Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    tenho uns paineis de 4m2 com um deposito termosifão de 300L já com 3,5 anos. há uns tempos para cá comecei a ter problemas com duas situações.

    de 4 em 4 meses, perdia o fluido do circuito primário e era necessário encher novamente o circuito. o técnico dizia que poderia ser da valvula que estaria frouxa... acho estranho.

    de à 8 meses para cá que a valvula de dreno de pressão do circuito de aqs que drenava agua visto a pressão da zona variar muito. por isso nunca consegui encontrar um equilibrio com a redutora de pressão que tenho no contador. ou ficava com muito pouca pressão em casa e rega ou caia agua do telhado.


    decidi montar andaimes de desmontar as válvulas.


    o problema é que nenhuma delas diz qual é a pressão máxima. faz sentido aumentar o limite das mesmas?. podem ajudar?
  2.  # 2

    Boa noite,

    Qual a localidade da instalação?
    Se for na minha zona de trabalhos poderei fazer uma visita da forma a ajuda-lo a resolver esse problema, se for do seu interesse.

    Cumprimentos
  3.  # 3

    Pela válvula que apresenta o melhor é deitar para o lixo e adquirir um grupo de segurança melhor por ex. da Caleffi, este tipo de válvula não é aconselhável, no grupo de segurança composto por válvula de retenção e de segurança é calibrada para 6 BAR.
  4.  # 4

    Na foto da direita é a valvula de segurança que normalmente os sistemas trazem de fabrico grego e na foto a da direita é o purgador que tirou da parte de cima do deposito este deve manter!
  5.  # 5

    Sou de sesimbra.
    sim, os paineis não gregos - Intrasun (Megasun). pelo que percebi, substituo a da direita e resolvo o problema do pingar por excesso de pressão da rede publica (mantendo obviamente a redutora no contador).

    mas se não fizer nada quanto à do topo do deposito de 4 em 4 meses tenho que pagar ou alugar andaimes para encher o circuito.

    obg
  6.  # 6

    Pode enviar fotos da instalação para o meu mail de forma a poder ajudar melhor, o mail é [email protected]
    Está na nossa zona de trabalhos se estiver interessado pode-mos agendar uma visita a instalação.

    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Agradeço a atenção, mas como já desmanchei tudo vou acabar por comprar as valvulas novas e montar. só tenho andaimes até ao final da semana.

    se me poder ajudar quanto à substitução da valvula do topo do deposito já era bom. :)
  8.  # 8

    Colocado por: jotabomSou de sesimbra.
    sim, os paineis não gregos - Intrasun (Megasun). pelo que percebi, substituo a da direita e resolvo o problema do pingar por excesso de pressão da rede publica (mantendo obviamente a redutora no contador).


    O purgador que tirou pela foto é o da esquerda tem que colocar novamente poderá aliviar ligeiramente para purgar o ar existente no circuito primário (onde leva o liquido) tem duas entradas no topo do deposito numa leva o referido purgador noutra com ajuda de um funil coloca liquido anti congelante que inclusive poderá comprar onde se vende para automoveis a (intrasun usa este esverdeado).
    Depois compra um grupo de segurança tipo Caleffi onde tem valvula de retenção e válvula de segurança incorporada e monta tendo em atenção a seta que indica sempre o sentido do fluxo de entrada.
    Acontece que com esta tipo de válvula que apresenta na imagem quando se enrosca um acessório pelo curto espaço de rosca o acessorio (onde liga o tubo de entrada da água fria para o deposito) vai premir a válvula de retenção existente (se olhar para dentro dessa válvula repara que existe um tipo de mola em plastico) isto faz de retenção acontece que ao pressionar o respectivo acessório está constantemente a abrir portanto agarre nessa válvula e mande para o lixo!

    Qualquer duvida disponha.
  9.  # 9

    Colocado por: jotabommas se não fizer nada quanto à do topo do deposito de 4 em 4 meses tenho que pagar ou alugar andaimes para encher o circuito.


    O problema quanto a este caso é que este purgador só se abre algumas horas apos introduzir o liquido porque o circuito é o mesmo não confunda com a agua existente no deposito são circuitos diferentes. este purgador serve para retirar o ar no circuito apos o enchimento deve voltar a fechar totalmente, o que está acontecer é que este purgador está aberto e quando o sistema (liquido) entra em estratificação ou seja quando atinje temperaturas altas ele sai pelo purgador por ebulição porque também aumenta de pressão e dai perder o liquido anti congelante, por outro lado deve verificar se existe alguma fuga na ligação dos tubos aos painéis.
  10.  # 10

    Ok.

    Ponto 1. trocar a valvula de segurança do circuito da rede por uma tipo Caleffi. vou ver no site onde consigo comprar aqui na zona de sesimbra.
    fica então resolvido o problema de fuga por excesso de pressão da rede da companhia.

    ponto 2. não estou esclarecido quanto a montar novamente o mesmo purgador. vou manter o problema de perca de liquido solar. ou seja de 4 em 4 meses volto a atestar.

    vou tentar montar tudo hoje como dizem, e amanhã ao final do dia já devo ter água quente. vou ver de deteto fugas nas ligações dos painels ao acumulador.
    obg
  11.  # 11

    Colocado por: jotabomPonto 1. trocar a valvula de segurança do circuito da rede por uma tipo Caleffi. vou ver no site onde consigo comprar aqui na zona de sesimbra.
    fica então resolvido o problema de fuga por excesso de pressão da rede da companhia.


