Iniciar sessão ou registar-se
    • five5
    • 16 setembro 2012 editado

     # 1

    Olá a todos. Possuo uma moradia que se encontra encostada a outra (a minha foi construída posteriormente), quando a comecei a habitar, desde logo apercebi-me que ruídos vindos da outra moradia eram demasiado audíveis. Consegui com recurso a algumas obras, criar um afastamento entre ambas, ao nível de todo o 1º andar. Esta solução não resolveu o meu problema. Gostaria que alguém me ajudasse a melhor compreender como se propagam/transmitem os ruídos e que me indicassem soluções. Obrigado
  1.  # 2

    Boas,
    A solução assim á primeira vista seria a criação de dupla parede perfilada em gesso cartonado juntamente com um bom isolante acustico nomeadamente cortiça. O problema é que alem da óbvia metragem2 que perderia infelizmente penso que mesmo isto não lhe resolveria o problema a 100% pois os barulhos á partida deverão aparecer através dos pilares estruturais de ambas as casas e não das paredes em si. Se for este o caso, não estou a ver solução :(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: five5
  2.  # 3

    Colocado por: five5Possuo uma moradia que se encontra encostada a outra (a minha foi construída posteriormente

    Temos aqui um membro neste forum que está a fazer o mesmo, só que encostou a estrutura à casa do vizinho, mesmo tendo sido avisado que não o devia fazer. Vai ter problemas acústicos. No seu caso precisamos de saber se fez o mesmo, ou deixou uma junta de dilatação entre as casas?
  3.  # 4

    Olá João Dias, obrigado pela sugestão. Os pilares estruturais são independentes, embora possam estar encostados.
  4.  # 5

    Olá Picareta. Não deixei nenhuma junta de dilatação. A estrutura encontra-se realmente encostada á já existente.
  5.  # 6

    Colocado por: five5embora possam estar encostados.

    Aiiiiiiii.....está fo...o. Os sons de percussão propagam-se através da estrutura das casas, se estão ligadas não há nada a fazer, a não ser que o seu vizinho aplique um pavimento flutuante ou alcatifa em toda a casa. Os sons aéreos poderiam ser resolvidos como disse o João Dias.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 7

    Independentemente de ter separado o 1º andar, irei sempre ter ruídos pois continuo com o r/c ligado? Será essa a lógica?
  7.  # 8

    Colocado por: five5Independentemente de ter separado o 1º andar

    E a laje entre o R/C e o 1º andar?
  8.  # 9

    Os sons mais audíveis, penso que são os graves (portas, gavetas, saltos). Embora tenha teoricamente separado metade da casa, parece-me que não noto grande diferença.
  9.  # 10

    A laje entre r/c e 1º andar, mantém-se encostada. Será suficiente? Já coloco muitas reticências.
  10.  # 11

    Colocado por: five5(portas, gavetas, saltos)

    Sons de percussão, não o quero desanimar, mas tem aí um problema cuja única solução que eu conheço é separar as casas.
  11.  # 12

    O que acham de fazer teste acústico focado neste problema. Será a empresa responsável pelo mesmo de me indicar soluções?
  12.  # 13

    A outra casa é do meu irmão. O r/c dele é basicamente arrumos, que solução recomendam pra que possa analisar com ele?
  13.  # 14

    Colocado por: five5O que acham de fazer teste acústico focado neste problema. Será a empresa responsável pelo mesmo de me indicar soluções?

    É uma solução, mas tem que pedir autorização ao seu vizinho para colocarem umas máquinas dentro de casa, para fazer o ensaio. A solução não será muito diferente da que eu lhe dei, mas vendo o local terão melhores condições para encontrar uma solução.
  14.  # 15

    A outra casa é do meu irmão. O r/c dele é basicamente arrumos, que solução recomendas pra que possa analisar com ele?
  15.  # 16

    Sem o querer desanimar, temo que uma vez que a junta de dilatação não foi assegurada, tem ai um problema para o resto da vida.
    È ridiculo pensar que 20mm de esferovite que custam menos que um bom almoço resolviam o problema mesmo antes dele nascer !!! Enfim, são os profissionais que temos em Portugal...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, two-rok, jorgealves
  16.  # 17

    Colocado por: five5Olá a todos. Possuo uma moradia que se encontra encostada a outra (a minha foi construída posteriormente), quando a comecei a habitar, desde logo apercebi-me que ruídos vindos da outra moradia eram demasiado audíveis. Consegui com recurso a algumas obras, criar um afastamento entre ambas, ao nível de todo o 1º andar. Esta solução não resolveu o meu problema. Gostaria que alguém me ajudasse a melhor compreender como se propagam/transmitem os ruídos e que me indicassem soluções. Obrigado


    Isso tem que ser muito melhor explicado: que ruídos?? fotos??
  17.  # 18

    Colocado por: Paramonteque ruídos??


    Colocado por: five5(portas, gavetas, saltos)
  18.  # 19

    Uma vez que a outra casa é do meu irmão e que no r/c se situa a garagem sem acabamentos, haverá alguém que indique solução para analisar com ele?
  19.  # 20

    Estava a pensar convencê-lo a permitir que eu fizesse no r/c dele nova parede, mais afastada.
 
0.0200 seg. NEW