Iniciar sessão ou registar-se
    • Vani
    • 16 setembro 2012 editado

# 1

ha algum tempo atras fiz um comentario se haveria de amortizar a casa ou nao e agradeco as respostas porque aconselharam-me a nao amortizar porque com o dinheiro que iria amortizar poderia ir ganhando dinheiro. correctissimo! agora estou a conseguir ganhar em juros o que eu pago ao banco! enfim... o meu deposito a prazo é uma maquina de fazer dinheiro. excelente! mas agora tenho outra duvida. tenho outro apartamento ja pago, um t1 perto da praia. sera que devo vende-lo e ficar com dinheiro e fazer ainda mais dinheiro ou devo arrendar? é que a casa com os anos tambem vai desvalorizando e eu fico sempre intranquila arrendando-a a outras pessoas... o que acham? ficar com o apartamento e arrendar ou ficar com o dinheiro e ganhar juros???? Obrigada. vania
    • dato
    • 16 setembro 2012

# 2

esta é a pior altura para vender e os depósitos a prazo tem tendência a descer e como a inflação está, a probabilidade de perder dinheiro é maior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vani
  1.  # 3

Colocado por: Vaniagora estou a conseguir ganhar em juros o que eu pago ao banco! enfim... o meu deposito a prazo é uma maquina de fazer dinheiro. excelente

Os depósitos a prazo uma "máquina de fazer dinheiro"?.
    Não creio, então os juros estão a baixar e o imposto sobre os juros está a subir como é que os depósitos são uma máquina de fazer dinheiro?
    Sempre ouvi esta frase aos mais velhos: Nunca vendas, compra sempre. Dito isto, se não necessita de capital, arrende!
    Mas, cada caso é um caso e, cada um, sabe de si. E Deus sabe de todos. (Com todo o respeito pelos agnósticos e ateus).
    • Vani
    • 17 setembro 2012

# 4

consigo fazer 3200 euros em juros por ano... acho que ja é algum dinheirinho, por isso é que eu digo que é uma maquina de fazer dinheiro...
  2.  # 5

Oh Vani, esse rendimento do seu depósito pode parecer-lhe muito dinheiro, mas se calhar não é bem assim. Vamos fazer umas contas para o ano 2011 porque já temos os dados todos. Supondo que a Vani tinha ao seu dispôr 75000 euros para investir e decidiu fazê-lo num depósito a prazo a uma taxa TANB de 6% (aproveitando as condições especiais para novos clientes e o desespero dos bancos).

Passado um ano recebeu em juros 4500 euros, dos quais pagou 1125 em impostos. Ficou com 3375 euros. Parece realmente bom para uma aplicação sem qualquer risco! Mas a taxa de inflação em Portugal no ano 2011 foi 3,8%. Ou seja, para manter o seu capital inicial com o mesmo valor teria que reforçar o seu depósito em 2012 para 75000+3,8%, ou seja, 77850 euros. A inflação comeu 2850 euros do seu rendimento e o estado 1125, pelo que na realidade ficou apenas com 525 euros para si...

Considere que:
    - as condições muito atractivas que se conseguiram para os depósitos dificilmente se vão repetir nos próximos anos. Neste momento para DP, dificilmente consegue algo acima dos 4 a 4,5% TANB.
    - a inflação "come" grande parte do rendimento das aplicações financeiras sem risco e o Estado trata de ficar com o resto.
    - sem risco não espere valorização do seu capital

Não quero com isto dizer que o imobiliário seja melhor. A Vani é que sabe de quanto dispõe, do risco que está disposta a correr, da necessidade de recorrer a esse capital numa emergência.

Nos últimos 3 anos temos vivido num período que fugiu aquilo a que estávamos habituados, mas as grandes tendências de longo prazo ainda são fortes e o capitalismo não vai morrer amanhã...
  3.  # 6

Colocado por: fiat_unoOh Vani, esse rendimento do seu depósito pode parecer-lhe muito dinheiro, mas se calhar não é bem assim. Vamos fazer umas contas para o ano 2011 porque já temos os dados todos. Supondo que a Vani tinha ao seu dispôr 75000 euros para investir e decidiu fazê-lo num depósito a prazo a uma taxa TANB de 6% (aproveitando as condições especiais para novos clientes e o desespero dos bancos).

Passado um ano recebeu em juros 4500 euros, dos quais pagou 1125 em impostos. Ficou com 3375 euros. Parece realmente bom para uma aplicação sem qualquer risco! Mas a taxa de inflação em Portugal no ano 2011 foi 3,8%. Ou seja, para manter o seu capital inicial com o mesmo valor teria que reforçar o seu depósito em 2012 para 75000+3,8%, ou seja, 77850 euros. A inflação comeu 2850 euros do seu rendimento e o estado 1125, pelo que na realidade ficou apenas com 525 euros para si...

