Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sobre plantar árvores: http://www.youtube.com/watch?v=Klx8UBMRrMA (em inglês: http://vimeo.com/32542316)

E concordo que devíamos estar a plantar muitas, não para nós, mas para os que ai vêm.
  2.  # 2

Colocado por: euMas curiosamente, na terra onde nasci (zona centro) nunca como hoje existiram tantas árvores.

Quando afirma "nunca" suponho que esteja a pensar sómente desde que se lembra. Por acaso no tempo dos nossos antepassados até aos nossos avós, ou seja, as ultimas 3 gerações a matéria prima mais utilizada para construir casas (excluindo obviamente a terra e a pedra), barcos, móveis, etc. era a madeira que nos nossos tempos foi substituída, pelo cimento, petróleo e seus derivados etc. Começando pelo D.Dinis que não mandou plantar o pinhal de Leiria para fazer piqueniques até ao excesso de eucaliptais para a celulose

Colocado por: euA explicação é simples: antigamente, os rebanhos comiam as árvores jovens e havia muito mais agricultura. Agora, está tudo cheio de árvores por todo o lado.

Explique-me isto que não me faz qualquer sentido. Antigamente ? Refere-se a que época? A área agrícola na zona centro tem-se mantido sem grande alteração significativa e apenas cresceu brutalmente no sul quando se transformou o Alentejo no celeiro do país. Se agora está tudo cheio de árvores, fico muio contente pois é sinal de melhoria para o futuro dos nossos sucessores.

Colocado por: euAquilo de vez em quando arde tudo, mas voltam a nascer, cada vez com mais força...

Deve estar a pensar nos eucaliptos pois a maioria das outras espécies não voltam a crescer, senão isto seria uma contradição pois a zona florestal tem-se reduzido de forma altamente preocupante e a causa principal são os fogos que têm sempre origem directa ou indirecta do Homem. Se voltassem a nascer dúvido que a previsão de desertificação do país de sul para norte que os geólogos previam, prevêm e previrão estivesse correcta.
    • eu
    • 4 dezembro 2012

# 3

Obviamente que não estamos a falar de milénios ;)

Colocado por: raulschoneQuando afirma "nunca" suponho que esteja a pensar sómente desde que se lembra.

Desde que os meus avós se lembravam , ou seja, desde o início do século 20.

Colocado por: raulschoneRefere-se a que época? A área agrícola na zona centro tem-se mantido sem grande alteração significativa

Não na zona onde cresci. A criação de gado tradicional foi praticamente abandonada...

Colocado por: raulschoneDeve estar a pensar nos eucaliptos pois a maioria das outras espécies não voltam a crescer

Estou a referir-me a pinhal. Os pinheiros voltam a crescer a uma velocidade incrível. E sem serem plantados...

Mas não quero generalizar, é uma zona muito específica perto de Tondela.
  3.  # 4

Colocado por: euObviamente que não estamos a falar de milénios ;)

Eu também só "recuei" até ao D. Dinis

Colocado por: euNão na zona onde cresci. A criação de gado tradicional foi praticamente abandonada...

Mas a área agrícola não foi substituída por área florestal. O que me deixa frustrado é que foram substituindo áreas florestais por zonas industriais, estradas, zonas urbanas etc. Veja por exemplo a reportagem que vão mostrar hoje (julgo que na RTP) sobre o aproveitamento que os noruegueses fazem da sua zona marítima que é bem menor à nossa. Eles são os nossos maiores fornecedores de peixe, não gastaram um chavo, nem substituiram áreas florestais por alcatrão ou betão nem uma autoestrada têm, enquanto que nós desde há séculos fizémos do mar apenas uma "estrada" para chegar a outras terras, "sacar" de lá o ouro, as especiarias, etc. "fizémos" dos locais nossos "escravos/criados/empregados", "vendemos" à força a nossa religião, etc. ......e hoje, temos o quê ? Um país a desertificar, uma população a envelhecer, os jovens qualificados a ir para a Noruega, uma dívida que nunca conseguiremos pagar por nada produzirmos...enfim temos o fado que é património mundial e um ou outro individualista (Cristiano, Mariza...) etc. a encher de orgulho um povo anestesiado com créditos fáceis, futebol, novelas e bir brothers...

Colocado por: euEstou a referir-me a pinhal. Os pinheiros voltam a crescer a uma velocidade incrível. E sem serem plantados...

Não é só o pinheiro (manso ou outro) que se multiplica de forma natural sem intervenção do Homem. Todas as plantas(árvores) multiplicam-se de forma natural basta haver terra, sol, chuva e vento. Nuca reparou que em qualquer área florestal (tenha ela ardido ou não) com qualquer espécie pode ver pequenos rebentos a crescer, seja de que espécie for. Até parece que só existem árvores onde o Homem as planta? Por essa ordem de ideias, só existem árvores há poucos milhares de anos desde que apareceu o ser humano. Como sabe, o planeta foi perdendo área florestal desde que o habitamos. Porque será?