    Fica resolvido depende da pressão existente, caso se verifique a descarga da válvula de segurança terá que instalar um vaso de expansão entre o grupo de segurança e a entrada da água fria coloca um tê e deriva para um vaso de expansão, mas o tempo o dirá! primeira questão.

    Esta questão abordada não tem nada a ver com a perca do liquido, outra questão.
    Coloque o purgador e encha com 5 litros de liquido misturado com água no circuito primário no tubo ao lado onde estava esse purgador! Depois feche totalmete esse mesmo purgador!

    Será que entendeu?
  12.  # 12

    Boas,

    já tenho vaso de expansão instalado.
    já comprei a válvula de segurança mas não consegui encontrar da Caleffi foi a que havia. é de 9 bar. amanhã faço a montagem e tiro umas fotos.

    faço o enchimendo e voilá. no dia seguinte já devo ter água quente.
    falei com outro técnico que me disse para procurar fugas dos tubos de ligação dos paineis ao depósito.
    já agora. como é que eles estão ligados entre si? é uma ligação rigida?
  13.  # 13

    haaa assim sim! com 9 bar a valvula nunca na vida abre............ abre 1º o deposito!
  14.  # 14

    Boas ,

    a valvula recomendada pelo fabricante é de 7 bar. como tenho uma redutora de pressão o instalador disse-me que não há problema.
    no entanto estive agora mesmo (já de noite) a montar tudo e a fazer enchimento. deparei-me com várias ligações que ainda tinham mais aperto e um tubo multicamada que no local do cravamento ouvia-se o ar a sair (durante o enchimento).

    no entanto fui para verificar o anodo e não percebi como o tiro. tirei a porca e lá dentro está "o anodo" com um fuso. a porta enrosca ao mesmo tempo no fuso do anodo e no depósito. como é que o consigo tirar fora. arranjo algum tipo de acessório que enrosque no fuso do anodo e faço força para puxar?

    pelo que sei ele deverá estar mergulhado na água, por isso irei despejar novamente metade do depósito. correto?

    qual o preço aproximado de um anodo?

    obg
    JSousa
  15.  # 15

    alguém me ajuda na forma de tirar o anodo? só tenho andaimes até sexta :)
    • eu
    • 19 setembro 2012

     # 16

    Colocado por: Costa53o que está acontecer é que este purgador está aberto e quando o sistema (liquido) entra em estratificação ou seja quando atinje temperaturas altas ele sai pelo purgador por ebulição porque também aumenta de pressão e dai perder o liquido anti congelante

    Isso aconteceu-me
  16.  # 17

    Colocado por: jotabomalguém me ajuda na forma de tirar o anodo? só tenho andaimes até sexta :)


    Está obcecado pelo anodo, o anodo de magnesio é substituivel de dois em dois anos, veja as situações descritas anteriormente e esqueça o anodo por agora, existe uma flange tem que titrar os parafusos e o anodo sai todo, com o painel vazio.
    Não tem outra forma de subir ao telhado do que montar andaimes?
  17.  # 18

    Colocado por: jotabomalguém me ajuda na forma de tirar o anodo? só tenho andaimes até sexta :)


    Então já conseguio resolver o problema uma vez que tinha andaimes até hoje?
  18.  # 19

    NIM :) já tenho água quente...

    no entanto detetei duas fugas no sistema primário. numa delas pinga, noutra corre mesmo um fiozinho de liquido. nunca terá sido detectado porque sempre que fizeram o enchimento o sistema estava vazio. no dia seguinte já com pressão já se poderia via isso. estão naquelas tubagem metálicas onduladas.
    Quanto ao Anodo, não o consegui tirar.
    O instalador vem cá terça feira (prolonguei o aluguer dos andaimes) resolver estas situações. tem que se voltar a vazar o circuito para trocar as tubagens e vazar meio deposito para trocar o anodo.!!!

    enfim! vai-me sair cara a brincadeira


    Fev-2009 Instalação do equipamento Intrasun
    Out-2010 Enchimento circuito primário 90,75€ Intrasun
    Abril-2011 Enchimento circuito primário, colocação de uma ligação que tinha “saltado” 50,00€ Vensol embora tenha sido pedido à Intrasun que cá viesse
    Nov-2011 Enchimento circuito primário 50,00€ Vensol
    Jun-2012 Enchimento circuito primário 50,00€ Vensol
    Set-2012 Enchimento circuito primário Substituição da válvula de segurança 80,00€ Andaimes + glicol Eu
  19.  # 20

    Caro amigo Jotabom, sem duvida que a perca de liquido pelas fugas resultou no sucessivo enchimento do sistema, caso contrário nunca teria acontecido.

    O instalador que lhe fez a montagem é o mesmo que foi fazer os enchimentos do liquido?

    Caso afirmativo ocorreu aqui um erro grave levou-lhe dinheiro pelos enchimentos quando era da sua inteira responsabilidade arranjar esta anomalia das fugas, mau profissionalismo á partida, portanto nunca devemos considerar um mau sistema quando existe um trabalho mal feito.
    É errado dizer que quando colocava o liquido não se via as fugas as fugas são detectadas praticamente de imediato apos o enchimento e purga do sistema.

    Quanto ao anodo na parte lateral esquerda do deposito ao meio existe uma porca desaperta esta porca e puxa a vaia e verifica o anodo caso opte por substituir a mesma ao introduzir convem colocar uma massa lubrificante tem que esvaziar cerca de metade o deposito para realizar esta operação.
 
0.0199 seg. NEW