Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bons dias,
    Adquiri recentemente uma quinta/moradia, e pretendo efectuar algumas remodelações.
    Um dos aspectos é o acesso à casa, através de um portão de entrada na quinta (que não está operacional), e que actualmente se faz a custo, pois a largura / espaço de manobra não é suficiente para uma boa acessibilidade: nalguns casos não é possível curvar o suficiente para entrar de frente, e só de marcha-a-trás.

O caminho de acesso vai ser recuperado, e pretendo aproveitar a oportunidade para alterar o muro de entrada e substituir o portão por um modelo de deslocamento horizontal (de correr), automático, com uma porta adicional para a passagem de pessoas.

Agradecia as vossas sugestões sobre a melhor forma de implementar estas alterações:
    - qual o material aconselhado para o portão? aluminio? - a zona dista ~5km do mar;
    - qual a largura aconselhada para a abertura para passagem de veículos? - máquinas agrícolas à partida irão utilizar outra entrada, que ainda não existe;
    - quão recuado deve estar o portão em relação ao caminho de acesso para permitir uma viragem regular ?
    A ideia é ter duas entradas, uma para carros e outra para máquinas (nada de especial, um tractor ou retroescavadora), mas pode-se pensar numa entrada curva, suficientemente ampla para carros/máquinas, num acesso comum que dê para o terreno e para a casa (que provavelmente teria de ser alterado em relação ao existente);

Seguem as medidas da configuração actual e um par de fotos a ilustrar a situação:
    - largura do terreno: 15m;
    - largura do portão: 3m;
    - largura do caminho de acesso: diminui de 4,5m para 3,70m (nos extremos do terreno, no sentido da via de entrada);
    - distância do portão ao caminho: 3m recuado;

grato pela atenção,
    luisR
    nota: sou um utilizado recente no forum, e tenho seguido com interesse outros temas aqui abordados :)
      16092012126_.jpg
  2.  # 2

foto do caminho de acesso, da estrada até ao portão
      16092012127_.jpg
  3.  # 3

Boas

Melhor coisa que faz por um portão de alumínio de correr, e aumentar os muros da frente, 1,75cm de altura, e reparar o piso todo interior!!!

Construção Civil Porto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisr
  4.  # 4

Colocado por: mfernandoBoas
    Melhor coisa que faz por um portão de alumínio de correr, e aumentar os muros da frente, 1,75cm de altura, e reparar o piso todo interior!!!
    Construção Civil Porto

Obrigado pelas sugestões mfernando,

Se fosse na zona Norte teria todo o gosto em convidá-lo a visitar o sítio, mas estou na costa Alentejana :)
    O piso de acesso à casa terá de ficar para uma outra fase.. ;)

Um portão de correr, como também tenho ideia de aplicar, necessita de um espaço igual à largura do portão para onde "correr" quando aberto, pelo que conviria um muro/parede paralelo ao portão nesse sentido..
    Alguma sugestão para o "desenho", tendo em atenção que é necessário "alargar" a entrada?

luisR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfernando
  5.  # 5

boas,
    tenho pensado mais no assunto, e uma vez que está outro trabalho em curso, relacionado com a acessibilidade às várias peças do terreno, estou a pensar noutra alternativa..

Abaixo uma foto com o caminho que está a ser construido junto ao limite da quinta, onde será colocada uma vedação, e construida uma vala para a passagem enterrada do cabo da energia eléctrica (+águas, +esgotos) - o cabo da PT também chegará à casa enterrado, mas de outra direcção.

Creio que vou aproveitar este caminho e fazer dele a nova e única entrada para a moradia.. :)
      23092012131_.jpg
  6.  # 6

Tenho é de alterar a configuração do portão, e colocar um modelo que corra no sentido do limite do terreno, para não ocupar espaço interior, mas que entre perpendicular ao sentido da via..
    Encontrei dois modelos que cumprem estes requisitos: este em "L" e este redondo.

Qual a vossa opinião? tendo em atenção que não poderá levar guias superiores, para não limitar em altura a entrada de veículos/máquinas..
    luisR
      23092012132_.jpg

0.0124 seg. NEW