Colocado por: euMas não quero generalizar, é uma zona muito específica perto de Tondela.

Pode generalizar pois suponho que essa zona específica perto de Tondela não possui um microclima ;)
  4.  # 5

Negativo. Se eu quiser vou ali ao Aki compro dois abrigos de madeira com espessura razoável com 20 metros de area cada um, junto-os, peço a um carpinteiro que faça um reforço adicional por dentro e fico com uma casa T1 porreira de madeira e faço a festa toda por menos de 5000 euros.
    Madeira, garrafas de cerveja ou água empilhadas ou LSF, todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão isto é, e para rimar, à prova de (embate de ) camião, ...

Colocado por: raulschone

Em condições normais uma boa casa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que a equivalentemente boa casa em alvenaria ao contrário de certos países em que o mercado oferta/procura de casas em madeira é muito superior(principalmente os escandinavos ou norte americanos). Se muitos começarem a querer casas em madeira obviamente que a oferta aumenta, a produção de matéria prima aumenta e consequentemente o preço cai. Imaginemos que em vez de se terem plantado tantas monoculturas de eucaliptos para a produção de papel tivéssemos plantado por exemplo pinheiros, castanheiros e carvalhos aposto que empresas como a Portucel não teria a dimensão que tem e não teríamos que gastar tanto dinheiro no IKEA ;)
  5.  # 6

Colocado por: carlosj39Negativo. Se eu quiser vou ali ao Aki compro dois abrigos de madeira com espessura razoável com 20 metros de area casa um, junto-os, peço a um carpinteiro que faça um reforço adicional por dentro e fico com uma casa T1 de madeira e faço a festa toda por menos de 5000 euros.
    Madeira, ou LSF, todas as casas pré fabricadas...

Discordo porque não escrevi que uma casa em madeira é mais cara do que uma em alvenaria. Vou copiar novamente a frase que escrevi para ver se encontra a diferença: Em condições normais uma boa casa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que a equivalentemente boa casa em alvenaria
  6.  # 7

Colocado por: carlosj39Madeira, garrafas de cerveja ou água empilhadas ou LSF, todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão isto é, e para rimar, à prova de (embate de ) camião, ...

Deve estar a fazer alguma confusão. Explique-me onde foi que afirmei que todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão? Se o conseguir fazer, dou o braço a torcer e vou novamente para a escola aprender a escrever.
    Aproveito para lhe dizer que, por experiência própria adquirida aquando da construção da minha casa (foto em baixo) que uma casa equivalentemente boa em betão, teria ficado muito, mas mesmo muito, mais barata.
      008 (Small).JPG
  7.  # 8

È evidente que a sua casa de madeira é uma casa topo de gama em madeira, não serve de comparação aqui para nada.
    Pondo a questão ao contrário: faria uma casa topo de gama em betão -do tipo moradia moderna por ex. - com o que gastou nessa casa de madeira?

Já quanto ao LSF a casa do Layman já é , para o bem e para o mal, bem demonstrativa desse sistema construtivo...

Colocado por: raulschone
    Deve estar a fazer alguma confusão. Explique-me onde foi que afirmei que todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão? Se o conseguir fazer, dou o braço a torcer e vou novamente para a escola aprender a escrever.
    Aproveito para lhe dizer que, por experiência própria adquirida aquando da construção da minha casa (foto em baixo) que uma casa equivalentemente boa em betão, teria ficado muito, mas mesmo muito, mais barata.
      008 (Small).JPG
  8.  # 9

Colocado por: carlosj39È evidente que a sua casa de madeira é uma casa topo de gama em madeira, não serve de comparação aqui para nada.

Colocado por: carlosj39Negativo. Se eu quiser vou ali ao Aki compro dois abrigos de madeira com espessura razoável com 20 metros de area cada um, junto-os, peço a um carpinteiro que faça um reforço adicional por dentro e fico com uma casa T1 porreira de madeira e faço a festa toda por menos de 5000 euros.

O Raulschone mostrou uma casa em madeira e o carlos está a falar de uma barraca de madeira.
  9.  # 10

Caro Picareta, como vc. deve ter (presumo) percebido eu não estava a querer comparar a "casa" do Aki com a casa do Raul. Eu estava era a dizer que era possível fazer uma casinha - ou barraquinha se preferir- porreirinha de madeira a baixo custo, contrariamente ao betão: ou quere-me dizer que conseguiria fazer uma casa de betão com 40 mts, por rasca que fosse - por menos de 5000 mil euros?

Colocado por: Picareta

O Raulschone mostrou uma casa em madeira e o carlos está a falar de uma barraca de madeira.
  10.  # 11

Colocado por: carlosj39Pondo a questão ao contrário: faria uma casa topo de gama em betão -do tipo moradia moderna por ex. - com o que gastou nessa casa de madeira?