Considere que:
    - as condições muito atractivas que se conseguiram para os depósitos dificilmente se vão repetir nos próximos anos. Neste momento para DP, dificilmente consegue algo acima dos 4 a 4,5% TANB.
    - a inflação "come" grande parte do rendimento das aplicações financeiras sem risco e o Estado trata de ficar com o resto.
    - sem risco não espere valorização do seu capital

Não quero com isto dizer que o imobiliário seja melhor. A Vani é que sabe de quanto dispõe, do risco que está disposta a correr, da necessidade de recorrer a esse capital numa emergência.

Nos últimos 3 anos temos vivido num período que fugiu aquilo a que estávamos habituados, mas as grandes tendências de longo prazo ainda são fortes e o capitalismo não vai morrer amanhã...

E alternativas?
  4.  # 7

Colocado por: A. MadeiraSempre ouvi esta frase aos mais velhos:Nunca vendas, compra sempre.

Mas eles falavam de TERRA, não era de apartamentos.
    Porque a trabalhavam e era essa a medida de riqueza antigamente.

Tinham "caseiros" que trabalhavam, pelo simples direito de lá morar... (não tinham inquilinos :))
    Não tinham IMI e m***** semelhantes.

Outros tempos.
    • dato
    • 17 setembro 2012

# 8

as alternativas têm sempre risco, as q podem dar mais tem mais risco,

podem ser obrigações ou através de fundos de investimento, acções
  5.  # 9

Colocado por: PBarata

Exacto. Terrenos agrícolas são um investimento racional.

- Ao contrário dos apartamentos, não se pode fazer mais terra, logo a oferta está sempre limitada.
    - A população mundial está a aumentar e o aumento da produtividade não acompanha o aumento da população, logo vão ser necessários mais terrenos agrícolas para alimentar essas pessoas.
    - É "o" recurso fundamental para produção de bens transaccionáveis.
    - Tem liquidez (é fácil comprar, vender ou arrendar terrenos agrícolas)
    • Vani
    • 17 setembro 2012

# 10

muito obrigada pessoal!
    eu sou mesmo tótó nestas coisas... :(
    Voces nem imaginam o quao me teem ajudado!
    A serio, é uma ajuda super valiosa.
    muito obrigada mesmo.
    acho que nao vou vender o apartamento. o dinheiro esta desvalorizando... e eu parvinha a pensar que estava a ganhar alguma coisa com isto...
    enfim... os dos bancos ainda devem rir de mim pensando que eu achava espetacular uma taxa de 4,25. :´(
  6.  # 11

Colocado por: PBarata
    Porque a trabalhavam e era essa a medida de riqueza antigamente.

Tinham "caseiros" que trabalhavam, pelo simples direito de lá morar... (não tinham inquilinos :))
    Não tinham IMI e m***** semelhantes.

Eles, os antigos, falavam de tudo. Quem diz Terras, diz casas, ouro, etc, etc. O melhor será sempre repartir o "bolo" por várias opções. Se alguma correr mal há sempre as outras!
    • Vani
    • 17 setembro 2012

# 12

o melhor se calhar é comprar ouro em vez de ter dinheiro no banco...
  7.  # 13

Colocado por: Vanio melhor se calhar é comprar ouro em vez de ter dinheiro no banco...

o ouro é o investimento especulativo por excelência: não produz nada, não serve para quase nada (tirando joalharia e electrónica, em quantidades pequenas) e só tem valor por razões especulativas: o pessoal pensa que amanhã vai valer mais do que hoje. A cotação do ouro está a subir há dez anos, mas antes disso esteve 20 anos seguidos em queda. repare que de 1980 a 2000 perdeu metade (!) do valor

fica aqui um artigo da forbes acerca do ouro:

http://www.forbes.com/sites/stevedenning/2012/05/09/why-warren-buffett-wont-invest-in-gold/
    • Vani
    • 17 setembro 2012

# 14

Agora estou completamente perdida. Tou com dinheiro no banco que me da 3200 euros limpos ao final de 1 ano e tenho um credito a habitacao que ainda me falta pagar cerca de 130 000 euros e tenho um t1 que vale entre 80 000 a 100000 euros, que ja tenho um potencial comprador. Se vendesse e pussesse tudo pra amortizar a outra casa tambem seria uma opcao, mas nao sei mesmo o que fazer...
    • dato
    • 17 setembro 2012

# 15

dependo se o spread for alto, compensa e mt amortizar, agora se for abaixo de 1% é preciso fazer contas
    Concordam com este comentário: ze79
    • Vani
    • 18 setembro 2012

# 16

eu acho que vou pedir esses dados ao banco para saber quanto eu estou a pagar e voces ajudam-me porque eu já vi que voces teem formacao nisto e eu nao. a vossa ajuda é mesmo preciosa. obrigada a todos. vania

0.0196 seg. NEW