Colocado por: euMas curiosamente, na terra onde nasci (zona centro) nunca como hoje existiram tantas árvores.
Colocado por: euA explicação é simples: antigamente, os rebanhos comiam as árvores jovens e havia muito mais agricultura. Agora, está tudo cheio de árvores por todo o lado.
Colocado por: euAquilo de vez em quando arde tudo, mas voltam a nascer, cada vez com mais força...
Colocado por: raulschoneQuando afirma "nunca" suponho que esteja a pensar sómente desde que se lembra.
Colocado por: raulschoneRefere-se a que época? A área agrícola na zona centro tem-se mantido sem grande alteração significativa
Colocado por: raulschoneDeve estar a pensar nos eucaliptos pois a maioria das outras espécies não voltam a crescer
Colocado por: euObviamente que não estamos a falar de milénios ;)
Colocado por: euNão na zona onde cresci. A criação de gado tradicional foi praticamente abandonada...
Colocado por: euEstou a referir-me a pinhal. Os pinheiros voltam a crescer a uma velocidade incrível. E sem serem plantados...
Colocado por: euMas não quero generalizar, é uma zona muito específica perto de Tondela.
Colocado por: raulschone
Em condições normais uma boa casa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que a equivalentemente boa casa em alvenaria ao contrário de certos países em que o mercado oferta/procura de casas em madeira é muito superior(principalmente os escandinavos ou norte americanos). Se muitos começarem a querer casas em madeira obviamente que a oferta aumenta, a produção de matéria prima aumenta e consequentemente o preço cai. Imaginemos que em vez de se terem plantado tantas monoculturas de eucaliptos para a produção de papel tivéssemos plantado por exemplo pinheiros, castanheiros e carvalhos aposto que empresas como a Portucel não teria a dimensão que tem e não teríamos que gastar tanto dinheiro no IKEA ;)
Colocado por: carlosj39Negativo. Se eu quiser vou ali ao Aki compro dois abrigos de madeira com espessura razoável com 20 metros de area casa um, junto-os, peço a um carpinteiro que faça um reforço adicional por dentro e fico com uma casa T1 de madeira e faço a festa toda por menos de 5000 euros.
Madeira, ou LSF, todas as casas pré fabricadas...
Colocado por: carlosj39Madeira, garrafas de cerveja ou água empilhadas ou LSF, todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão isto é, e para rimar, à prova de (embate de ) camião, ...
Colocado por: raulschone
Deve estar a fazer alguma confusão. Explique-me onde foi que afirmei que todas as casas pré fabricadas são boas enquanto não forem de betão? Se o conseguir fazer, dou o braço a torcer e vou novamente para a escola aprender a escrever.
Aproveito para lhe dizer que, por experiência própria adquirida aquando da construção da minha casa (foto em baixo) que uma casa equivalentemente boa em betão, teria ficado muito, mas mesmo muito, mais barata.
Colocado por: carlosj39È evidente que a sua casa de madeira é uma casa topo de gama em madeira, não serve de comparação aqui para nada.
Colocado por: carlosj39Negativo. Se eu quiser vou ali ao Aki compro dois abrigos de madeira com espessura razoável com 20 metros de area cada um, junto-os, peço a um carpinteiro que faça um reforço adicional por dentro e fico com uma casa T1 porreira de madeira e faço a festa toda por menos de 5000 euros.
Colocado por: Picareta
O Raulschone mostrou uma casa em madeira e o carlos está a falar de uma barraca de madeira.
Colocado por: carlosj39Pondo a questão ao contrário: faria uma casa topo de gama em betão -do tipo moradia moderna por ex. - com o que gastou nessa casa de madeira?
Colocado por: raulschoneEm condições normais umaboacasa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que aequivalentemente boacasa em alvenaria
Colocado por: raulschoneEm condições normais uma boa casa de madeira em Portugal fica normalmente mais cara que a equivalentemente boa casa em alvenaria ao contrário de certos
Colocado por: carlosj39Eu estava era a dizer que era possível fazer uma casinha - ou barraquinha se preferir- porreirinha de madeira a baixo custo, contrariamente ao betão: ou quere-me dizer que conseguiria fazer uma casa de betão com 40 mts, por rasca que fosse - por menos de 5000 mil euros?
Colocado por: PicaretaQuem constrói uma casa em betão, faz com o mínimo de condições de habitabilidade.
Colocado por: raulschonePicareta, tem toda a razão e ja "corrigi" e assim concordo com a frase pois o carlos quando se referiu a casas em betão estava a misturá-las com alvenaria. Para além de gostar muito de boas casas em madeira gosto muito de boas casas em betão. O que não gosto são casa de alvenaria revestidas no exterior com azulejos de casa de banho, cerâmicas de treta a imitar pedra (muitos tipos de pedra) e também não sou nem nunca fui cliente de tintas ( na quinta onde vivia era cal com ou sem pigmentação). Na minha casa nem os muros foram pintados. Não dou um chavo à Dyrup, Robbialac e suas concorrentes.....
Colocado por: MonteiroHá uns meses perguntei aos engenheiros porque raio é que o projecto tem fibra óptica se o terreno é no meio do nada. Resposta: É obrigatório. Não sei se é para rir ou para chorar.
Colocado por: Cadinha
OLá! Bem...estou com a mesma pergunta e com mais vontade de chorar do que de rir! fibra optica...num terreno no meio do nada... tal e qual a minha situação. É mesmo obrigatório? Não haverá volta a dar?!