Então já respondi a esta questão por duas vezes, senão vejamos:

Colocado por: raulschoneEm condições normais umaboacasa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que aequivalentemente boacasa em alvenaria

Colocado por: raulschoneEm condições normais uma boa casa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que a equivalentemente boa casa em alvenaria ao contrário de certos

E como não há 2 sem 3: Se considera a minha topo de gama, então posso fazer, com o mesmo valor uma topo de gama em betão (daquelas modernas como afirma) e decerto que me sobra dinheiro para pagar p.ex. a piscina biológica que me custou cerca de 20 mil o que corresponde a 10% do custo da casa (fora os exteriores, projectos licenciamento, sistema de aquecimento/arrefecimento,ligações às redes e terreno claro). Para que saiba o m2 das casas em madeira com boa qualidade (só existem 2 ou 3 empresas com fabrico próprio em Portugal e o resto são tretas que importam alguns modelos feitos e pensados para outros países) fica na casa dos 1000 (mil) euros + IVA e tudo o que encontra abaixo desse valor, ou é fraco ou falta adicionar p.ex. as instalações eléctricas e sanitárias, painéis solares,etc.
  11.  # 12

Colocado por: carlosj39Eu estava era a dizer que era possível fazer uma casinha - ou barraquinha se preferir- porreirinha de madeira a baixo custo, contrariamente ao betão: ou quere-me dizer que conseguiria fazer uma casa de betão com 40 mts, por rasca que fosse - por menos de 5000 mil euros?

O carlos insiste em comparar uma barraca de madeira com uma casa em betão. A barraca de madeira de 5000€, não tem isolamentos térmicos, instalações eléctricas redes de águas e esgotos, não tem nada, é uma barraca. Quem constrói uma casa em betão, faz com o mínimo de condições de habitabilidade.
    Concordam com este comentário: raulschone
  12.  # 13

Colocado por: PicaretaQuem constrói uma casa em betão, faz com o mínimo de condições de habitabilidade.

Sem querer tirar esta frase do contexto, tenho que discordar de certa maneira, pois também existem umas casas em "betão à pobre" feitas sem o mínimo de condições de habitabilidade e que hoje nunca poderiam ser licenciadas por não cumprirem as exigências ( coloco-as na mesma categoria das barracas de madeira).
  13.  # 14

Não confundam betão com alvenaria, são coisas diferentes.
    Concordam com este comentário: raulschone
  14.  # 15

Picareta, tem toda a razão e ja "corrigi" e assim concordo com a frase pois o carlos quando se referiu a casas em betão estava a misturá-las com alvenaria. Para além de gostar muito de boas casas em madeira gosto muito de boas casas em betão. O que não gosto são casa de alvenaria revestidas no exterior com azulejos de casa de banho, cerâmicas de treta a imitar pedra (muitos tipos de pedra) e também não sou nem nunca fui cliente de tintas ( na quinta onde vivia era cal com ou sem pigmentação). Na minha casa nem os muros foram pintados. Não dou um chavo à Dyrup, Robbialac e suas concorrentes.....
      039 (Small).JPG
  15.  # 16

...só para dizer que afinal o "Raulschone" e o "Picareta" ainda têm de regressar à escola para reaprender a escrever. Os nomes próprios escrevem-se com maiuscula no ínicio! Entendido?

Colocado por: raulschonePicareta, tem toda a razão e ja "corrigi" e assim concordo com a frase pois o carlos quando se referiu a casas em betão estava a misturá-las com alvenaria. Para além de gostar muito de boas casas em madeira gosto muito de boas casas em betão. O que não gosto são casa de alvenaria revestidas no exterior com azulejos de casa de banho, cerâmicas de treta a imitar pedra (muitos tipos de pedra) e também não sou nem nunca fui cliente de tintas ( na quinta onde vivia era cal com ou sem pigmentação). Na minha casa nem os muros foram pintados. Não dou um chavo à Dyrup, Robbialac e suas concorrentes.....
      039 (Small).JPG
  16.  # 17

Tem razão, peço desculpa Carlos esqueci-me do ......j39
    Por mim, pode manter raulschone, pois é suposto evitar as maiúsculas. Entendido?
    Concordam com este comentário: carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  17.  # 18

Colocado por: MonteiroHá uns meses perguntei aos engenheiros porque raio é que o projecto tem fibra óptica se o terreno é no meio do nada. Resposta: É obrigatório. Não sei se é para rir ou para chorar.

OLá! Bem...estou com a mesma pergunta e com mais vontade de chorar do que de rir! fibra optica...num terreno no meio do nada... tal e qual a minha situação. É mesmo obrigatório? Não haverá volta a dar?!
  18.  # 19

Colocado por: Cadinha

OLá! Bem...estou com a mesma pergunta e com mais vontade de chorar do que de rir! fibra optica...num terreno no meio do nada... tal e qual a minha situação. É mesmo obrigatório? Não haverá volta a dar?!

Não. Se for projecto ited não. Se fôr ited 2 então pior ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cadinha
  19.  # 20

se é ited 2 nao sei...sei que é projecto ited. Então não há mesmo volta a dar... obrigado pela resposta!

0.0358 seg. NEW