Mas a grande mais valia neste caso, e já sei que para muito é uma conversa utópica, é a redução de mão de obra.

Se pensarmos de uma forma básica. Quanto custa fazer uma parede de 3m x 2m de altura? em materiais se calhar pouco, mas e em mão de obra. Agora se pensarmos que podemos substituir o tijolo por uma placa, cuja aplicação demora 5min(ou menos) por m2, não poupamos em mão de obra? Claro que sim...

E para aqueles que acham que 350€/m2 é pouco, ainda no mês passado entreguei um processo na Camara Municipal de Terras de Bouro em que eles proprios consideram esse valor para construção de habitação.
  13.  # 15

E para aqueles que acham que 350€/m2 é pouco, ainda no mês passado entreguei um processo na Camara Municipal de Terras de Bouro em que eles proprios consideram esse valor para construção de habitação.

E quantas casa construiu até agora essa Câmara por esse preço?
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 16

Isso já não sei... Sei é que é o valor que eles estão a considerar. Se o conseguem fazer ou não é outra conversa.
  15.  # 17

Pois, o problema é esse. Uma coisa é aceitar uma estimativa orçamental com esses valores, outra bem diferente é construir por esse preço. Se não sabe se eles constroem por esse preço não devia usar esse facto como argumento porque não o é.
  16.  # 18

isto é Made in portugal, pode tentar um conseito do genero! pegar num contentor e "tentar" fazer algo habitavel!

http://www.youtube.com/watch?v=4T_Ny-eIjkc

é de uma parceria entre a DST e a universidade do minho!!
  17.  # 19

Eu não o estou a utilizar como argumento, apenas como limite para o que queremos construir.
    Acredito que seja possivel fazer, e como incentivo a isso mesmo, existem entidades que também acreditam nesse valor.
    Se não fosse um valor realista, qual o motivo para a CM adotar-lo?
  18.  # 20

Colocado por: paulocstQuanto custa fazer uma parede de 3m x 2m de altura? em materiais se calhar pouco, mas e em mão de obra.

Boas, por acaso tenho uma ideia exactamente oposta.
    Na minha óptica os materiais estão cada vez mais caros, o que tem vindo a diminuir drasticamente é a margem de lucro dos profissionais. Há por ai muito bom empreiteiro a trabalhar só para não fechar portas.
    Isto para mim (como DO de uma moradia em administração directa) é o que tem levado á incessante falta de qualidade que muitas casas apresentam. Como as margens de lucro são mais baixas, é evidente que (embora não todos) a grande maioria dos empreiteiros que se veem por ai, tentam ir ao mais barato para assim poder ter mais algum lucro.
    È sem duvida uma boa altura para construir, não pelos produtos estarem mais baratos, mas sim pela aflição que os profissionais do sector estão a passar.
    NUNCA foi tão preciso os DO estarem atentos ás suas construções como hoje !!

0.0226 seg. NEW